Procurando emprego? Saiba por que não fazer um currículo…ainda


Você está, nesse momento, procurando emprego e querendo voltar para o mercado de trabalho?

Se a sua resposta foi sim, saiba que agora é a hora de você fazer um bom planejamento e descobrir qual é a melhor estratégia para você atingir este objetivo.

Ao longo deste artigo, nós vamos te dar as melhores dicas sobre o que você pode fazer para se recolocar no mercado de trabalho e contar por que você ainda não deve se preocupar em criar um currículo.

O que você vai descobrir?

  • O que fazer antes de começar a procura por um emprego
  • Como se planejar
  • Por que sair da fila única do desemprego
  • Como começar
  • Como lidar com os “nãos”


O que fazer antes de procurar por um emprego
?

Antes de tudo, você precisa ter em mente que o mais importante não é a velocidade com que você procura por um emprego, mas, sim, o direcionamento que você dá para começar a sua procura.

Então, questione-se sobre para onde você está indo, onde você quer chegar e como você quer chegar para realizar o seu objetivo. 

Ou seja, neste momento o mais importante é planejar!

Comece a avaliar as alternativas de ocupação que você pode encontrar no mercado de trabalho. 

Lembre-se: se você foi demitido ontem, você não precisa começar a preparar ou atualizar o seu currículo hoje e já começar a procura por um emprego amanhã. Tenha calma!


Comece avaliando o mercado

Aproveite este momento para avaliar o mercado e reconsidere, também, planos e desejos antigos que você ainda não conseguiu colocar em prática. 

Esse pode ser um bom momento para isso.

Você tinha um plano de desenvolver um negócio próprio? De iniciar uma parceria? De prestar um concurso? Mudar de cidade e iniciar um negócio local?

É muito importante (e benéfico!) que você considere todas as possibilidades.

Então, aproveite esse momento de reflexão antes de anunciar que está procurando emprego e, claro, antes de começar a enviar seu currículo para as empresas.

Já conferiu nossas vagas abertas?

Entenda que você precisa sair da fila única do desemprego

Uma vez que você tomou o seu tempo para avaliar o mercado, refletir e planejar, você vai estar muito mais preparado(a) para entender a sua situação e, principalmente, como sair dela.

A chamada fila única do desemprego, muitas vezes, é composta por pessoas que não conseguiram ou não puderam, ainda, fazer esse tipo de reflexão.

Dessa forma, você não precisa, necessariamente, estar em uma fila de desempregados esperando o mercado aquecer para se recolocar.

As possibilidades são muitas e você deve aproveitá-las ao máximo. 

Portanto, busque por alternativas diferentes, pois elas podem te trazer um retorno muito mais positivo do que se você continuar procurando emprego pelas vias óbvias e tradicionais.

Agora sim: mãos à obra!

Agora que você já definiu o que você quer e qual o tipo de emprego, serviço ou negócio que você quer começar, é hora de colocar a mão na massa.

Chegou o momento de ter uma atitude determinada. Afinal, encontrar e começar um novo trabalho, independentemente de qual ele for, não é uma tarefa simples.

Assim, você deve fazer do seu desemprego ou da sua vontade de voltar a trabalhar o seu emprego!

Levante cedo, tenha horários regrados e bem definidos, crie uma rotina e desenvolva a sua disciplina. Ela será fundamental tanto para a sua procura de um emprego quanto para o início do mesmo.

Esteja preparado(a) para os NÃOs

Como dissemos, começar um novo trabalho ou negócio não é fácil, e precisamos ser realistas em relação a isso.

Durante esse processo, uma palavra que pesa muito irá aparecer com uma certa frequência e o seu objetivo deve ser não se deixar abalar por ela.

Os “nãos” irão aparecer em diversos momentos: nas mensagens de “você não foi aprovado”, de “não temos vagas para você no momento”, de “o seu perfil não corresponde ao que a empresa precisa”, entre muitas outras.

O que você precisa entender é que quanto mais “nãos” você recebe, mais perto do sim você está.

Então, encare todos os nãos que você receber enquanto estiver procurando emprego como um estímulo para chegar ao sim!

Notas finais

Agora que você chegou até aqui, você entendeu que o que você mais precisa ter neste momento é calma.

Observe o mercado, reflita sobre os seus desejos e sonhos, planeje e tenha foco.

A partir daí, desenvolva a disciplina necessária para não deixar a peteca cair, principalmente quando os temidos “nãos” e mensagens de recusa começarem a chegar.

Vá à luta, pois o seu sim irá chegar.

———-

Siga-nos também nas redes sociais para receber mais dicas como essas!