Saiba como fazer um bom mapeamento de mercado e encontrar oportunidades “escondidas”

Você sabia que o mapeamento de mercado é fundamental para quem está procurando emprego ou pensando em encontrar uma nova oportunidade?

Veja esse dado: atualmente, apenas 20% das vagas de trabalho são anunciadas no mercado. Pouco, não é mesmo?

Isso acontece porque a grande maioria das vagas são divulgadas por meio do bom e velho boca a boca e de fóruns específicos.

E é por isso que fazer um bom mapeamento de mercado é tão importante: ele te ajuda a entrar em contato com todas as possibilidades do cenário profissional em que você está inserido, e não apenas com uma pequena parcela dele (como, por exemplo, os 20% das vagas).

Por isso, vamos te contar com mais detalhes sobre o que é e como fazer um bom mapeamento de mercado para você ampliar as suas oportunidades no mercado de trabalho.

 


O que é mapeamento de mercado?

Como você já pôde entender, o mapeamento de mercado é uma prática que você pode ter para compreender e encontrar as melhores oportunidades existentes para a sua área de interesse.

Ele envolve tanto a busca por oportunidades em canais tradicionais de anúncios de vagas, (os chamados “job boards”) quanto práticas que irão te ajudar a ampliar seu networking, como participar de eventos e debates da sua área e até mesmo realizar trabalhos voluntários.

A seguir, veja quais são as formas mais eficazes para você começar o seu mapeamento!


Como fazer um bom mapeamento de mercado?

A melhor forma de começar um mapeamento de mercado é entrando de cabeça e explorando as diferentes possibilidades de pesquisar e encontrar oportunidades.

Com isso, você vai ser capaz de ter uma visão macro do mercado, entender melhor o seu lugar enquanto profissional e ganhar mais confiança para ir atrás do que realmente faz sentido para você e para sua carreira.

A seguir, você vai entender como pesquisar os 20% das vagas que citamos no começo deste artigo, mas também vai descobrir quais são os caminhos que irão te ajudar a encontrar os 80% das vagas restantes que, a princípio, não são tão fáceis de ser encontradas.

 

1. Comece monitorando plataformas e sites de anúncios

Quando se trata de mapeamento de mercado, é sempre indicado fazer o básico bem feito, o famoso “arroz com feijão”.

Assim, comece fazendo um bom monitoramento das plataformas mais conhecidas de anúncios de vagas, como nos sites de agências de emprego, de vagas, de empresas de recrutamento e seleção, como a Eventos RH, nos sites das próprias empresas e, claro, no próprio LinkedIn.

As plataformas de anúncios de vagas mais conhecidas e utilizadas, além do LinkedIn, são:

  • Catho;
  • Vagas.com;
  • Gupy;
  • Indeed;
  • Trampos.co;
  • Facebook;
  • entre outras.

Com todos esses veículos em mente, comece o monitoramento para entender quais são as vagas anunciadas publicamente e, assim, copie as oportunidades que você mais se interessou em uma planilha no Excel ou transcreva-as numa folha de papel.

Assim, além de você obter uma melhor compreensão sobre o quão aquecido ou não o seu setor está, você passa a ter um controle melhor sobre as suas candidaturas e sobre o prosseguimento dos processos seletivos.

(Afinal, depois de ler este artigo, você se tornará um profissional estratégico, e não uma metralhadora de currículos que nem se lembra para quais vagas se candidatou!)

E, como já dissemos, você não deve se limitar apenas a estes canais!

Você precisa, também, incluir na sua rotina outras atividades que vão te dar o acesso às oportunidades “fantasmas” do mercado. Veja quais são algumas delas a seguir.

 

2. Realize atividades relacionadas à sua área

O mais importante nesta dica número 2 é você compreender quais são as atividades que mais fazem sentido e que podem trazer um melhor retorno para o seu objetivo.

Essas atividades podem incluir a sua participação em:

  • Associações da sua área;
  • Debates, eventos ou congressos do seu ramo;
  • Cursos;
  • Trabalhos voluntários.

Todas essas possibilidades te ajudam a estar mais presente nas discussões sobre a sua área e te deixam atualizado sobre os assuntos mais relevantes do momento.

Mas além desses benefícios, existe um terceiro que todas as atividades listadas acima têm em comum. Você sabe qual é?

Se você respondeu “networking”, você acertou! 

O networking é uma prática essencial para qualquer pessoa que está ou quer estar presente no mercado de trabalho e, por isso, é também muito importante para o mapeamento de mercado.

Quanto mais você cultivar bons relacionamentos com pessoas alinhadas à sua profissão, mas não se limitando a elas, maiores as suas chances de aparecer para o mercado e, ao mesmo tempo, conhecer as oportunidades para além das plataformas de emprego.

 

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3. Faça o bom e velho networking

Basicamente, um bom mapeamento de mercado consiste em incluir no seu dia a dia algumas atividades que te ajudam a ampliar a sua rede de contatos.

O melhor do networking é que, além de ser uma espécie de ferramenta gratuita que te dá acesso a novas oportunidades, ele é, também, uma ótima forma de trocar conhecimento e ter acesso a informações novas e valiosas.

Por isso, encare essa atividade mais como uma troca fluida e natural com pessoas da sua área e menos como uma obrigação. Veja algumas regras de ouro do networking:

 

Nunca entregue seu currículo

Durante um networking, nunca entregue ou envie o seu currículo para a pessoa que você está conversando.

Lembre-se de que o currículo é seu. Assim, a responsabilidade de encontrar uma nova oportunidade de emprego também é sua.

Quando você envia o seu currículo, você transfere a sua responsabilidade para uma outra pessoa. E essa é uma prática que você deve evitar.

 

Faça contatos com um único objetivo: obter informação

Lembra que acabamos de dizer que o networking é uma forma eficaz de trocar conhecimento e acessar informações valiosas?

Pois esse deve ser o seu único objetivo ao iniciar um networking. Nada de currículos ou pedidos descarados de ajuda.

Você pode, por exemplo, começar uma abordagem dizendo que está buscando uma nova oportunidade e/ou que está em um momento de transição.

A partir disso, você pode contar um pouco mais sobre você e o seu histórico profissional e dizer que está em busca de empresas que possam se interessar por um perfil como o seu.

Como uma possível conclusão da sua mensagem, você pode pedir para a pessoa te avisar caso saiba de alguma oportunidade relacionada ao que você acabou de apresentar ou, caso haja abertura, perguntar se ela poderia te indicar para alguém da sua área.

Assim, você só passa a enviar o seu currículo para as pessoas que te derem um retorno positivo e, de fato, pedirem por ele.

Do contrário, lembre-se da dica: tenha como objetivo do networking a troca de informações.

Por último, mas não menos importante, você pode usar estes mesmos princípios para abordar pessoas da sua área no próprio chat do Linkedin, explicando porque o perfil da pessoa te chamou a atenção e sugerindo um café para poder obter mais informações sobre a sua trajetória. Nem todos irão atender seu pedido, mas os que atenderem certamente farão valer a pena.

 

Notas finais

Fazer um bom mapeamento de mercado pode se resumir em duas palavras: correr riscos.

Todas as dicas que demos no decorrer deste artigo também pedem que você se arrisque mais e inove no modo como você está procurando por uma nova oportunidade.

Seja por meio de uma plataforma de anúncios que você ainda não conhecia, de um evento que você nunca tinha participado ou de uma nova abordagem durante um networking, o mais importante é que você saia da sua zona de conforto e se arrisque.

Não estamos mentindo quando dizemos que quanto mais “nãos” você recebe, mais perto do “sim” você está!

Então, mantenha o foco, repita o ciclo do mapeamento de mercado que você acabou de ler porque, sem dúvidas, você estará muito mais perto de atingir o seu objetivo final.

Agora que você já sabe como acessar as boas oportunidades do mercado, saiba como se preparar de forma competitiva para as próximas etapas, conhecendo melhor o papel dos avaliadores no processo seletivo.