10 dicas para causar uma boa impressão no primeiro dia de trabalho

Saber como se comportar no seu primeiro dia de trabalho é fundamental. Afinal, sem dúvidas você prefere lembrar dele como um dia memorável – e não como um dia traumático, não é mesmo? Neste artigo, vamos te dar 10 dicas para você guardar na manga e utilizar no seu primeiro dia de trabalho.

 

Saber como se comportar no seu primeiro dia de trabalho é fundamental. Afinal, sem dúvidas você prefere lembrar dele como um dia memorável – e não como um dia traumático, não é mesmo?

Além disso, sabemos o quanto o primeiro dia de trabalho pode ser estressante.

São muitos esforços: conhecer seus novos colegas de trabalho, causar uma boa impressão, se apresentar, configurar seu espaço de trabalho, aprender sobre as regras e a cultura da sua nova empresa, além de muitos outros.

E, ainda, ter um ótimo desempenho nessas tarefas pode ajudar seus dias de trabalho subsequentes a serem mais tranquilos.

Neste artigo, vamos te dar 10 dicas para você guardar na manga e utilizar no seu primeiro dia de trabalho.

 

1. Esteja preparado para se apresentar (mais de uma vez)

Em alguns locais de trabalho, os líderes podem apresentar novos funcionários a grupos ou departamentos inteiros. E é comum que você tenha que se apresentar mais de uma vez para diferentes equipes.

Portanto, esteja preparado!

Aqui vão algumas dicas sobre como lidar com sua apresentação para um grupo de colegas de trabalho:

Comece do começo: Inicie sempre falando seu nome e seu novo cargo na empresa.

Fale claramente: É importante falar de maneira clara para que o grupo possa ouvir sua apresentação. Projete sua voz e garanta que todos da sala conseguirão te ouvir.

Sorria enquanto fala: Isso mostra que você é amigável, gera simpatia e traz um tom positivo para sua apresentação.

Termine com uma afirmação positiva: Dizer “Estou animado para conhecer todo mundo” ou “Mal posso esperar para começar este projeto” pode te ajudar a terminar sua introdução de uma forma positiva!

2. Vista-se adequadamente

É importante que você consiga causar uma boa impressão no seu primeiro dia, mostrando que você está cumprindo o código de vestuário da empresa.

Por isso, é muito importante que você faça uma boa pesquisa antes do seu primeiro dia para entender um pouco mais sobre a cultura da empresa e quais são as “regras” de vestimenta, caso elas existam.

A partir disso, você terá muito mais facilidade na hora de escolher uma roupa, e sem correr o risco de chegar destoando das outras pessoas, seja por vestir algo casual demais ou formal demais.

Use seu primeiro dia de trabalho como um termômetro. A partir dele, você poderá equilibrar ainda mais seu modo de se vestir para continuar adequado ao padrão da empresa.

3. Aceite almoçar com seus novos colegas

Exemplo: “Sim, eu adoraria almoçar com você. A que horas você vai?”

Durante o primeiro dia, você pode se sentir no dever de ficar no escritório para não perder nada, mas se um novo colega de trabalho te convidar para almoçar, aceite.

Essa é uma ótima maneira de criar uma primeira impressão positiva, pois mostra que você está motivado a interagir com seus novos colegas de trabalho.

Se a hora do convite para o almoço entrar em conflito com uma reunião ou outra tarefa urgente, recuse gentilmente o convite e pergunte se eles estão disponíveis para almoçar no dia seguinte para mostrar que você está interessado em conhecê-los.

4. Mostre-se disponível

Exemplo: “Eu posso terminar esta papelada mais tarde. Como posso te ajudar?”

O primeiro dia de um novo trabalho pode incluir tarefas como papelada de contratação que podem ser difíceis de pausar. 

Mas, se um chefe ou colega de trabalho te pedir um favor ou marcar uma reunião, é aconselhável que você deixe tarefas para mais tarde.

Estabelecer as pessoas como prioridade sobre outras tarefas pode ajudar a construir relacionamentos profissionais saudáveis com seus novos colegas.

Já conferiu nossas vagas abertas?

5. Não tenha medo de fazer perguntas

Seus primeiros dias no novo emprego são o momento de se familiarizar com os fluxos de trabalho e as políticas da nova empresa.

Além disso, os novos funcionários têm muito a aprender, e fazer perguntas agora ajudará você a evitar erros no futuro.

Por exemplo, você pode precisar perguntar quais tarefas você deve priorizar ou com que frequência seu chefe ou gestor preferem receber atualizações. 

Lembre-se: ser curioso também mostra que você quer se sair bem em sua nova posição. As perguntas são suas melhores amigas durante o primeiro dia de trabalho. Não tenha medo de fazê-las!

6. Ouça e observe

Na maioria das empresas, é importante aprender com os colegas de trabalho certos.

Dessa forma, você deve ouvir as conversas das pessoas com atenção e observar o comportamento delas.

Essa é uma forma eficaz de se concentrar em aprender com as pessoas mais experientes e fazer amizade com as pessoas que mais podem te ajudar. 

Assim, você também pode obter conselhos úteis sobre como ter sucesso em seu novo emprego.

7. Relaxe

A maioria dos líderes irão entender caso você cometa alguns pequenos erros no seu primeiro dia de trabalho.

A vontade de causar uma boa impressão pode ser desafiadora, mas você deve se lembrar de se concentrar em aprender a fazer um ótimo trabalho.

Se você começar a se sentir nervoso ou estressado, respire lenta e profundamente e concentre-se em estar presente. 

Imagine uma cena calma e tranquilizadora, como uma bela praia. Se você cometer um erro, é só lembrar de que terá a chance de fazer melhor amanhã.

8. Seja você mesmo

Não ter medo de ser você mesmo é a forma mais garantida de ser feliz no seu trabalho, principalmente quando falamos sobre o primeiro dia.

É completamente possível mostrar sua personalidade e, ainda assim, manter uma boa postura profissional.

Portanto, tente se mostrar interessado em conhecer seus colegas fazendo perguntas sobre eles e pense em alguns fatos que você pode compartilhar sobre si mesmo quando tiver a oportunidade.

Aqui estão alguns tópicos que permitem que você mostre aos colegas de trabalho sua personalidade no primeiro dia de trabalho:

Animais de estimação: Falar sobre seus “pets” é uma ótima maneira de encontrar interesses em comum com outros colegas de trabalho.

Hobbies: Você não precisa apresentar uma lista imensa com seus hobbies, mas compartilhar que você gosta de fazer caminhadas ou falar qual é sua série favorita pode te ajudar a fazer amizade com seus colegas de trabalho.

Cidade natal: Se você se mudou por conta do seu novo emprego ou viveu em outra cidade por toda sua vida, isso pode ser algo interessante para compartilhar com novos colegas.

9. Mostre seus conhecimentos

Exemplo: “Oi, Paulo! Gostei de seu último relatório. Os dados que você apresentou são super importantes. Como posso ajudar a melhorar nossas métricas?”

Chegar preparado e com informações sobre sua nova empresa pode te ajudar a fazer perguntas embasadas em seu primeiro dia de trabalho.

Isto pode mostrar aos seus colegas que você tem um interesse genuíno em sua nova posição. Também pode te ajudar a fazer as primeiras impressões positivas.

10. Dê tchau ao ir embora

Quando estiver pronto para sair, agradeça ao seu líder pela recepção e diga que você gostou do seu primeiro dia.

E ainda, se sentir que há abertura, você pode conversar com eles sobre os pontos mais marcantes do seu dia e como planeja lidar com as demandas futuras. 

Lembre-se sempre de se despedir e diga que está ansioso para encontrar todos novamente no dia seguinte!


Quer receber mais dicas sobre como se comportar no seu primeiro dia de trabalho? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais!

– Eventos RH no Facebook

– Eventos RH no Linkedin