Como conseguir um emprego novo? 3 dicas essenciais para 2022

2022 está começando e preparamos 3 dicas que são essenciais para conseguir um emprego novo, se você está desempregado ou em transição de carreira, não deixe de ler este artigo!

 

Você está desempregado ou em transição de carreira e quer descobrir como conseguir um emprego novo em meio a tanta competição? Então se prepare, pois este artigo é para você!

Apesar dos tempos difíceis, as possibilidades para você ir atrás do emprego que você sempre quis existem e nós vamos te ajudar a conquistá-lo!

Aproveite os bons ares do começo de um novo ano, pegue o papel e caneta e anote essas 3 dicas que são essenciais para conseguir um novo emprego!


Como conseguir um emprego em meio ao caos?

Sem dúvidas, estamos em um momento difícil para começar a procurar um novo emprego.

Passamos por muito nos últimos dois anos. Isso inclui períodos de longa permanência em casa, home office, empresas fechando as portas, medo de pegar o vírus da Covid-19, instabilidade econômica e todas as consequências que ela gera.

A verdade é que, devido à crise econômica e política do nosso país, o mercado de trabalho atual enfrenta a maior taxa de desemprego dos últimos 10 anos!

Mas, calma! Pois existe uma boa notícia. 

Mesmo neste contexto, as empresas estão, sim, buscando profissionais qualificados e sempre haverá oportunidade para um bom profissional.

E para que você seja contratado no emprego em que tanto sonha e espera, existem alguns passos que você pode começar a colocar em prática agora mesmo! Descubra quais são eles abaixo.

1. Descubra sua natureza profissional

Aristóteles, filósofo grego, possui uma frase que diz: “onde seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam, lá está a sua direção”.

É exatamente sobre isso que se trata nossa primeira dica.

Estamos falando sobre a importância de entender o que você tem a oferecer para o mercado e quais são as recompensas que isso pode te proporcionar para, então, chegar a uma decisão. 

É esta decisão que irá te ajudar a definir o seu objetivo profissional.

Mas sabemos que chegar até esse entendimento pode ser um caminho longo, então vamos te dar algumas dicas de metodologias e ferramentas que podem te ajudar nessa jornada. Vamos lá?

C.A.R (Contexto, Ação e Resultado)

O C.A.R é um exercício muito eficiente e, por meio dele, você consegue observar suas principais habilidades, motivações e competências para, então, definir seu objetivo profissional.

Comece fazendo uma lista com 10 histórias ou situações da sua vida profissional. Caso você não possua essa quantidade, inclua histórias da sua vida pessoal ou acadêmica.

Cada história deverá conter o C.A.R, ou seja, relate em cada uma delas uma experiência que contemple um problema ou situação em que você realizou uma ação e que obteve um determinado resultado (positivo ou negativo).

Caso você tenha dificuldades para definir, considere um trabalho de orientação vocacional antes de iniciar sua busca sobre como conseguir um emprego novo. 

Afinal, se você não souber para onde está indo, com certeza não irá chegar onde você quer e estará sujeito a qualquer destino.

Análise S.W.O.T

Essa é uma técnica bastante conhecida e, provavelmente, você já ouviu falar dela.

Se trata de uma ferramenta para definição de estratégia utilizada por muitas organizações, mas que você pode fazer em um nível pessoal. 

Ela te ajuda a detectar oportunidades que você não imaginava que existiam e identificar problemas ou circunstâncias que possam ter um impacto negativo na sua estratégia de carreira.

Dentro da Matriz SWOT, você deve listar seus pontos fortes e pontos fracos, as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta em relação a eles. Veja o exemplo: 

Algumas perguntas de apoio para sua análise SWOT: 

  • Quais vantagens ou características você possui e outros profissionais não? 
  • O que as pessoas dizem que você faz melhor do que outras pessoas ou profissionais? 
  • Quais habilidades e experiências você possui e que te torna único/diferenciado?
  • Quais tarefas você costuma evitar porque você não se sente bem fazendo ou tem dificuldade em realizar?
  • Quais são alguns hábitos seus no trabalho que são negativos?
  • O que as pessoas dizem sobre os seus pontos fracos?
  • Olhe para o mercado, existem oportunidades para seus pontos fortes? E dentro da sua organização atual?
  • Quais os obstáculos que você irá enfrentar no curto, médio e longo prazo nessa carreira?

Sales Pitch (Apresentação Pessoal)

Uma outra alternativa eficaz é criar o seu próprio Sales Pitch, ou ainda, fazer a sua apresentação pessoal.

A sua apresentação deve ser de, no máximo, 01 minuto e meio. Aproveite para englobar também um pouco da sua história, experiências e objetivos.

Veja o exemplo:

(Vida Acadêmica): Sou formado em Ciências Econômicas e tenho Mestrado em….. na Universidade XXXX.

(Áreas de Responsabilidade – 4 áreas no máximo): Tenho experiência em Gerência de Projetos e em Recursos Humanos.

(Segmentos – Máximo 4 tipos): Trabalhei na indústria de produtos financeiros, mercado financeiro da indústria farmacêutica.

(Empresas em que trabalhou – Máximo 4): Passei pelas empresas W, X, Y e Z. (Objetivo): Atualmente estou em transição de carreira e meu objetivo é me recolocar na indústria farmacêutica na gerência de produtos.

Capriche! Um minuto e meio é pouco tempo, mas focando nos pontos que realmente importam seu objetivo profissional estará muito mais claro!

Revise seu currículo

Esta dica não é, exatamente, um método, mas uma prática igualmente importante para que você atinja seu objetivo de conseguir um novo emprego.

Seu currículo deve ser coerente com a sua história, suas competências e principalmente de acordo com o seu objetivo.

Saber o que colocar no objetivo do currículo é fundamental para ser notado durante um processo seletivo, pois ajuda os recrutadores a, rapidamente, compreender se o seu objetivo está, de fato, alinhado ou não com a vaga em questão.

E ainda, se você está aberto a diferentes posições e áreas que tenham sinergia, evidencie isso no currículo ou tenha mais de uma versão (não queira se candidatar, ao mesmo tempo, para uma vaga de ator e analista financeiro com o mesmo currículo, ok?).

Já conferiu nossas vagas abertas?


2. Faça um bom mapeamento de mercado e networking

O mapeamento de mercado é uma prática que, quando feita da maneira certa, traz muitos benefícios para a sua empreitada profissional.

Uma boa forma de começar a mapear o mercado é fazer uma lista com as empresas que estão oferecendo o cargo que você procura e listar os profissionais que já ocupam este cargo ou gerenciam a área.

A partir disso, você tem em mãos um conteúdo riquíssimo que pode te colocar em contato com pessoas “chave” e iniciar o bom e velho networking.

Alguns passos que você pode seguir para fazer um bom networking:

  • Ao finalizar as listas, observe se existem pessoas que você já conhece ou se conhece alguém que poderia te ajudar a entrar em contato com elas;
  • Entre em contato com essas pessoas por email, Linkedin ou pessoalmente, mas não seja interesseiro! Busque informações sem compromisso e demonstre interesse genuíno em saber mais sobre o trabalho que ela exerce;
  • Não transfira o problema para o seu contato! Ela pode te ajudar a conseguir um novo emprego, mas lembre-se sempre de que isso não é responsabilidade dela.
  • Sempre agradeça pela ajuda, mesmo que pontual.

Saiba mais sobre o que é networking e como colocá-lo em prática!

3. Domine o processo seletivo

Após a fase de networking e informações, é muito provável que você passe a descobrir novas vagas, fazer novos contatos, novos grupos e oportunidades em sua área de atuação.

Com o tempo, com certeza, você será convidado para entrevistas de emprego e, nesse momento, seu currículo deverá estar preparado e bem elaborado para participar das etapas de cada processo seletivo. 

Por isso, o primeiro passo é saber como fazer um currículo perfeito.

Caprichando no currículo, chegarão as entrevistas e, os processos seletivos podem ter diferentes etapas em formatos e quantidade.

O mais importante durante as entrevistas é saber contar sua história (os métodos que citamos na dica 1 podem cair muito bem aqui!) e mostrar que seus conhecimentos e habilidades encaixam perfeitamente com o que a empresa está procurando.

Evidencie suas qualidades, fale sobre suas responsabilidades e resultados que obteve em experiências anteriores.

Acima de tudo: transmita confiança. Esse é o segredo que irá te levar cada vez mais adiante nas etapas do processo seletivo, te ajudando a conquistar a tão sonhada vaga!

O ano acabou de começar, então por que não aproveitar e começar agora a colocar em prática as dicas que demos aqui para conquistar o seu tão sonhado novo emprego? A hora é agora! Boa sorte!


Quer ver mais dicas sobre emprego? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais:

– Eventos RH no Facebook

– Eventos RH no Linkedin