Experiência Profissional no currículo: como e o que colocar?

 Todos os profissionais que estão em busca de um emprego já se perguntaram: o que devo colocar nas experiências profissionais do meu currículo?

Essa é uma dúvida frequente. Afinal, as experiências profissionais são uma das partes mais importantes para os avaliadores.

A boa notícia é que, muitas vezes, o modo como as informações são colocadas importam tanto quanto as experiências profissionais em si.

Portanto, se você está começando a sua jornada no mercado de trabalho, não se preocupe!

Neste artigo, vamos mostrar como e o que colocar nas experiências profissionais para ter um currículo de destaque, possuindo experiência ou não.  

Vamos lá? Boa leitura!

Leia também: Objetivo e Resumo do Currículo: O Que Devo Colocar?


O que é a experiência profissional no currículo?

As experiências profissionais são toda e qualquer vivência que você já teve com um trabalho na prática. 

Assim, quando pensamos no currículo profissional, você deve incluir a sua trajetória em um campo específico, destacando os lugares em que você já trabalhou, quais foram as suas principais funções e o período de cada experiência (data de início e data de término).

E mesmo quem ainda não possui uma experiência profissional formal pode incluir algumas informações nesta parte do currículo, que detalharemos mais adiante.

Continue a leitura para entender como colocar as experiências profissionais no seu currículo.


Uma boa estrutura vale mais do que mil experiências

É isso mesmo que você leu!

Um currículo bem estruturado, mesmo com poucas experiências, pode chamar mais a atenção de um recrutador do que um currículo com uma longa lista de experiências colocadas de forma confusa e pouco objetiva. 

Isso acontece porque os recrutadores precisam encontrar de maneira rápida e direta as informações sobre as suas experiências para entender se elas se encaixam com a vaga que você está se candidatando.

Dessa forma, boas práticas para criar uma seção estruturada das suas experiências profissionais no currículo são: 

  • organizar as experiências profissionais da mais recente para a mais antiga;
  • ponderar se deve citar ou desconsiderar experiências muito curtas e/ou de pouca relevância para vaga em questão;
  • ser claro, direto e objetivo;
  • deixar visível o nome da empresa (podendo até citar o ramo ou porte da empresa para facilitar a compreensão do recrutador), o cargo, descrever as atividades desempenhadas e o período trabalhado. 
  • Caso se aplique, vale destacar realizações e resultados alcançados em cada experiência.

Pode ter certeza: começar a escrever as experiências profissionais do seu currículo se atentando a estes cinco pontos dará a ele um aspecto muito mais organizado e objetivo.

Mas não acaba por aí! Existem outras práticas importantes na hora de incluir as experiências profissionais no currículo e vamos te mostrar quais são e como incluí-las!

Já conferiu nossas vagas abertas?

1. Descreva as funções por tópicos

Descrever as principais atividades que você exerceu em suas experiências profissionais é fundamental para o momento da avaliação do seu currículo.

E é muito importante, também, garantir que cada uma das funções esteja em bullet points, ou seja, estruturada em forma de tópicos.

Isso garante uma aparência mais organizada do seu currículo e também facilita a leitura dos recrutadores.

E lembre-se: inclua apenas as informações mais relevantes para cada experiência. 4 a 6 tópicos é o suficiente.

Exemplo:

Eventos RH – Consultoria de RH | Ribeirão Preto – SP
Cargo: Analista de Recursos Humanos
Período: Set/2016 ~ Jan/2018  

Atividades:

  • Consultoria em projetos de Human Capital (Implantação de RH, Desempenho, Remuneração, etc)
  • Headhunting de nível executivo/média gerência a nível Brasil
  • Counseling profissional e orientações para recolocação profissional
  • Gerenciamento e prospecção dos serviços da empresa Adm.Temporários, R&S, T&D e DHO
  • Treinamentos e Palestras sobre Mercado de Trabalho/Carreiras, Liderança e Gestão de Pessoas


2. Como descrever as atividades

Uma boa dica é começar definindo em um papel rascunho quais as suas responsabilidades diárias, semanais, mensais do seu cargo para cada uma das suas experiências profissionais.

Para citar suas realizações, pode usar o exercício do C.A.R., descrevendo um contexto, uma ação e um resultado. 

Exemplo:

Contexto: Contratação de 400 funcionários para atuar em uma nova fábrica no interior de São Paulo.

Ação: Realizei todo o processo, desde a triagem dos candidatos, entrevistas por competências, aplicação de testes e dinâmicas até o encaminhamento dos finalistas ao cliente.

Resultado: O projeto foi concluído dentro do prazo e atentendo as expectativas do cliente.

E agora, como colocar esta experiência de forma resumida no currículo?

  • Atividades: Responsável por recrutamento e seleção, avaliação de candidatos e aplicação de testes, bem como entrevistas por competências e dinâmicas de grupo, tendo como principais resultados a execução de projetos de contratações de grande volume para os principais clientes da empresa.

Uma dica importante é buscar utilizar palavras chave que tenham conexão com a vaga e incluir informações que podem agregar no entendimento do seu perfil, como o ramo e porte da empresa, se gerenciou pessoas (e qual a quantidade), nível de reporte na estrutura organizacional, entre outras.

Ainda não possuo experiência profissional. O que devo colocar no meu currículo?

Ser novo no mercado de trabalho nunca foi um impedimento para criar um currículo.

Pelo contrário: é possível utilizar o campo das experiências profissionais para dar destaque a diversos pontos que também contam como experiência e são valorizados pelos recrutadores.

Portanto, mesmo que você esteja em busca da sua primeira experiência profissional, não ignore esta etapa! Veja o que você pode incluir no campo de experiências profissionais no currículo:


Informe que está em busca da primeira oportunidade

Utilizar o espaço de experiências profissionais para informar que está em busca de uma primeira oportunidade de emprego é uma ótima prática. 

Junto com esta informação, é válido ressaltar de forma sucinta alguns dos seus conhecimentos e desejos para a área de atuação.

Trabalhos Voluntários

Se você realizou quaisquer tipos de trabalhos voluntários, de cunho social ou não remunerados, é mais do que recomendado inserir essas informações nas suas experiências profissionais. 

Isso demonstra que, mesmo ainda não tendo uma experiência formal, você possui proatividade e ainda se importa com causas relevantes.


Experiências Acadêmicas

Realizou atividades como monitoria, grupos de pesquisa, participação em projetos e eventos acadêmicos durante a graduação? 

Aproveite para incluir todas elas e descrever suas principais funções, responsabilidades e resultados. 


Programas de Estágio

Sem dúvidas, incluir as experiências de estágios realizados durante a graduação são uma ótima oportunidade para quem está em busca do primeiro emprego.

Aqui, as regras são as mesmas para trabalhos de período integral: inclua o nome da empresa, o período em que trabalhou e dê muito destaque para as atividades realizadas.


Certificações e Hobbies

Sim! Você pode aproveitar o campo de experiência profissional do currículo para incluir certificações de cursos extracurriculares que já realizou durante a vida e também de hobbies, atividades e esportes que gosta de praticar.

Claro, sempre levando em consideração se a informação irá agregar valor para o seu currículo.

Essa é uma ótima oportunidade para fazer com que o recrutador te conheça mais a fundo e consiga entender um pouco mais sobre a sua personalidade.

Afinal, ela também diz muito sobre quem você é e se ela se encaixa com os valores e cultura da empresa.

Independentemente de você não possuir experiências profissionais, o importante é que você consiga expor pontos e atividades que já tenha realizado como forma de evidenciar a sua capacidade de realização, competência e proatividade.

Todas as dicas que demos no decorrer deste artigo também valem para você que ainda não possui experiência profissional, ok? Esteja atento à formatação e estrutura do seu currículo!


3. Formate o seu currículo corretamente

Como te contamos no início do artigo, os recrutadores precisam descobrir mais sobre você e sobre as suas experiências de forma fácil e, sobretudo, rápida.

Com isso, você precisa garantir que tanto as experiências profissionais quanto o seu currículo como um todo estejam formatados da forma mais correta possível. 

Um currículo mal formatado por fazer com que um avaliador te descarte prematuramente mesmo que você e as suas experiências profissionais anteriores tenham tudo a ver com a vaga pretendida.

O avaliador tem muitos currículos para analisar no momento da triagem. Se ele não encontrar as principais informações de maneira clara nos primeiros segundos da avaliação do seu currículo, as chances de o seu currículo ser reprovado aumentarão. 

Logo, é muito importante que o documento esteja formatado corretamente. 

Veja algumas dicas de como formatar tanto as experiências profissionais do currículo como ele de modo geral:

  • Use fontes legíveis. Fontes como Arial, Calibri e Georgia são boas para a leitura;
  • Use tamanho 11 ou 12, dependendo da fonte escolhida;
  • Use margens 2,5;
  • Evidencie os títulos, usando negrito e um tamanho maior que o restante do texto. Na maioria das vezes, títulos com tamanho 14 são ideais.

Notas finais

Um recrutador precisa, em média, de 7 segundos para decidir se vai continuar lendo um currículo ou não.

Por isso, as experiências profissionais precisam chamar a atenção instantaneamente e estarem expostas de forma clara e objetiva.

Facilitar a leitura do recrutador é fundamental e estar atento à formatação e estrutura do texto é uma forma de evitar isso.

Se você possui uma trajetória profissional muito extensa, dê destaque para as mais recentes e que mais se encaixam com a vaga pretendida.

Caso você ainda não possua nenhuma experiência profissional, aproveite para dar destaque a atividades voluntárias, experiências e atividades acadêmicas e também aos hobbies!

O mais importante é saber fazer das experiências profissionais do currículo a maior vitrine para quem você é e como pode ser o candidato ideal para a vaga que tanto deseja!


Siga-nos também nas redes sociais para receber mais dicas como essas!