Como ir bem na entrevista de emprego usando as técnicas Sales Speech e C.A.R.

 


Se preparar para uma entrevista de emprego e se sair bem com o entrevistador é algo que ainda assombra muitos candidatos no momento de conseguir a tão almejada vaga.

Nessas horas, saber vender a sua imagem como um bom profissional é um grande trunfo para conquistar os seus objetivos.

Por isso, se deseja saber como ir bem na entrevista de emprego e oferecer para o profissional que está te entrevistando as informações necessárias, você precisa conhecer o Sales Speech e o C.A.R.

Quer saber mais sobre esses dois conceitos, como realizar uma boa entrevista e conseguir a vaga de emprego desejada? Confira as dicas que separamos para você.

Tenha uma excelente leitura. 😉


Como se preparar para a entrevista de emprego

Imagine a seguinte cena: você encontrou a vaga de emprego que você buscava, entregou o seu currículo e foi selecionado para a entrevista. Muitas pessoas comemoram essa oportunidade. 

No entanto, uma grande parcela das pessoas também sente um certo nervosismo por não saber o que esperar.

E agora?

Para que você possa ir bem na entrevista de emprego, os primeiros passos são:

  • Tenha uma boa noite de descanso;
  • Tente controlar o nervosismo;
  • Procure saber as principais informações sobre o histórico da empresa;
  • Tenha autoconfiança na hora de contar a sua história;
  • Treine aquilo que você pretende falar durante o processo seletivo.

Ou seja, se preparar para a sua entrevista é um fator fundamental. E ainda, treinar aquilo que você vai falar para que o profissional consiga ter uma boa percepção sobre você é de extrema importância.

No entanto, quando falamos sobre treinar o que você irá falar, não queremos dizer que você vai decorar cada palavra para criar um discurso artificial e robótico.

Quando falamos sobre isso, estamos nos referindo a técnicas que podem te ajudar a organizar seu discurso para o momento da sua entrevista.

Continue a leitura para saber tudo sobre ela.


Passo a passo de uma entrevista de emprego

Geralmente, o entrevistador costuma dividir a entrevista de emprego em duas etapas: perguntas sobre você e perguntas sobre o seu currículo.

E se você deseja saber como ir bem na entrevista de emprego, durante essas duas etapas, saiba que é preciso oferecer para o recrutador as informações necessárias, sem exagerar demais ou informar menos do que ele precisa saber. 

Então, as duas técnicas para você se sair bem em uma entrevista de emprego são: Sales Speech e C.A.R.

Quer saber o que significa? Te contamos a seguir.

Fale sobre você usando a técnica de Sales Speech

Sales Speech, ou discurso de vendas, é uma técnica bastante utilizada no mundo corporativo.

Você utiliza o sales speech para falar resumidamente sobre você mesmo, de maneira a despertar o interesse do interlocutor. E quando você utiliza corretamente essa técnica, você tem a possibilidade de prender a atenção da pessoa que está te ouvindo.

Geralmente, essa etapa da entrevista costuma durar aproximadamente 1 minuto e meio. Por isso, é o momento de você agir com assertividade e ao mesmo tempo autenticidade

Lembre-se que você está sendo avaliado por quem você é, portanto, quanto mais conseguir alcançar esse objetivo, mais chances terá de conseguir a vaga de emprego. 

Neste momento da sua entrevista, as perguntas mais comuns que um profissional de RH pode te fazer são:

  1. Quem é você?
  2. Quais são as suas origens?
  3. Qual é a sua formação?
  4. Qual é a sua área de atuação?
  5. Quais foram os últimos cargos que você ocupou e experiências que você possui?
  6. Quais são seus interesses e motivações no momento?

Como falamos antes, você precisa organizar as suas ideias de maneira a tornar essa etapa da entrevista mais sucinta e assertiva. 

Lembre-se: é o momento de despertar a atenção do recrutador, mas você também precisa saber quando parar. Informações demais podem levar a sua entrevista para outro caminho e você acaba se perdendo.

Exemplo de Sales Speech:

(Vida Acadêmica): Sou formado em Ciências Econômicas e tenho Mestrado em….. na Universidade XXXX.

(Áreas de Responsabilidade – 4 áreas no máximo): Tenho experiência em Gerência de Projetos e em Recursos Humanos.

(Segmentos – Máximo 4 tipos): Trabalhei na indústria de produtos financeiros (mercado financeiro também na indústria farmacêutica).

(Empresas em que trabalhou – Máximo 4): Passei pelas empresas W, X, Y e Z.

(Objetivo): Atualmente estou em transição de carreira e meu objetivo é me recolocar na indústria farmacêutica na gerência de produtos.

Por isso, aproveite as nossas dicas para treinar o seu discurso de vendas em casa.


Fale sobre a sua trajetória usando a técnica C.A.R.

Logo após a primeira etapa da entrevista – e com a certeza de que você dominou a nossa técnica de sales speech -, o profissional de RH vai perguntar sobre o seu currículo e a sua trajetória profissional.

Nesse ponto, a nossa dica é que você lembre da sigla C.A.R. para ter um discurso bem amarrado. O significado dessa sigla é: Contexto, Ação e Resultado.

Dessa forma, durante a entrevista, o avaliador vai estar atento ao seu discurso com o objetivo de saber se você possui o C.A.R.

Ou seja, não é apenas dizer que você fez algo relevante ou que atingiu determinado resultado. Para o avaliador, o que interessa é COMO você contribuiu para atingir este resultado.

Por isso, para que você vá à sua entrevista de emprego mais preparado para relatar essas histórias, nossa dica é que você treine a maneira como você irá contar.

Ainda está em dúvida como treinar o seu C.A.R.? Fique tranquila(o)!

A seguir, vamos te dar um exemplo de como se sair bem na etapa de contexto, ação e resultado.

Como contar a sua trajetória durante uma entrevista de emprego – EXEMPLO PRÁTICO

Para contar a sua história de trajetória profissional de maneira mais clara, preparamos uma dica para você treinar o seu contexto, ação e resultado. Veja só:

Contexto: Eu sou um vendedor de uma empresa que está em crise e que precisa aumentar o seu faturamento.

Resultado: Consegui alavancar 20% de crescimento nas vendas dentro do meu setor.

Neste ponto, provavelmente o recrutador vai te perguntar como você atingiu esse resultado. E é aí que entra a ação, o ponto crucial da sua história:

Ação: Eu elaborei uma campanha de marketing promocional e toda a equipe a executou durante 3 meses para atingir esses 20% de aumento nas vendas.

Dessa forma, você consegue dar o contexto da sua história, qual foi a ação que você realizou e quais foram os resultados que você atingiu para concretizar os seus objetivos.

Assim, antes das entrevistas, busque fazer uma lista das principais histórias ou situações da sua vida profissional contendo o C.A.R., ou, caso não as tenha, pode ser de sua vida pessoal ou acadêmica.

Com este exercício, além de deixar clara a sua trajetória para o entrevistador, você também vai compreender melhor quais são suas principais habilidades, motivações e competências.


Conclusão

Como você pôde perceber ao longo do texto, é importante você contar a sua história de maneira clara para que o recrutador possa ter uma boa percepção sobre você. 

No entanto, é essencial que você saiba como contá-la. Lembre-se que o avaliador está analisando qual é a sua experiência profissional e ao mesmo tempo se a sua personalidade possui fit com a cultura da empresa contratante.

Portanto, quando você organiza a forma de contar a sua história, certamente vai conseguir expressar para o recrutador aquilo que ele precisa saber sobre você.

Por isso, antes de ir para uma entrevista, faça em casa o exercício de Sales Speech (contar a sua própria história resumidamente) e C.A.R. (principais ações e resultados da sua trajetória). 

Dessa forma, você estará mais preparado para responder às perguntas dos avaliadores e ir bem nas entrevistas de emprego.  


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