Processos Seletivos na Eventos RH: como funcionam e como posso me candidatar?
Se você já conhece a Eventos RH e quer saber como se candidatar aos nossos processos seletivos ou se ainda não conhece e quer entender como eles funcionam, você veio ao lugar certo!
Ao longo deste artigo, nós vamos te contar sobre como construímos e organizamos as etapas de um processo de seleção de profissionais e, claro, como você pode se aplicar a uma vaga do seu interesse.
Como funcionam os processos seletivos na Eventos RH
A primeira informação a destacar é que a Eventos RH age como uma intermediária entre as empresas que possuem vagas abertas e procuram pelos profissionais adequados para preenchê-las e os candidatos que buscam pela vaga ideal.
E qual o papel da Eventos RH? Nosso papel é facilitar todo o processo de recrutamento e seleção com o objetivo de filtrar e direcionar para a empresa contratante os profissionais que mais se alinham às especificidades de cada vaga ou cargo e ela possa, assim, decidir por qual profissional contratar.
Para isso, o processo é dividido em algumas etapas. Sendo elas:
1. Alinhamento com a empresa contratante
O primeiro passo de todo o processo seletivo começa na empresa contratante, quando ela percebe que precisa de um novo profissional para atender uma demanda específica do negócio.
Para atender esta demanda, a empresa precisa abrir uma nova vaga de trabalho e realizar todo o processo seletivo.
Para isso, ela pode optar por realizar todo o processo seletivo sozinha, com sua própria equipe de Recursos Humanos, ou então por contratar uma agência especializada (como é o caso da Eventos RH) para complementar tanto em técnica como em “braço” o time de RH.
Quando a empresa contratante decide realizar o processo seletivo através da Eventos RH, a equipe comercial tem o objetivo de fazer um alinhamento de expectativas com a mesma, sobre qual o volume de vagas, quais são os objetivos de cada uma delas, os prazos de entrega, as metas e se as condições de salário e exigências do cargo estão de acordo com o que está sendo praticado no mercado de trabalho.
2. Definição do time de recrutamento
Após o alinhamento com a empresa, chegamos no momento de definir quem serão os recrutadores da Eventos RH que ficarão responsáveis pelo processo seletivo.
Nós chamamos esses responsáveis de Consultores e, normalmente, eles são definidos de acordo com o nível de senioridade da vaga que será divulgada e, para cada nível, há pelo menos um consultor responsável.
Por exemplo, se a vaga em questão for para um cargo de gerência, o consultor responsável por ela não será o mesmo de uma vaga para um cargo de assistente, assim como o consultor responsável por uma vaga Sênior ou Pleno também será diferente das outras.
Quem fica responsável por realizar essa definição é a Coordenadora da área de recrutamento, que apresenta o consultor que ficará responsável pela vaga à empresa contratante e quem, também, tocará as próximas etapas que falaremos a seguir.
Independente do(a) consultor(a) designado para a vaga, todos os processos são supervisionados e validados pela coordenação da área.
3. Detalhamento do perfil do candidato
Agora que o(a) consultor(a) já foi definido e apresentado à empresa, ele assume a responsabilidade completa tanto do andamento do processo seletivo quanto do alinhamento do perfil do candidato com a empresa contratante.
Esse alinhamento pode acontecer por email ou por ligação, e nele o consultor precisa entender tudo conforme possível sobre a vaga: a rotina de trabalho, as técnicas necessárias, os desafios da posição de curto, médio e longo prazo, o perfil da equipe e supervisor(a) imediato(a), a cultura organizacional, condições de trabalho, o pacote de benefícios etc.
Esta etapa é fundamental, pois é nela que as expectativas ficam bem alinhadas e é feita uma descrição detalhada da vaga, para que o(a) consultor(a) saiba exatamente o perfil de profissional, tanto técnico quanto comportamental, que precisa encontrar no mercado de trabalho.
4. Anúncio da vaga
Esta é a etapa em que o consultor inicia a divulgação da vaga e a divulgação é realizada após ter finalizado o detalhamento do perfil do candidato com a empresa.
Aqui na Eventos RH, as vagas são divulgadas em diferentes canais e plataformas como forma de ampliar o alcance e facilitar o acesso do candidato a ela.
Assim, você consegue encontrar as nossas vagas no nosso site, nas nossas redes sociais – como Facebook e LinkedIn – e em plataformas próprias para candidaturas, como Catho e Indeed, dentre outras.
Além disso, o Whatsapp também é muito utilizado pelos nossos consultores e os grupos do canal são um grande facilitador na divulgação de vagas, sobretudo aquelas de nível operacional, júnior ou assistente.
Portanto, se você está em busca de vagas de trabalho, é importante ficar de olho em plataformas diversas para ampliar suas oportunidades de encontrar a vaga ideal.
5. Triagem dos currículos
Após alguns dias de divulgação da vaga, nós começamos a receber currículos de profissionais interessados na oportunidade e, nesta etapa, o objetivo do consultor de RH é separar somente os currículos que de fato estão alinhados ao perfil da vaga.
Nesta etapa o consultor faz a triagem / análise de milhares de currículo. Para isso, utilizam filtros automáticos de sistemas para identificar cargos de interesse do candidato, grau de escolaridade e outros requisitos da vaga para, assim, fazer a leitura individual dos principais currículos filtrados.
Por este motivo, ter um currículo bem elaborado e um cadastro completo e sempre atualizado no nosso site é fundamental para aumentar as chances de entrevistas, pois infelizmente, em função do momento econômico no Brasil (quase 14 mi de desempregados), a quantidade de vagas é muito menor em relação a quantidade de candidatos em busca de emprego.
Por isso mesmo que sempre indicamos que seu currículo esteja claro e bastante alinhado com a vaga, de modo a facilitar o entendimento do recrutador.
Se tiver interesse, acesse nosso artigo Currículo de Sucesso para saber o passo a passo para elaborar um currículo coerente e atrativo.
6. Primeiro contato e entrevista com consultor
Após a triagem, o consultor responsável pela seleção entrará em contato com os candidatos que tiveram seu currículo selecionado.
O objetivo desse contato é reafirmar o interesse na vaga, confirmar algumas informações do currículo e posteriormente te convidar para a próxima etapa do processo seletivo, que pode ser uma etapa de testes e dinâmicas, ou então de entrevistas.
Em alguns casos este primeiro contato será uma conversa curta, para que o consultor possa esclarecer algumas dúvidas residuais que não ficaram claras no seu currículo, apenas para se certificar de que você está alinhado(a) e interessado(a) na oportunidade.
Na maioria das vezes, as etapas de testes, dinâmicas e/ou entrevistas acontecem 5 dias após a ligação e são agendadas de acordo com a sua disponibilidade e também com o nível de urgência da vaga.
Portanto, procure manter sua agenda livre e disponível durante esse período e busque se preparar adequadamente para as próximas etapas.
7. Testes e dinâmicas
Nem todos os processos seletivos precisam ter as etapas de testes e dinâmicas. A decisão por usar estas técnicas complementares de recrutamento dependerá do perfil e necessidade de cada vaga.
De todas as formas, se seu currículo tiver sido selecionado na etapa de triagem, você será devidamente informado pelo consultor sobre quais serão as próximas etapas do processo seletivo para que você possa se preparar adequadamente ou até optar por não participar do processo.
Para conhecer quais são os testes e dinâmicas que normalmente são aplicados nos processos seletivos e seus objetivos, confira nosso artigo Dinâmicas, testes e avaliações nos processos seletivos.
8. Entrevista com a Eventos RH
A entrevista poderá ser individual ou coletiva, sendo de forma presencial ou por meio de plataformas online.
A consultora responsável irá fazer algumas perguntas para conhecer melhor o candidato e entender se a experiência está de acordo com o solicitado pelo contratante. Caso tenha o perfil desejado entraremos nas etapas de testes.
Posteriormente faremos um parecer sobre o candidato para enviar para a empresa contratante juntamente com o currículo.
Leia também: Como ir bem na entrevista de emprego
9. Entrevista com a empresa
Se você realizou a primeira entrevista com um de nossos consultores e ele(a) avaliou que o seu perfil está alinhado com a vaga, ele enviará o seu currículo junto com uma avaliação do seu perfil para os responsáveis pela a vaga na empresa contratante.
Se o responsável pela vaga se interessar pelo seu perfil, nós iremos te convidar a fazer uma segunda entrevista.
Dependendo da complexidade da vaga, você poderá ter que passar por mais de uma entrevista junto à empresa contratante. Normalmente, a primeira entrevista é com o Recursos Humanos ou com o(a) líder da equipe, e às vezes pode haver outra conversa com outros superiores.
Se quiser entender melhor qual a diferença entre cada entrevista e como se preparar de forma adequada, confira nosso artigo: O papel dos avaliadores no processo seletivo.
Uma coisa importante a se saber é que essa etapa pode demorar um pouco mais para acontecer em relação às outras. E isso ocorre porque quem define a data é o responsável pela entrevista na empresa contratante, que às vezes tem dificuldade de agenda e/ou depende da validação de outras pessoas da empresa.
Saber que atrasos no processo seletivo são comuns pode te ajudar a controlar a ansiedade.
10. Escolha do candidato(a) e envio da proposta
Realizadas todas as entrevistas, o(s) responsável(is) pela vaga na empresa contratante, enfim, escolhe quem será o candidato que irá ocupar a vaga.
Esta etapa de escolha do candidato é sempre feita pela empresa contratante. Ou seja, neste momento, a Eventos RH age apenas como intermediária e não exerce qualquer influência na decisão.
Neste momento, o(a) consultor(a) que realizou as etapas anteriores retorna ao processo com o objetivo de entrar em contato com o candidato para dar notícia de aprovação e fazer uma proposta de trabalho.
A ligação para o candidato e a negociação pode ser feita diretamente pela empresa contratante ou com o apoio da Eventos RH (agência intermediária), isso vai variar caso a caso.
11. Devolutiva e feedback para os demais candidatos
Entrar em contato com os candidatos que participaram do processo seletivo mas não foram escolhidos é uma de nossas preocupações.
Sabemos o quão importante para o candidato é ter uma devolutiva sobre sua candidatura, mesmo que negativa, e por isso sempre buscamos dar um retorno por ligação, e-mail ou mensagem no celular.
Aqui vale apenas esclarecer que damos retorno apenas àqueles que participaram de pelo menos uma etapa do processo seletivo, como testes, dinâmicas e/ou entrevistas.
Como muitas vezes recebemos dezenas e às vezes centenas de currículos para uma única vaga, infelizmente, não é operacionalmente possível dar um retorno a todos individualmente.
Então se você enviou seu currículo, mas não participou de nenhuma etapa do processo seletivo, você não receberá nossa devolutiva individualmente, mas poderá verificar o status da sua candidatura no nosso site ou, ainda, entrar em contato conosco pelas redes sociais ou por email ou telefone disponíveis em nosso site.
Outro ponto importante que pode ajudá-lo(a) a entender um pouco melhor os bastidores dos processos seletivos é saber que, às vezes, podemos demorar para dar um retorno, seja ele positivo ou negativo e, assim, você ficar com a impressão de que não teve qualquer retorno durante este período.
Isso normalmente acontece ou por causa do alto volume de vagas ou porque dependemos do retorno da empresa contratante que, como dissemos, pode atrasar em função da sua disponibilidade de agenda e do seus fluxos de validação internos, sem contar contratempos que sempre podem surgir ao longo do processo.
Assim, de maneira geral, a indicação é ter paciência e entender que nem sempre o processo é tão rápido como inicialmente previsto.
Saiba que você sempre pode entrar em contato com o consultor da Eventos RH responsável pela sua vaga para verificar o status do seu processo e esclarecer eventuais dúvidas.
Como se candidatar a uma vaga da Eventos RH?
Agora que você já entendeu como funcionam todas as etapas dos processos seletivos da Eventos RH, chegou a hora de descobrir como você pode se aplicar a uma de nossas vagas por meio do nosso site!
As etapas são simples e você pode virar um candidato em questão de segundos! Veja o passo a paso:
Passo 1: Acesse o nosso site e clique em “Buscar Vagas de Emprego”;
Passo 2: Pesquise por palavras-chave como cargo, cidade ou área ou selecione as vagas de acordo com a cidade, por área ou por cargo;
Passo 3: Clique na vaga do seu interesse para obter mais informações sobre ela. Todos os links são clicáveis, então você pode fazer isso em quantas vagas quiser!;
Passo 4: Encontrou a vaga? Clique em “Candidate-se para esta vaga”. Em seguida, complete o cadastro do seu currículo gratuitamente e clique em “confirmar candidatura”.
Pronto! Você receberá um email de confirmação da candidatura e o seu currículo já estará disponível para a Etapa 5 do nosso processo: a triagem!
Passo 5: Para acompanhar o andamento do seu processo, acesse o site no menu “Candidatos” e clique em “Acessar Cadastro Já Existente”. Na sequência, faça seu login e veja o status do seu processo na opção “Participações”.
Viu como é simples? Agora você já tem todas as informações para se candidatar a uma de nossas vagas!
Siga o passo a passo e não deixe de nos acompanhar nas nossas redes sociais. Afinal, muitas vagas também poderão aparecer por lá.
Capriche no currículo e boa sorte!