Perdi meu emprego: o que fazer agora?


Perder o emprego é algo difícil, temos que lidar com questões emocionais ao mesmo tempo em que planejamos nosso rumo financeiro.

Mas calma! Por mais complicadas que as coisas pareçam estar, sempre há soluções.

Se você acabou de ficar desempregado ou se já está há alguns meses sem um trabalho, existem algumas atitudes práticas que você pode tomar.

É hora de desapegar dos sentimentos ruins e abrir os olhos para as novas oportunidades que vem por aí.

E como fazer isso? Vamos te explicar tudo. Começando por você mesmo!


Como lidar com a minha demissão?

A primeira coisa a fazer é não se torturar pelo ocorrido. Por mais duro que sejam, demissões são parte da vida profissional e diversas pessoas passam por isso, inclusive pessoas muito bem sucedidas.

Tome um tempo para lidar com as suas emoções, isso é justo! Mas não se apegue ao que ocorreu. 

Ao invés de tentar encontrar os porquês, avalie as características que você pode melhorar enquanto profissional e pense no que você gostaria de fazer daqui para frente.

Encare esta etapa como uma pausa para que você possa repensar suas prioridades, retomar as suas energias e iniciar a busca por novas oportunidades profissionais. Até melhores do que você acabou de perder.

Você também sempre pode contar com as nossas dicas para enfrentar o desemprego.

Tudo isso vai valer a pena no resto da sua jornada.


Como ficam as finanças agora que perdi meu emprego?

Além do mal estar que uma demissão causa, existe todo o estresse para lidar com o dinheiro. Mas você pode tomar algumas decisões que te ajudem a diminuir esse impacto.

A primeira coisa a se fazer, neste caso, é contar com as pessoas que dividem a vida com você. Comunique-se com transparência e elabore estratégias em parceria.

Além disso, é importante que você diminua seus gastos pelo período que estiver procurando um novo trabalho.

Mas nada de decisões precipitadas. Para facilitar, tente fazer uma lista de todos os seus gastos em ordem de prioridade e avalie quais são os gastos que você pode interromper a curto, médio e longo prazo.

Durante esse processo, pode ser muito benéfico contar mais uma vez com a sua família ou pessoas envolvidas na sua vida financeira.

Entre as nossas 5 dicas para reorganizar as finanças, também apresentamos como você pode usar “freelas” ou trabalhos temporários para compor sua renda durante esse momento mais apertado.

O mais importante é, mais uma vez, não se desesperar. Perder o emprego é comum e com planejamento e calma, em breve se tornará apenas uma fase muito distante.

Já conferiu nossas vagas abertas?


Como se preparar para o futuro?

O ideal é que o momento de desemprego não te impeça de olhar para a frente!

Aproveite a pausa para pensar sobre o profissional que você deseja ser e para se dedicar ao seu próximo emprego.

E você pode fazer isso com algumas atividades simples.

Amplie seus horizontes

Antes de mais nada, esse é um bom momento de pausa para reflexão. 

É verdade que você pode estar sentindo que perdeu tudo, mas ao mesmo tempo é também verdade que você está totalmente aberto e disponível para tudo. Para todo tipo de oportunidade.

Ou seja, será que agora que você perdeu seu emprego não seria a hora ideal de colocar um antigo sonho em prática? 

Será que retomar o mercado de trabalho tradicional CLT ainda é o melhor para você agora? Ou, ainda, não seria a hora de voltar para a sua cidade, perto da sua família, e recomeçar de lá?

Este momento é difícil, mas é também de muitas oportunidades. É muito comum ouvirmos histórias de pessoas que superaram e mudaram o rumo de suas vidas para melhor! Tenho certeza que você conhece uma história assim.

Então, antes de procurar um novo emprego igual ao que você tinha, aproveite para respirar fundo e se perguntar se isso ainda faz sentido para você ou se há outros caminhos que valem a pena serem explorados.

O mercado de trabalho é amplo e com uma atitude ativa e positiva tudo isso vai ficar para trás e melhores oportunidades virão. Acredite!


Melhore suas habilidades

Sabe quando estamos na correria do dia a dia e não conseguimos fazer um curso que tanto nos ajudaria em nossa carreira?

Bom, agora que você terá mais tempo em suas mãos pode ser uma ótima hora de colocar seus cursos em dia.

Procure fazer cursos que você goste e que possam alavancar ainda mais seu valor no mercado para uma próxima oportunidade profissional.

Ou quem sabe ainda aquele curso que te leva para um novo rumo de carreira que você tanto imaginava mas não tinha coragem de largar tudo para recomeçar?


Pratique seu newtworking

Esteja em ambientes em que você possa estar em contato com pessoas da sua área de interesse, seja em eventos, trabalhos voluntários ou situações sociais.

Contacte as pessoas que podem te fornecer a ajuda específica que você precisa. Inclusive, use o Linkedin para encontrar novas pessoas e convidá-las para um café.

Nem todo mundo irá aceitar seu convite, mas os que aceitarem certamente valerão a pena. Conhecer novas pessoas significa abrir a sua mente e também novas pontes de oportunidades futuras. 


Esteja disponível para bicos e freelas

Trabalhos temporários são uma ótima forma de manter a mente ativa e ver alguma renda entrar enquanto a situação não se resolve 100%.

Além disso, você estará ampliando a sua rede de contatos bem como sua experiência profissional. E quem sabe não surjam oportunidades inesperadas por aí?!


Crie uma rotina ativa e saudável

Quando perdemos o nosso trabalho também perdemos aquilo que nos ocupava em média 40 horas por semana, além da renda que nos ocupava nas demais horas da semana.

E isso pode mexer com a nossa cabeça de uma forma não muito agradável.

Então, neste período, procure criar e seguir uma nova rotina para você, com horário para acordar e fazer coisas específicas e, assim, manter a mente saudável para enxergar novas oportunidades.

E elas virão, não se esqueçam disso.


Notas finais

Demissões nunca são fáceis, elas impactam nossas vidas de muitas maneiras, mas não são o fim do mundo.

Você pode ter perdido seu emprego, mas sabe o que fazer agora.

É importante que você consiga se cuidar emocionalmente e perceber que sua demissão é uma nova oportunidade para acertar. 

Também é fundamental que você repense as suas despesas pelo menos durante o período que estiver entre empregos, fazendo cortes de gastos, aceitando alguns “freelas” para compor a renda e contando com as pessoas que você confia.

Por fim, use esse momento para se dedicar ao seu desenvolvimento profissional, seja se especializando ou se preparando para suas futuras entrevistas que, com certeza, virão.

Desejamos boa sorte durante esse período e muita energia!


Quer ver mais dicas sobre mercado de trabalho e carreira como esta? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais:

– Eventos RH no Facebook

– Eventos RH no Linkedin