Dicas LinkedIn: 7 itens que não podem faltar no seu perfil


O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo atualmente.

E quanto maior fica a sua popularidade, mais importante se tornam as dicas para ter um perfil de destaque.

Um dos motivos do sucesso da plataforma se dá pelo fato de que recrutadores de todo o mundo podem encontrar e contatar profissionais para novas oportunidades de trabalho.

Ou seja, o LinkedIn é, também, um facilitador tanto para os recrutadores quanto para os profissionais, uma vez que diminui dificultadores comuns desta conexão nos processos seletivos.

Criar uma conta no LinkedIn é simples e qualquer pessoa pode ter uma.  E para ajudar você a aparecer mais, trazemos aqui 7 itens que são indispensáveis no seu perfil do LinkedIn.

Ao preencher todos eles, você aumentará suas chances de ser notado(a) por um recrutador.   Vamos às dicas!

 

 

 

1. Dicas LinkedIn: capriche no essencial

Assim como no seu currículo físico, incluir o seu objetivo profissional, sua formação e as suas experiências profissionais são um passo indispensável para o seu perfil na rede social.

E, para deixar esses itens ainda mais atrativos, você pode incluir a descrição das suas principais funções em empregos anteriores e atividades que você exerceu durante a sua formação acadêmica.

Opte por descrever as informações usando palavras-chave da sua área e em formato de lista, separando cada uma das funções por ponto e vírgula.

Ao fazer isso, você não apenas estará deixando o seu perfil mais atrativo visualmente, mas também facilitando a leitura das pessoas que o visualizarem.  

Leia também:  Experiência Profissional no currículo: como e o que colocar?


2. Não se esqueça das datas

Incluir as datas de início e de término da sua formação, das experiências profissionais e de cursos que você fez durante a sua trajetória profissional são um ponto que você precisa prestar atenção.

Elas são importantes pois ajudam as pessoas que acessarem o seu perfil a entenderem o quão ativo você está no mercado de trabalho e, no caso dos cursos e certificações, o quão atualizado você se mantém sobre a sua área.

Portanto, lembre-se sempre de incluir este item!

 

3. Informe seu e-mail

A plataforma não obriga você a mostrar seu email.

No entanto, como é por meio dele que recrutadores e possíveis parceiros entrarão em contato com você, vale a pena facilitar o processo, não é mesmo?

Então, você pode incluir o seu email de contato no resumo profissional do seu perfil, tornando o acesso a ele ainda mais fácil.  


4.
Dê destaque a trabalhos voluntários

O LinkedIn valoriza tanto trabalhos voluntários que possui uma seção específica para esse tipo de atividade.

Em “Experiências de Voluntariado” você pode incluir trabalhos, projetos e ações que participou durante a sua vida.

Se você não possui muitas experiências profissionais, os trabalhos voluntários podem agregar valor ao seu perfil, mostrando aos recrutadores que você é proativo(a) e se engaja em causas relevantes.

Mas as experiências voluntárias são benéficas para todos os profissionais! Portanto, não deixe de incluí-las no seu perfil!

 

5. Use o seu idioma de origem

Usar o idioma adequado no seu perfil é a forma mais eficaz de você ser notado(a) pelas pessoas certas.

Pense: se você é brasileiro(a) e está procurando vagas no Brasil, não há motivos para deixar o seu perfil em um idioma diferente.

Muitas pessoas acreditam que incluir informações em outras línguas como inglês ou espanhol é uma forma de se destacar com mais facilidade, mas você só deve fazer isso se o idioma tiver uma relação direta com as oportunidades que você procura.

Caso contrário, você pode incluir as suas proficiências em línguas estrangeiras em uma parte específica do seu perfil, chamada “idiomas”.    

Já conferiu nossas vagas abertas?

 

6. Peça recomendações

As recomendações do LinkedIn são uma forma prática e orgânica de você reforçar as suas competências e comprovar sua credibilidade profissional.

Essas recomendações são depoimentos feitos por colegas, professores e chefes atuais ou passados sobre você enquanto profissional.

De acordo com o próprio LinkedIn, perfis que possuem recomendações têm o triplo de chances de obter visualizações a partir de pesquisas.

E o melhor de tudo é que você pode solicitar as recomendações diretamente pela plataforma.

Então, aproveite para escolher pessoas-chave e que podem comunicar de maneira sincera quais são suas habilidades e o porquê de você ser um(a) bom(a) profissional!

 

7. Saliente cursos chave para sua profissão

Treinamentos são sempre bem-vindos quando o assunto é currículo profissional. Caso tenha cursos relevantes para a sua área, não deixe de mencioná-los.

E não apenas aqueles diretamente relacionados. Por exemplo, cursos com a metodologia Green, Yellow e Black Belt são uma forma de indicar que você pode trazer benefícios em produtividade e lucratividade para a empresa que você trabalhar.

E se ainda não participou de nenhum treinamento, que tal aproveitar a oportunidade para otimizar ainda mais as suas habilidades?  

Leia também: Como colocar Cursos, Formação e Idiomas no Currículo


Notas finais

Você viu ao longo deste artigo que ter um perfil atrativo e que pode ser facilmente encontrado no LinkedIn não é uma tarefa difícil.

A grande vantagem do LinkedIn é ser uma plataforma descomplicada e intuitiva, em que você consegue encontrar rapidamente as lacunas e espaços para você preencher informações relevantes.

Lembre-se: liste suas experiências profissionais e trajetória acadêmica sem se esquecer das datas, deixe seu e-mail à vista, peça recomendações e dê destaque a trabalhos voluntários, sempre utilizando o idioma ideal.

Um bom perfil no LinkedIn pode te aproximar mais ainda das oportunidades que você deseja em sua carreira profissional.