Objetivo e Resumo no currículo: o que devo colocar?


Como sempre dizemos aqui, um bom currículo não vai garantir a sua contratação, mas um currículo mal elaborado pode te impedir de conquistar uma vaga.

E o que colocar em cada parte do currículo geralmente é motivo de muita dúvida para quem está se preparando para os processos seletivos. 

Mas com as informações corretas, você saberá utilizar as seções do seu currículo da forma adequada para se destacar no processo de triagem dos recrutadores.

Por isso, nós vamos começar com as dicas sobre quais informações colocar no objetivo e no resumo do seu currículo neste artigo.

Boa leitura!


Objetivo no currículo

O Objetivo profissional é o primeiro campo que o recrutador irá analisar em seu currículo. 

Ele vai tentar entender se o que você está buscando está alinhado com o que a vaga está oferecendo por meio do que você escrever nesta seção. 

Então, nunca deixe a parte de objetivos fora do seu currículo, isso dificulta a análise do recrutador.

E mais: se você tem interesse em cargos ou áreas diferentes, que não tenham muita sinergia, a opção mais indicada é fazer mais de um currículo com o objetivo direcionado para cada uma delas.

Ou, então, atualizar esse campo (além de outros campos) a cada nova candidatura de acordo com a vaga.

Agora vamos falar sobre como você pode preencher a parte de “objetivo” em dois tipos de currículo: padrão e para vaga específica.

O que colocar no objetivo do currículo padrão?

Existem algumas dicas para preencher o objetivo no currículo que funcionam para qualquer vaga, ou seja, aquelas que você vai usar de modo geral, sem fazer adaptações específicas para as vagas.

Nesta seção, é importante mencionar quais são as áreas ou os cargos específicos nos quais você tem interesse em atuar ou para os quais você está mais preparado e possui as melhores qualificações.

Tudo isso deve ser escrito de forma objetiva e resumida. Não perca tempo, nem tente enrolar, vá direto ao ponto.

Exemplo: Gerente Comercial.

Você também pode se sentir livre para destacar mais de um cargo ou mais de uma área de interesse, desde que seja qualificado para atuar neles e que não sejam muito desiguais.

Exemplo: Gerente Comercial / Gerente de Filial.

Ao escrever o objetivo no currículo, tente desviar de descrições ou designações que são genéricas ou podem conter mais de um sentido. 

O seu foco deve ser a comunicação daquilo que você pretende fazer, daquilo com o que você pretende trabalhar e daquilo que você está apto a desempenhar profissionalmente.

Se você estiver em início de carreira ou não for possível ser muito específico por razões diversas, você pode mencionar a sua área de interesse em forma de frase, como por exemplo:

Exemplo: Coordenar atividades relacionadas com vendas e/ou representações comerciais.

Uma boa dica é utilizar as terminologias que são mais frequentes para a área ou o cargo ao qual você está se candidatando. As palavras que você utilizar devem ser facilmente identificadas e absorvidas pelo mercado.

Por fim, o objetivo no currículo deve ocupar apenas uma linha. 

Agora, se você está desenvolvendo um currículo para uma vaga específica, existem outras dicas que você deve levar em consideração e vamos apresentar a seguir. Continue a leitura!

Já conferiu nossas vagas abertas?

O que colocar no objetivo do currículo para vaga específica?

Sempre que você for escrever a seção objetivo no currículo que está preparando para uma vaga específica, procure colocar precisamente o título que foi apresentado no anúncio ou destacado pelo empregador.

Caso você vá incluir mais de um cargo em seu objetivo, procure não colocar títulos com muita desigualdade de cargos ou níveis. 

É danoso, por exemplo, incluir os títulos de “supervisor” e “gerente” no mesmo objetivo do currículo, escolha aquele que melhor define o que você está buscando.

Isso é ainda mais importante no caso de vagas que são bastante específicas.

Como dissemos no início, o Resumo e Objetivo no currículo são campos muito importantes porque são os primeiros que o recrutador lê.

Então, siga as dicas que acabamos de dar e garanta que essas informações apareçam de forma clara e objetiva, para que o recrutador perceba rapidamente que você está alinhado com o perfil da vaga.

Vamos, agora, entender um pouco mais sobre o que colocar no resumo do seu currículo.

Resumo do currículo

Apresentar o resumo no currículo não é uma obrigação, mas é extremamente recomendável e pode fazer uma grande diferença. 

Neste campo, você deve incluir um resumo das suas qualificações, principalmente se você já tem muita experiência, de suas principais habilidades, experiências e conhecimentos dentro da área.

Da mesma forma que o objetivo, aqui você também deverá ser bastante objetivo para facilitar a leitura dinâmica do selecionador. 

Você deve incluir suas principais experiências de trabalho, sua formação acadêmica e qualificações relevantes. Mas sempre mantenha o foco nas informações mais relevantes para a sua área ou para a vaga específica para a qual está se candidatando.

Se você está entrando agora no mercado de trabalho, você pode apresentar as habilidades e qualificações que você desenvolveu ao longo de sua vida e que podem ser um diferencial para a vaga, por exemplo no âmbito das relações pessoais ou no uso de certos programas e softwares.

Ao escrever o resumo no currículo, faça questão de indicar suas competências de maneira mensurável, ou seja, de uma forma na qual o recrutador possa entender exatamente o seu nível de conhecimento ou que você possa comprovar o que está dizendo.

É válido, por exemplo, trazer exemplos de resultados que você atingiu, citar o nome da empresa na qual já trabalhou se ela for reconhecida, colocar os nomes dos programas e softwares que sabe utilizar, incluir a posição hierárquica de seus cargos antigos e mais informações do tipo.

O resumo no currículo também é o campo para incluir outras das suas competências, como o seu domínio sobre outros idiomas e as habilidades e conhecimentos que você pode ter desenvolvido durante experiências fora do país.

Para o resumo, o mais importante é focar nos seus pontos fortes, experiências e habilidades que você domina que tenham relação direta com os cargos ou com a área para a qual você está se candidatando.

Seu resumo deve ser escrito em frases curtas, de maneira concisa e indicados por tópicos!

Exemplo de RESUMO no currículo:

– Experiência generalista de 12 anos em Recursos Humanos, sendo responsável pela implantação e elaboração de políticas para todos os subsistemas de RH, sendo eles: Cargos e Salários, suporte Jurídico/Trabalhista, Atração e Aquisição de Talentos, Gestão de Desempenho e Sucessão, Work Force Planning e Treinamento e Desenvolvimento corporativo.

– Capacidade para atrair, identificar, recrutar e desenvolver talentos a nível nacional e internacional, em diferentes níveis hierárquicos.

– Atuação em multinacionais e nacionais de grande porte, no Brasil e América do Sul no ramo de Tecnologia, Indústria e Consultoria. Habilidade para estruturar áreas, definir e alinhar cargos e movimentações de pessoal, alinhando pessoas e organogramas com a estratégia de negócio.

– Vivência profissional nos Estados Unidos, Ásia e países na América do Sul. Fluente em inglês, espanhol de compreensão em nível intermediário e conversação básica (cursando).

Notas finais

Os campos de Objetivo e Resumo no currículo são suas chances de se destacar e chamar a atenção do recrutador logo de cara.

O objetivo deve incluir os cargos ou as áreas que você tem interesse e está mais qualificado para atuar, sempre utilizando a linguagem da própria área e escrevendo de maneira resumida.

Já o resumo é o espaço para você apresentar suas competências, habilidades e conhecimentos em forma de tópicos, sempre alinhados com a descrição da vaga.

Pronto, com essas dicas, você está pronto para levar seu currículo para o próximo nível e terá mais chances de ser contratado! >>  Enviei meu currículo, e agora?

Boa sorte!


Siga-nos também nas redes sociais para receber mais dicas como essas!