Como fazer um currículo perfeito? 3 dicas essenciais

Os pontos mais importantes para fazer um currículo perfeito envolvem saber personalizá-lo para cada tipo de vaga, dar destaque às suas responsabilidades e resultados que alcançou e saber manter a objetividade.

_____

Seu currículo é indiscutivelmente um meio de comunicação muito valioso para sua recolocação profissional.

Mas sabemos que este documento pode ser assustador para muitas pessoas. 

Talvez você não tenha certeza de como colocar todas as suas informações em uma página e também tenha dúvidas sobre a maneira correta de formatar e escrever seu currículo. 

E é provável que você esteja se sentindo perdido neste mar de orientações e truques para se alcançar o currículo perfeito.

Seja qual for a sua preocupação, com as 3 dicas essenciais que iremos te dar a seguir, você estará muito mais perto de ter um ótimo currículo para se destacar durante um processo seletivo.

 

Como fazer o currículo perfeito?

Para começar, você precisa abandonar essa visão de “currículo perfeito”, porque ele não existe! E principalmente não existe apenas um currículo perfeito que você possa mandar para diversas vagas.

Com isso dito, vamos à primeira dica:

 

1. Personalize seu currículo de acordo com a vaga

Entenda que cada vaga possui as suas especificidades, assim como cada empresa busca um profissional com as características necessárias para realizar determinadas funções e que se encaixe na cultura da empresa. 

Por isso, a nossa dica mais importante é: estude bem os requisitos da vaga e o perfil da empresa contratante e personalize seu currículo para cada vaga, adicionando ou retirando informações que são relevantes para aquela oportunidade específica. 

Neste sentido, comece já no objetivo do seu currículo colocando exatamente o mesmo título do anúncio da vaga. 

Em seguida, revise todas as informações do seu currículo, procurando dar destaque àquilo que interessa a essa vaga específica (essas informações estão nos requisitos da vaga) e exclua aquilo que não é tão relevante.

Fazendo assim, você facilita muito o trabalho dos recrutadores, que podem imediatamente entender o quanto o seu perfil está alinhado com o que se deseja para a vaga. 

E é esse o foco do seu currículo. Tornar a sua primeira comunicação com a empresa o mais clara e eficiente possível.

Por último, e não menos importante, personalizando o seu currículo para a vaga pretendida, você também demonstrará aos recrutadores que você está muito preparado e interessado na oportunidade, e não simplesmente “disparou” seu currículo no mercado.

 

2. Destaque responsabilidades e resultados nas experiêncis profissionais

Um currículo bem elaborado precisa ter a descrição das suas experiências profissionais ou, pelo menos, das experiências mais importantes.

Mas só isso não basta.

Você precisa, também, mostrar o impacto que você teve para a empresa e para a sua equipe.

Por exemplo, se você tem experiências em cargos de liderança, destaque os dados da sua equipe colocando por quantas pessoas você era responsável e quais eram as suas responsabilidades diárias diante dessas pessoas.

E ainda, destaque os resultados! Seu trabalho gerou algum impacto financeiro positivo? Se sim, faça questão de especificá-lo e descreva quais funções você cumpria para conseguir o feito.

O mais importante, mesmo que você esteja no início da carreira, é conseguir demonstrar, por meio das experiências, que sabe lidar com o escopo das suas funções e se empenha para trazer retornos reais.

Já conferiu nossas vagas abertas?

3. Tenha um currículo direto e objetivo

Imagine uma situação em que um recrutador recebeu 50 currículos para uma única vaga.

Muito dificilmente ele conseguirá ler todos esses currículos com um nível alto de atenção. 

Por conta disso, você precisa garantir que o recrutador encontre exatamente as informações que ele precisa sem que precise fazer muito esforço. 

Afinal, existem outros 49 currículos disputando com o seu.

Usar palavras-chave que correspondam aos requisitos da vaga podem te ajudar a manter seu currículo objetivo. 

Inclusive, fique à vontade para rever quais foram os termos utilizados na descrição do cargo e repetí-los no seu currículo.

Se você achar que determinada informação não é relevante, não pense duas vezes: elimine-a agora mesmo.

Lembre-se: seu currículo não precisa conter detalhadamente toda a sua trajetória de vida profissional e acadêmica. O seu objetivo é, justamente, conseguir “vender o seu peixe” falando o suficiente.

Assim, o que você não conseguiu incluir no currículo pode ser falado na entrevista, que é um momento que permite detalhes mais específicos ou pessoais da sua jornada.

 

Notas finais

Viu como ter um currículo bem feito não precisa ser um bicho de sete cabeças?

Seguindo apenas estas 3 dicas simples, você estará elevando o nível e a qualidade do seu currículo potencialmente.

Portanto, não se esqueça: saiba customizar seu currículo devidamente, mostre que você sabe trazer resultados para as empresas e, por fim, fale de você e da sua vida objetivamente.

Independentemente de onde esse pedaço de papel físico ou digital vá parar, quando você dá o cuidado e a atenção que ele merece, você se prepara para o sucesso.

E você aumentará muito a probabilidade de conseguir uma entrevista e ter a chance de mostrar a um recrutador, por telefone ou pessoalmente, o que você tem a oferecer. 

Mãos à obra!

 


Quer ver mais dicas sobre mercado de trabalho e carreira como esta? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais:

– Eventos RH no Facebook

– Eventos RH no Linkedin