Fui demitido, e agora? 5 dicas para reorganizar as finanças

“Fui demitido, e agora? O que fazer?” é a primeira pergunta que a grande maioria das pessoas faz após um desligamento inesperado.

Junto a isso, a preocupação com as finanças aparece como um dos principais sofrimentos.

Se você está passando por esse momento, fique sabendo que a sua preocupação é normal e, também, importante.

Mas, apesar de ser um assunto sério, não se desespere!

Ao longo deste artigo, vamos te dar 5 dicas sobre como é possível gerenciar o seu dinheiro e diminuir a sua preocupação após seu desligamento.


Como lidar com as finanças após ser demitido?

Por mais que você tenha sido uma pessoa prevenida e organizada em relação ao dinheiro enquanto esteve empregado, sem dúvidas, este é um momento de atenção.

Comece fazendo um levantamento do valor que você possui até então, seja a partir do dinheiro que guardou em uma poupança, da indenização trabalhista que recebeu e também, se for o seu caso, quais são as outras pessoas da sua família que compõem a renda.

Após esse levantamento inicial, chegou a hora de entender como reorganizar as suas finanças. 

Então, vamos às dicas!


1. Priorize e corte gastos

Antes de fazer qualquer corte de gastos, garanta que esteja de cabeça fria e descansada. Não tome decisões impulsivas neste momento, tente ser o mais racional possível.

Com a cabeça tranquila, pegue um papel e uma caneta (ou uma planilha no excel) e comece a listar todas as suas despesas, uma a uma. 

Ao lado de cada uma delas, determine o que é:

  1. Prioritário
  2. Adiável
  3. Cancelável

Uma boa forma de fazer esta tarefa é seguindo a dica número 2, que falaremos a seguir.

E ainda, leve em consideração o tempo. Assim, você consegue ter um panorama de quais são os gastos que podem ou não ser cortados no curto, médio e longo prazo.

Assim, você terá à sua disposição uma planilha que você consegue monitorar mensalmente ou sempre que tiver novidades.

Ter o controle sobre as suas despesas é muito importante, pois com ela você passa a saber exatamente quais são as mudanças e/ou novos cortes que você precisa fazer e rever se há a necessidade de fazer cortes mais radicais de acordo com o tempo e com o dinheiro que você possui.


2. Não tome decisões sozinho(a)

Se mais pessoas dependerem da sua renda, nossa recomendação é que converse com elas e exponha, claramente, a situação.

Conte com o apoio e o engajamento destas pessoas com a sua nova realidade, sejam elas a sua família e/ou os seus amigos.

Lembre-se de que você poderá ficar um tempo consideravelmente longo sem trabalho e sem renda e, por isso, o envolvimento das pessoas que moram e dividem a vida com você é tão crucial.

Ao ser transparente, você se sente mais amparado e com muito mais força e disposição para lidar com a situação.


3. Negocie com seus credores

Provavelmente você conhece o ditado “prevenir é melhor do que remediar?”. Pois é sobre isso que esta dica se trata!

Não espere a sua situação financeira piorar para falar com os seus credores.

Busque se antecipar e procurar as pessoas que, em alguma instância, dependem de você financeiramente.

Seja o dono do imóvel em que você mora, o diretor da escola dos seus filhos, a equipe do seu convênio médico… independentemente de quem for, procure-os com antecedência e seja sincero(a).

Dessa forma, exponha a sua situação e procure negociar. Alguns pontos importantes que você pode incluir na negociação são:

  • Prazos
  • Preços
  • Carências

Ter uma conversa franca com os seus credores é uma ótima forma de eliminar a pressão dos seus ombros e te ajudar a entender como lidar com as finanças.

Já conferiu nossas vagas abertas?

4. Dê espaço para trabalhos pontuais

Normalmente, muitas pessoas ao ficarem desempregadas se abrem a novas oportunidades que não se enquadram ao formato de trabalho tradicional.

Os chamados “freelas” ou “bicos” podem ser uma boa alternativa para você compor a renda e reorganizar suas finanças.

Enquanto você estiver procurando por um novo emprego, pode ser que apareçam essas oportunidades de trabalho temporário que, mesmo não sendo exatamente o que você busca, sem dúvidas serão de grande ajuda tanto financeira quanto emocional.

Afinal, conseguir gerar uma nova receita te dá muito mais fôlego e ânimo para continuar procurando por um bom trabalho!

Este também pode ser um ótimo momento para você desenvolver a sua empregabilidade e entender de quais formas você pode ser útil para o mercado de trabalho, além de conhecer novas pessoas e fortalecer o seu networking.

Portanto, esteja disponível e tenha em mente que freelas e bicos são, também, uma vitrine para você mostrar o seu talento.


5. Cuidado com os “empregos cilada”

Esta é uma dica muito importante, pois muitas empresas podem querer se aproveitar do seu momento de fragilidade e oferecer o que chamamos de “empregos cilada”.

Os “empregos cilada” são aqueles que até podem parecer interessantes, mas que logo – geralmente durante a entrevista – você nota uma série de problemas e incompatibilidades.

Geralmente são propostas que não oferecem um salário fixo, com a desculpa de que tudo será por comissão, que não oferecem benefícios como convênio médico e que, ainda, exigem que você tenha o seu próprio equipamento e até automóvel próprio.

Muitas pessoas, desesperadas em conseguir um emprego, acabam acreditando que precisam aceitar a primeira oportunidade que aparecer. Mas esse pode ser um erro!

Por isso, é muito importante que você se organize (lembra das dicas número 1 e 2?) e para evitar chegar a este nível de desespero.

Mantendo a calma e o foco no que você realmente precisa, a oportunidade ideal irá aparecer.

E ainda: mostrar que soube reorganizar as suas finanças durante um período de desemprego também é uma forma de você se mostrar mais competitivo para o mercado de trabalho.


Notas finais

Se você chegou até aqui, com certeza entendeu a importância de reorganizar as finanças para se prevenir e não ter que lidar com imprevistos.

Então, se você acabou de passar por uma demissão, considere que tomar essas providências dentro da área de finanças é algo determinante tanto para a sua vida e a dos seus familiares quanto para a sua recolocação profissional.

Desejamos tranquilidade durante esse período! 

———-

Siga-nos também nas redes sociais para receber mais dicas como essas!