7 dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

Você gostaria de ter todas as respostas da entrevista na ponta da língua? Infelizmente isso não é possível, mas não se preocupe, preparamos 7 dicas úteis para te ajudar a se sair bem nas entrevistas de emprego!

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Não seria bom se você tivesse na ponta da língua todas as respostas das perguntas de entrevistas e conseguisse o emprego dos seus sonhos?

Bom, infelizmente isso não é possível, mas você não precisa se preocupar.

Em vez disso, olhe por essa perspectiva: se você fosse o recrutador, que perguntas faria aos candidatos para ter certeza de que iria encontrar o candidato ideal que está genuinamente interessado em trabalhar para a empresa?

Depois de imaginar esse cenário, você estará em uma posição muito melhor para compreender o que um recrutador quer saber com cada pergunta da entrevista que ele fizer.

E para te ajudar ainda mais, fornecemos 7 dicas úteis para se sair bem em uma entrevista e responder a pergunta “por que você é o melhor candidato para esta posição?”.

 

1. Mostre que você abraça desafios

Uma qualidade que todas empresas procuram é que você esteja pronto para abraçar os desafios em vez de abandonar o barco assim que algo fica difícil.

Compartilhe histórias que mostram a sua atitude resiliente, receptiva e determinada para mostrar, através de acontecimentos passados, que você possui essa qualidade.

2. Evidencie que você está em constante desenvolvimento

Da mesma forma que você precisa comunicar que você possui as experiências e habilidades necessárias para o desempenho da posição em disputa, é também importante demonstrar que você cuida do seu desenvolvimento e crescimento profissional.

Na hora de compartilhar sua trajetória, procure mencionar como você se aprimora e aprimora seu trabalho por meio de participação em congressos, eventos e comunidades da sua área.

Se você faz aulas online ou trabalha em projetos paralelos para aprender novas habilidades, diga também!

Ser um profissional antenado e atualizado é sempre percebido como algo extremamente positivo.

3. Transpareça sua empolgação com a oportunidade

Nada mais desanimador do que entrevistar um candidato que parece não querer a oportunidade de verdade, com atitude passiva de “tanto faz”.

Quando o entrevistador compartilhar detalhes sobre os próximos projetos, é importante que você se mostre participativo e animado com a oportunidade, pelas tecnologias ou metodologias que eles estão usando e pelas coisas que estão fazendo.

Você sustenta sua motivação ao perseguir sua paixão no trabalho e, se eles perceberem que você é apaixonado pelo trabalho que fazem, ficarão mais ansiosos para agregá-lo à equipe.

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4. Mostre que está ouvindo atentamente

De pequenos detalhes a informações importantes, o que um recrutador compartilha com você em uma entrevista realmente varia.

Mas, se você absorver os detalhes, fizer mais perguntas sobre eles e usar informações que eles compartilharam nas suas próximas respostas, você mostrará que está ouvindo atentamente, que é engajado e é capaz de assimilar as informações e responder de forma coerente e conectada com o que eles buscam.

5. Fale sobre resolução de problemas e capacidades analíticas

As habilidades e competências exigidas pelas empresas variam de acordo com o desafio que a empresa pretende suprir com a sua ajuda enquanto profissional.

No entanto, a capacidade de analisar situações do dia a dia e resolver problemas e trazer resoluções é muito valorizada em qualquer posição ou nível hierárquico. 

Ter essas habilidades significa que você possui um maior grau de autonomia no desempenho da sua função, além de ter maior potencial de contribuir para a melhoria dos processos e resultados da sua área de atuação.

Mas apenas “falar” que você tem essas habilidades não basta. 

Aliás, o entrevistador é treinado para não levar em consideração apenas o que você afirma sobre você mesmo, e sim investigar na sua trajetória as experiências e acontecimentos que comprovem que você possui as habilidades e competências que ele busca para a vaga.

Sendo assim, compartilhe histórias da sua jornada profissional em que você de fato apresentou esta habilidade de identificar o problema e trazer a solução. 

Indicamos que você sempre use a técnica C.A.R. para contar suas experiências organizadas na lógica de Contexto – Ação – Resultado.

6. Evidencie que você se encaixa na cultura da empresa

Durante o processo seletivo, você terá uma ideia melhor de como é a cultura da empresa e como é o tipo certo de funcionário que trabalha lá.

E como um bom candidato, você também já terá pesquisado tudo o que é possível sobre a empresa antes do momento da entrevista.

Ou seja, eles estão procurando pessoas que valorizam a honestidade? Eles estão esperando contratar alguém que possa ser treinado? Eles adorariam contratar alguém interessado em se comunicar e compartilhar suas habilidades com os colegas? Eles valorizam a diversidade e inclusão?

Sempre que você perceber o que eles estão procurando, certifique-se de falar sobre como suas próprias habilidades e sua mentalidade se alinham com esses valores culturais.

O alinhamento entre o seu perfil e a cultura da empresa, ou fit cultural, é um fator muito importante nos processos de seleção.

7. Seja honesto, sempre!

Por fim, mas não menos importante, nunca exagere ou minta ao responder qualquer pergunta durante uma entrevista. 

Ainda que você tenha uma forte necessidade de conseguir um emprego, o foco nos processos seletivos não é forçar a barra, e sim possibilitar o início de um relacionamento saudável de ganha ganha com a empresa.

Então fuja de atalhos e caminhos turvos. Acredite, a vida profissional é longa e o mundo dá voltas! E o único caminho do sucesso no longo prazo é cultivar relações éticas e positivas.

Mas, atenção, não confunda mentira e exagero com humildade demais. Seja confiante e valorize sim sua trajetória e seu marketing pessoal. 

Por exemplo, se recebeu algum prêmio ou reconhecimento por suas realizações em cargos passados, não hesite em falar sobre eles! Possui números de resultados que seus esforços trouxeram? Fale também!

Contudo, nunca invente uma informação ou altere parte dela para chamar mais atenção. Entende a diferença? Você não conseguirá sustentar sua mentira por muito tempo e pode ser “pego no pulo”, o que te fará perder esta oportunidade – e muitas vezes outras oportunidades que poderiam surgir neste momento.

Notas finais

Embora possa não ser confortável vender seu próprio peixe, conseguir falar bem de si mesmo e evidenciar suas qualidades é a questão-chave de um processo seletivo – e da sua carreira profissional como um todo.

Com essas 7 dicas, você descobriu como se sair bem em uma entrevista de emprego e já pode provar que é o melhor candidato para o trabalho.

Comece aplicando na sua próxima entrevista e você vai ver como a impressão dos recrutadores em relação a você irá recompensar!


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