O que é networking? 5 dicas que vão fazer você começar agora


Quando o assunto é mercado de trabalho, ter uma sólida e bem desenvolvida rede de relacionamentos – fazer o bom e velho network – faz toda a diferença.

Isso acontece porque, na maioria das vezes, as melhores oportunidades são reservadas para pessoas que fazem parte de um mesmo círculo de contatos.

Ou seja, as pessoas priorizam dar as melhores oportunidades para quem elas já conhecem e confiam, pois sabem que poderão trazer um retorno mais efetivo ao projeto, trabalho ou negócio em questão.

Mas você sabe o que é network e por que ele é importante para a sua carreira profissional?

Ao longo deste artigo vamos te contar tudo sobre o assunto e te dar 5 dicas sobre como aplicar a prática do network no seu dia a dia.  

 

Afinal, o que é o networking?

Networking, de forma simples, é uma prática que envolve se aproximar, fazer contato e gerar conexões reais com outras pessoas da sua área de trabalho.

Mais especificamente, o networking é usado para formar relações comerciais e para identificar, criar, ou até mesmo avançar com oportunidades de negócios.

Em outras palavras, quando falamos de networking, estamos falando do seu capital social, ou ainda, a sua “rede social”.

E não, não estamos falando de adicionar pessoas no Facebook ou no Instagram. Estamos falando das pessoas que você conhece, das relações que você forma, e das ações que você faz com e para cada uma dessas pessoas.

 

Por que networking é importante?

Não há como negar o poder que uma forte rede profissional pode ter sobre o sucesso de sua carreira.

O networking te ajuda a desenvolver e melhorar seu conjunto de habilidades e a ficar no topo das últimas tendências da sua área de trabalho e de interesse.

E ainda, ele também te auxilia a avançar em sua carreira e te dá acesso a mais oportunidades de emprego. Afinal, sabemos que expandir nossos contatos pode abrir portas para novas oportunidades de negócios, de progressão na carreira e de crescimento pessoal. 

Ao se colocar continuamente em contato com o mundo e conhecer novas pessoas, você está se colocando fora da sua zona de conforto, construindo habilidades sociais inestimáveis e criando autoconfiança, fatores que podem te levar a qualquer lugar.

Agora, vamos te dar 5 dicas para você colocar em prática e começar a criar relações valiosas para a sua vida profissional.


1.
Amplie sua rede de relacionamentos o máximo que você puder

Ampliar a rede de relacionamentos e contatos não precisa ser algo difícil ou complexo.

Você pode começar participando de cursos, oferecendo seus conhecimentos em forma de consultoria, criando um grupo no whatsapp, entre muitas outras.

Em resumo, tudo é válido quando o assunto é criar novas conexões.

Tenha em mente que você vive em um mundo com 7 bilhões de pessoas e que, de um jeito ou de outro, todas elas estão conectadas entre si.

Assim, quanto mais a sua rede de relacionamentos estiver interligada com o mundo, melhor serão as suas chances de sobrevivência nele.

 

2. Permaneça em contato com as suas conexões

Tenha certeza de que sem uma boa rede de contatos nós não somos ninguém.

E apesar de sabermos que pode ser difícil conseguir manter o papo em dia com todo mundo que conhecemos, esse é um esforço que temos que fazer e que, sem dúvidas, vale a pena.

Dessa forma, procure permanecer em contato constante com suas principais conexões, por mais breve que esse contato seja.

Ao fazer isso, você saberá que sempre terá uma rede disposta a te ajudar quando você precisar. 

Mas lembre-se: pedir ajuda não tem nada a ver com transferir a responsabilidade para outra pessoa, tem a ver com criar pontes saudáveis que podem te ajudar a resolver o seu problema de uma forma mais fácil.

Por falar nisso, você sabia que networking está diretamente relacionado com mapeamento de mercado? É sobre isso que vamos falar na próxima dica.

 

Já conferiu nossas vagas abertas?

3. Networking te ajuda a mapear o mercado

Fazer o chamado mapeamento de mercado é muito importante para pessoas que estão procurando emprego ou pensando em mudar de área.

Como não poderia ser diferente, o networking está diretamente ligado a esse processo, pois quanto mais você cultivar bons relacionamentos com pessoas alinhadas à sua profissão ou área de interesse, maiores as suas chances de aparecer para o mercado.

Em resumo, um bom mapeamento de mercado envolve incluir no seu dia-a-dia atividades que te ajudam a ampliar a sua rede de contatos, e algumas delas nós já falamos por aqui.

É importante, durante um mapeamento de mercado, encarar o networking mais como uma troca fluida e natural com pessoas da sua área e menos como uma obrigação.

Quer saber mais sobre como fazer um bom mapeamento de mercado? Leia nosso artigo completo Mapeamento de mercado: o que é e como fazer?

 

4. Olhe para as pessoas certas

Sua rede de contatos deve incluir qualquer pessoa que possa te ajudar a crescer profissionalmente.

Isso pode incluir colegas de trabalho passados e presentes, chefes, amigos com interesses similares, colegas de associações empresariais, ex-colegas de faculdade ou pessoas que você conheceu pela internet. 

Contacte as pessoas que podem te fornecer a ajuda específica que você precisa. 

Além disso, se você estiver interessado em trabalhar em uma área diferente, conecte-se com amigos ou familiares que trabalham nessa indústria.

Afinal, você nunca sabe quem poderá te ajudar mais tarde, então certifique-se de se conectar com pessoas que trabalham em segmentos, indústrias e cargos variados.

 

5. A tecnologia é sua amiga. Use ela a seu favor

Especialmente no mundo de hoje, pode ser difícil fazer networking pessoalmente, mas a tecnologia tornou esse processo muito mais fácil.

A Internet é um recurso valioso para criar, cultivar e se comunicar com seus contatos.

Sites como LinkedIn podem te ajudar a entrar em contato com empresas específicas, com ex-colegas de faculdade ou pesquisar pessoas e oportunidades de uma determinada área geográfica.

Enviar um pedido de amizade com uma breve mensagem é uma boa forma de fazer seu futuro contato online se lembrar de você. 

Mas, mais do que isso, uma boa forma de aproveitar esta ferramenta é buscar fazer conexão com pessoas que estão trilhando carreiras parecidas com as que você gostaria de trilhar. 

Você pode se conectar com essa pessoa e enviar uma mensagem dizendo que admira muito a trajetória dela e que gostaria de poder saber mais sobre como ela chegou até ali numa conversa por vídeo, ou até presencialmente tomando um cafézinho.

Nem todo mundo irá aceitar seu convite, mas os que aceitarem certamente valerão a pena. Conhecer novas pessoas significa abrir a sua mente e também novas pontes de oportunidades futuras. 

No momento da conversa, mesmo que você precise de algo específico, não transfira seu problema. Use este momento para obter informações que possam ser úteis para resolver o seu problema. Ou até mesmo novos contatos que podem te ajudar. 

Nada de sair entregando currículo ou pedindo trocas comerciais inoportunas, okay?


6.
Dica bônus (e a mais importante)

O mais importante a se entender sobre o networking é que você precisa desenvolver e cultivar boas relações sempre. Seja na vida pessoal ou profissional.

Ser uma pessoa ética e que agrega valor na vida das pessoas sempre que possível é um tipo de comportamento que certamente trará as suas recompensas no curto, médio e longo prazo.

Esteja aberto a se relacionar e ajudar outras pessoas. Esteja aberto também a receber ajuda. Essa troca é valiosa e todos nós precisamos dela.

Desta forma, a prática do networking não deve ser algo robótico e muito menos falso e interesseiro. É simplesmente um lembrete importante de que, mesmo na correria do dia a dia, você não pode descuidar da sua rede de contatos.

Cultive-as agregando valor e estando presente sempre, não somente quando precisa de ajuda. E a amplie saindo da sua zona de conforto e se envolvendo em diferentes espaços que discutam questões da sua área de trabalho (e até mesmo fora dela).

A vida é longa e o mundo dá voltas, mas uma coisa é certa: ter uma boa rede de relacionamentos pessoais e profissionais faz toda a diferença.

 

———-

Quer ver mais dicas sobre mercado de trabalho e carreira como esta? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais:

– Eventos RH no Facebook
– Eventos RH no Linkedin