Conheça o papel de cada um dos avaliadores no processo seletivo 

Chegou a sua hora de passar por uma entrevista! E, uma boa estratégia para você se preparar para ela, é ter em mente o que cada avaliador espera de você.

Poucas pessoas se preocupam em entender os elementos que o avaliador está buscando enquanto realizam uma seleção.

Por isso, preparamos um texto completo para que você saiba exatamente qual é o papel dos avaliadores em três tipos de processos seletivos:

  • Realizados por agências de empregos ou consultorias de seleção;
  • Realizados pelo RH da empresa;
  • Realizadas pelo gestor da área.

Além disso, traremos ao fim deste artigo um bônus sobre os sentimentos de insegurança que podem abater qualquer um durante estes momentos profissionais tão importantes.

Boa leitura!


O papel das agências de empregos ou de consultorias de seleção

Se a sua entrevista for realizada por uma agência de empregos ou por uma consultoria de seleção, que é o caso da Eventos RH, o papel do avaliador no processo seletivo é reconhecer se você possui os requisitos ou critérios que foram solicitados previamente pelas empresas que os contrataram. 

Esses critérios pré-definidos pelas empresas contratantes auxiliam as agências ou consultorias a definir melhor o perfil do profissional contratado. 

E isso pode incluir tanto questões sobre conhecimentos técnicos quanto de personalidade ou inteligência emocional.

Em alguns casos, é possível que os avaliadores apliquem testes de personalidade, de aptidão, de inteligência emocional ou outros. 

Dessa forma, esses testes podem complementar a análise do candidato e oferecer os melhores profissionais para a empresa contratante optar por qual contratar.

Vale lembrar que ser o “melhor candidato” não significa necessariamente estar acima dos outros candidatos, mas se enquadrar melhor nos critérios técnicos e comportamentais da vaga, momento de vida e carreira e na cultura da empresa que está oferecendo a vaga.

Se prepare para fazer um teste eventualmente. Não fique com medo de perguntar para o avaliador quais serão as etapas e conferir se há algum teste envolvido antes de se encontrar com ele.

Durante o processo de avaliação, não se preocupe em tentar ser o que você acredita que está sendo esperado de você. Seja você mesmo! 

Até porque, nos casos de consultoria de seleção, a pessoa que está te avaliando tem contato com diferentes empresas que estão em busca de candidatos.

Então, seja espontâneo para que o recrutador possa identificar quais são seus interesses e objetivos profissionais.

Assim, se a sua candidatura não der certo para esta vaga específica, ele pode lembrar de você para futuras oportunidades que envolvem outros clientes.


O papel do RH da Empresa

Quando a sua entrevista for diretamente com o RH da empresa contratante, o papel do avaliador no processo seletivo é determinar um elemento chamado de “equidade interna”. 

Isso significa que ele vai analisar o seu currículo e o seu perfil profissional tentando entender se você está em conformidade com os outros profissionais, com as políticas de cargos e salários e com a cultura da empresa.

Nestes casos, o avaliador vai tentar determinar se você possui as qualificações de acordo com os outros profissionais da empresa e com a descrição do cargo desta posição.

Além disso, ele irá verificar se sua expectativa salarial está alinhada com as políticas da empresa.

Ao mesmo tempo, o avaliador vai observar, mais uma vez, se o seu perfil pessoal se encaixa no perfil cultural da empresa. 

Não é apenas um olhar voltado ao que você faz, suas aptidões técnicas e conhecimentos. Ele estará analisando se você compartilha e combina com os valores da empresa e da cultura organizacional.


O papel do Gestor(a) da Área

Quando sua entrevista for com o gestor da área para a qual você se aplicou, que é, possivelmente, o seu futuro chefe, você já está com grandes chances de ser contratado.

O mais importante é que você saiba que ele estará conversando com pelo menos mais um ou dois candidatos.

Todos os candidatos que chegam a esta fase apresentam os critérios estabelecidos para a posição, ou seja, tiveram tanto a experiência quanto o perfil comportamental validados pela empresa. >>> Conheça os principais indicadores de aprovação no processo seletivo.

Neste momento, o papel do avaliador no processo seletivo é tomar a última decisão entre os candidatos finalistas e o seu principal objetivo é demonstrar para o gestor que você é a melhor opção.

Mas o que isso significa?

Ser o melhor não é o mesmo que apenas apresentar as melhores competências técnicas, mas também ser aquele profissional que não trará problemas para a equipe, que é comprometido e responsável, que oferece confiança em sua capacidade de entregar o trabalho esperado.

Ao mesmo tempo, a preocupação do gestor é o crescimento, tanto enquanto empresa quanto no âmbito profissional mais individual.

Para que esse crescimento se torne realidade, a participação e performance do time é fundamental.

O gestor, então, precisa sentir certa confiança e empatia de que você é o candidato que mais pode ajudá-lo a crescer dentro da organização.

Tenha a capacidade de se expressar e, assim, passar a confiança e a empatia necessárias para esse gestor.

Já conferiu nossas vagas abertas?


Como lidar com a timidez e a insegurança diante do avaliador
?

Obviamente as pessoas têm o direito de serem tímidas no trabalho, nas relações com os amigos e no dia-a-dia em geral.

Porém, o momento da entrevista, que geralmente pode levar de trinta minutos a uma hora, não é o momento ideal para que você esteja tímido ou nervoso demais.

Afinal, pense: você contrataria alguém que não confia em si próprio?

Como você vai conseguir passar confiança para quem está te avaliando se você não estiver de fato confiando em si mesmo? 

E isso se aplica a qualquer um dos três casos que explicamos anteriormente.

Durante o seu contato com qualquer tipo de avaliador, é importante tentar segurar essas emoções. 

Procure se tranquilizar pensando que todas as pessoas sentem vergonha, timidez ou ficam nervosas. Isso é normal. Porém, esta não é a hora de demonstrar.

Lembre-se de que todos os candidatos também têm os seus medos. Nenhum deles é perfeito, todos apresentam pontos fortes e fracos.

Então, confie em você! Confie na sua trajetória e na sua capacidade de força de vontade e aprendizado. 

Enquanto estiver sendo entrevistado, passe todas as partes mais positivas de sua personalidade e de suas habilidades para que elas surtam efeito nessas empresas que estão pensando em te contratar!


Notas finais

Sempre que você tiver uma entrevista marcada, lembre-se do papel do avaliador no processo seletivo. 

Ao longo desse texto você pôde compreender os diferentes papéis que os avaliadores exercem em contextos e processos específicos.

Agora é procurar se preparar e, quando o momento da entrevista chegar, estar pronto para colocar nossas dicas em prática. 

E lembre-se: em qualquer uma dessas entrevistas, tente domar as emoções que podem te atrapalhar, como timidez e insegurança. 

É estratégico demonstrar suas melhores qualidades e conseguir desenvolver uma boa conversa.

E, por fim, fique tranquilo! Todos os candidatos sentem vergonha, ficam nervosos e têm pontos fortes e fracos! 

Você tem tanta chance de obter o emprego quanto os demais, por isso, confie em si mesmo.

Boa sorte!


Siga-nos também nas redes sociais para receber mais dicas como essas!