Como encontrar a vaga certa para você? 8 dicas fundamentais

Saber como encontrar a vaga certa pra você pode te ajudar a alcançar seus objetivos e fazer com que sua vida também seja prazerosa no trabalho, confira a seguir 8 dicas que são fundamentais neste momento.

 

Saber como encontrar a vaga certa para você pode ser uma forma poderosa de obter propósito e prazer tanto no seu trabalho quanto na sua vida de modo geral.

Além disso, trabalhar com o que se gosta também pode te ajudar a alcançar objetivos que são importantes para você, seja ajudar um grupo de pessoas ou uma comunidade, conquistar uma vida confortável ou conseguir colocar em prática habilidades únicas.

A boa notícia é que há muitas maneiras de encontrar uma vaga – e um trabalho – que você goste, e lembrar seus objetivos finais pode ajudar a orientar sua busca.

Neste artigo, explicamos a importância de saber “como encontrar a vaga certa para mim” e vamos dar 8 dicas que irão tornar a sua jornada muito mais simples.

 

Afinal, como encontrar a vaga certa para mim?

Para começar, é importante ter em mente que encontrar o “trabalho certo” é um processo pessoal e intransferível. 

Por isso, conhecer seus próprios objetivos é a melhor maneira de começar, e tomar decisões significativas ao longo do processo pode ajudar a garantir que você combine suas escolhas de carreira com seus objetivos e metas.

1. Faça a si mesmo perguntas importantes

Antes de sair se candidatando para todas as vagas que aparecerem na sua frente, tenha em mente que você precisa refletir, e refletir bastante.

Você pode começar seu processo de reflexão fazendo a si mesmo perguntas essenciais.

E você pode respondê-las mentalmente ou anotar suas respostas em um papel ou bloco de notas do computador ou celular para registrar seus pensamentos.

Considere fazer perguntas que avaliem seus interesses, habilidades e objetivos de vida.

Para te ajudar a começar, aqui estão algumas perguntas que você pode se fazer:

  • Quais são alguns dos meus talentos naturais?
  • Que habilidades quero desenvolver?
  • Que tipo de estilo de vida eu quero ter?
  • Quais são meus objetivos profissionais e pessoais?
  • Onde espero me ver daqui a cinco anos? E dez anos?
  • Prefiro trabalhar de forma independente ou em equipe?
  • O que eu quero aprender?

Coloque a cabeça para funcionar, pois esse primeiro passo é fundamental para o seu processo de descoberta.

2. Identifique seus objetivos e valores

Agora que você já respondeu às perguntas anteriores, comece a pensar cuidadosamente sobre seus próprios objetivos para sua carreira.

Reflita sobre seus valores pessoais e profissionais e use isso para orientar seu processo de tomada de decisão.

Por exemplo, se ajudar o próximo é importante para você, lembre-se desse valor ao pesquisar novas vagas.

Tente usar alguma ferramenta que te ajude na organização para gerar ideias e te dar mais clareza sobre seus pensamentos. Planilhas e mapas mentais podem te ajudar!

3. Faça um “Brainstorming” de carreiras

Depois de pensar sobre seus objetivos e valores de carreira, você pode fazer um brainstorming de tipos de vocações que atendam a ambos.

Ou seja, esse é o momento de deixar suas ideias e desejos aparecerem sem qualquer tipo de restrição!

Pense que o trabalho perfeito para você pode ser aquele que você ainda não descobriu qual é, portanto, pesquise com a mente aberta.

Ferramentas de busca (como o Google), testes de aptidão profissional e sites de anúncios de vagas online podem colocar trabalhos novos e empolgantes na sua frente!

4. Faça conexões e pratique o networking

Você provavelmente sabe o que é networking. E deve saber que ele é uma ferramenta poderosíssima que não apenas te aproxima das pessoas certas como também te ajuda a desenvolver habilidades sociais.

Então, se você tiver alguma ideia de carreira e cargos específicos que te interessam, entre em contato ou se aproxime de pessoas que já estão estabelecidas nestes segmentos.

Apresente-se e faça perguntas específicas que mostrem que você fez uma pesquisa acertada e que realmente valoriza a opinião daquela pessoa. 

Essas relações são uma via de mão dupla que beneficia ambas as partes envolvidas.

Já conferiu nossas vagas abertas?

5. Aproveite os benefícios da tecnologia

Por falar em networking, considere usar redes sociais para expandir sua rede de contatos nos cargos que te interessam – criar um perfil no LinkedIn pode ser um ótimo começo.

Participe de grupos e fóruns online focados nas áreas do seu interesse e, sempre que possível, ative alertas para os termos que envolvam as vagas que te interessam.

Use as publicações online de vagas para obter informações sobre contratação e descobrir mais sobre a empresa.

Aproveite para começar a seguir as empresas do seu interesse e, assim, se manter a par das oportunidades que elas estão oferecendo.

6. Seja flexível

Às vezes, encontrar aquela vaga que você sempre sonhou pode significar ter experiências nunca vividas antes por você.

A vontade de ter novas experiências pode ser uma maneira valiosa de encontrar um trabalho que você realmente goste. 

Então, se você encontrar uma oportunidade que se encaixe em seus objetivos e valores, considere tentar, mesmo que seja algo que você não imaginava fazer.

7. Reflita e avalie

No decorrer da sua busca e de eventuais experiências, nunca deixe de refletir periodicamente sobre o que você descobriu e se seus objetivos mudaram no percurso.

Pensar conscientemente sobre como seus processos de pensamento evoluem pode ajudar você a fazer escolhas que reflitam seus valores mais importantes.

Portanto, avalie frequentemente seu progresso e faça os ajustes necessários!

8. Nunca pare de aprender

Ter comprometimento com seu desenvolvimento profissional e participar de aulas, cursos, palestras e outros eventos é mais uma forma eficaz tanto de fazer novas conexões (lembra do networking?) quanto de aprender novas habilidades.

Nos últimos anos, o número de eventos profissionais online aumentou consideravelmente, e essa pode ser uma ótima oportunidade de participar daqueles que te interessam sem se preocupar com questões como distância, localização e estadia.

Mesmo que você (ainda) não tenha descoberto qual é a vaga certa para você, o mais importante é se manter em movimento, pois é ele quem te irá te ajudar a encontrar!


Quer receber mais dicas dicas sobre como encontrar a vaga certa para você?  Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais!

– Eventos RH no Facebook

– Eventos RH no Linkedin