Dinâmica em grupo: como se destacar na multidão

A dinâmica em grupo é uma fase muito importante do processo seletivo, pois nela são avaliadas habilidades específicas do candidato. Leia o artigo e confira as dicas que preparamos para te ajudar a se destacar dos outros candidatos.

Imagem ilustrativa do artigo Dinamica em Grupo Como se Destacar

 

Entrevistas de emprego são desafiadoras e requerem prática e preparo. E você pode se sentir ainda mais nervoso quando descobre que irá participar de uma dinâmica em grupo.

As dinâmicas em grupo ganharam popularidade na última década, uma vez que ajudam na avaliação de certos tipos de habilidades dos candidatos, como:

  • Liderança; 
  • Trabalho em equipe;
  • Comunicação; 
  • Como o candidato se comporta em situações sob pressão, entre outras.

Para um candidato, encontrar outras pessoas disputando pela mesma vaga em um ambiente competitivo pode ser uma experiência muito desconcertante.

E ter um bom desempenho diante dessa situação pode se tornar difícil à medida que a dinâmica de grupo entra em jogo e outros candidatos tentam mostrar suas capacidades.

Devido à pressão do ambiente, alguns candidatos acabam se fechando e até se isolando – comportamentos opostos ao que o empregador quer ver.

Então, como evitar ser ofuscado em uma dinâmica em grupo e conseguir se sair bem? 

Aqui estão algumas dicas simples, mas que irão te ajudar a conseguir mostrar o seu potencial mesmo diante de tantas pessoas no grupo!

 

1. Passe uma boa impressão

Para começar, é sempre importante causar uma ótima primeira impressão em entrevistas de emprego. 

Algumas atitudes que vão te beneficiar e ajudar a causar uma boa primeira impressão são:

  • Pontualidade:. Chegue pelo menos 10 minutos antes do horário marcado para garantir que não irá perder nenhuma parte da dinâmica. 
  • Vestuário: Esteja bem arrumado e bem vestido, apostando sempre em cores mais sóbrias para não chamar atenção pelos motivos errados.
  • Organização: Se te pediram para levar algum tipo de documentação ou material para fazer a dinâmica, garanta que todos eles estarão bem organizados e que você tem tudo preparado em seu devido lugar. 
  • Simpatia e educação: Sorria sempre e nunca se esqueça da importância de ser educado com todas as pessoas com quem você cruzar – e não apenas com os recrutadores ou “pessoas importantes”.

Chegar cedo te dará mais tempo para acalmar os nervos e avaliar a competição da qual você irá participar.

Cumprimente os outros candidatos quando eles chegarem e se possível interaja com eles. 

Interagir com essas pessoas, e construir um relacionamento cedo, pode ser muito útil.

2. Transmita confiança

Agora que você já teve tempo de passar uma primeira impressão, é preciso manter a calma.

Mesmo que os outros candidatos aparentem ser mais articulados e mais bem preparados, não deixe isso te abater.

Você pode virar o jogo a seu favor mantendo uma atitude positiva. 

Não se compare, confie no seu taco e foque em mostrar o seu potencial nas oportunidades que tiver durante a dinâmica.

Se por algum instante você sentir que sua confiança está abalada, tente pensar na dinâmica como uma experiência leve e divertida, deixando-se levar pelo jogo e sendo você mesmo.

3. Preste atenção na sua linguagem corporal

Dinâmicas em grupo são a situação perfeita para os entrevistadores observarem como os candidatos estão lidando com um ambiente social de alta pressão. 

Por isso, sua linguagem corporal desempenha um papel importante aqui, porque transmite suas emoções para outras pessoas.

Por exemplo, ficar com os braços cruzados pode indicar que você está se sentindo combativo, ameaçado e ou que se recusa a participar.

Permaneça relaxado e procure estar presente, entrar no clima, que seu corpo se posicionará da mesma forma passando a mensagem certa para os avaliadores.

Desta forma, sua linguagem corporal mostrará quase que naturalmente que você está envolvido na conversa, aberto à comunicação e que é amigável com os outros participantes, todos pontos muito positivos para qualquer profissional.

4. Seja gentil com os outros candidatos

A pior coisa que você poderia fazer em uma dinâmica em grupo é se sentir ameaçado pelos outros candidatos e passar a agir de forma passivo-agressiva.

Nesse sentido, sempre que tiver a oportunidade, converse com os outros candidatos.

Aproveite para contar um pouco sobre você e como você está animado com a oportunidade para a vaga em questão.

Não fique desconcertado se eles não forem muito falantes – eles podem estar mais nervosos do que você e podem estar lutando para conseguirem se comunicar bem!

É muito importante que você tenha o cuidado de não desmerecer ou desrespeitar a participação dos demais candidatos. Lembre-se: você não precisa apagar a luz do outro para brilhar!

Já conferiu nossas vagas abertas?

5. Comunique com assertividade

É fato que dinâmicas em grupo são um tanto intimidadoras para pessoas tímidas. Mas tanto nas dinâmicas como na vida profissional você terá esse tipo de desafio, então vale a pena encarar e procurar dar o seu melhor que aos poucos ficará mais fácil. 

Se esse for o seu caso, saiba que é possível superar sua timidez apostando numa boa comunicação.

Então, quando fizer uma pergunta, reserve alguns segundos para pensar no que você vai dizer. Em seguida, procure falar da forma mais clara, devagar e concisa possível.

Não murmure ou diminua seu tom de voz ao dar respostas. Mesmo que todos os participantes estejam competindo por atenção, você não precisa falar e aparecer para mostrar o seu potencial para os avaliadores.

Conquiste a atenção com respostas focadas e comunicadas de forma clara e eficaz, com calma, lembrando que tudo é apenas uma experiência.

6. Ouça as regras com atenção

É aqui que algum nível de introversão também pode ser muito útil!

Afinal, muitas vezes acaba sendo mais valioso ouvir com atenção do que apenas falar. 

Mesmo que você precise se envolver com o grupo, tente evitar falar por cima de outras pessoas, repetir o que outras pessoas disseram e dominar a conversa.

Às vezes, por estar muito nervoso, o candidato fica distraído pensando nas próprias respostas e receios. 

Mas vale a pena ouvir com atenção como a dinâmica será realizada e tentar absorver algumas dicas do que os avaliadores estão buscando com a mesma, isso poderá te ajudar a se posicionar melhor.

7. Seja você mesmo

Pode parecer clichê, mas não é.

Candidatos que tentam demais ser aquilo que não são dificilmente conseguem ir longe em processos seletivos. Por isso, ser você mesmo é sempre a melhor e mais garantida forma de obter sucesso.

Se você é uma pessoa naturalmente introvertida, não se force a ao papel de extrovertido do grupo, mas concentre-se em ser útil de alguma forma dentro do grupo. Encontre seu papel e aproveite dele.

Os recrutadores sabem que as dinâmicas são um momento curto e difícil para muitas pessoas, e estão treinados para enxergar o que buscam para além disso. 

Lembre-se que cada tipo de dinâmica pode ter um objetivo diferente. Pode ser que o objetivo seja encontrar um perfil de liderança, ou então um perfil inteligente e colaborativo.

Então não tente forjar comportamentos que não são seus, pois além de ficar evidente para todos, você estará perdendo a oportunidade de mostrar o seu verdadeiro potencial – que pode ser, aliás, exatamente o que os avaliadores estão buscando para preencher a vaga.

8. Envolva o grupo

Se você é o que chamamos de “líder natural” ou se procura ficar em um papel de liderança durante as dinâmicas – nunca monopolize as atividades.

Para mostrar que essa característica é positiva para os recrutadores, você precisa envolver todos do grupo.

Na maioria das vezes, eles querem ver que você pode trabalhar com outras pessoas e promover um ambiente de trabalho colaborativo.

Notas finais

Embora uma dinâmica em grupo possa ser muito diferente de uma entrevista tradicional, os mesmos princípios básicos devem ser aplicados.

De forma simples, você precisa se preparar com antecedência, chegar cedo, manter a calma, confiar e saber mostrar seu potencial e ser participativo. 

Aplicar essas dicas e conseguir mostrar quem você é e seu papel em grupo pode simplesmente dar a você uma grande vantagem sobre os outros candidatos.

Agora é partir pra dinâmica e arrasar! Boa sorte.


Quer receber mais dicas sobre como se comportar no seu primeiro dia de trabalho? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais!

– Eventos RH no Facebook

– Eventos RH no Linkedin