Currículo sem experiência: o que e como colocar?

É muito comum que as pessoas que estão em busca do primeiro emprego e ainda não possuem experiência fiquem em dúvida sobre o que colocar no currículo.

Afinal, a situação é mesmo paradoxal: para conseguir um emprego, você precisa de alguma experiência, mas para obter alguma experiência, você precisa de um emprego.

E é exatamente por isso que muitos candidatos ficam frustrados ao escrever o seu primeiro currículo sem nenhuma experiência de trabalho.

Se você é uma dessas pessoas, fique tranquilo(a)! Pois no decorrer deste artigo, vamos te mostrar que é possível criar um currículo de destaque mesmo sem experiência! 

E o melhor: vamos te dar um passo a passo de como e quais informações incluir. 

Preparado(a)? Boa leitura!

Leia também: Conheça o papel de cada um dos avaliadores no processo seletivo?


1. Antes de tudo, estruture as seções do seu currículo

Antes de começar a incluir as informações do seu primeiro currículo, é muito importante que você já tenha definido quais serão as seções e como você irá montar a estrutura. 

Mas quais são as seções mais importantes para colocar no currículo?

Abaixo, veja quais delas você não pode deixar de fora.

Cabeçalho

O cabeçalho é o espaço reservado para você incluir as suas informações pessoais, tais como: 

  • Nome e sobrenome
  • Idade
  • Endereço
  • Telefone
  • Email

Objetivo

O objetivo do seu currículo é um pequeno parágrafo destacando as suas principais habilidades.

Como este é o seu primeiro currículo e você ainda não possui nenhuma experiência, aproveite o espaço para destacar qual é a sua área de interesse e o cargo que você deseja ocupar.

Saiba mais sobre o que colocar no objetivo do currículo.

Essa parte precisa ser a mais objetiva possível e garanta que ela fique devidamente destacada na parte superior do seu currículo.


Formação

Aqui é onde você adiciona as informações sobre a sua formação escolar e/ou acadêmica.

É importante dar o destaque de acordo com o seu grau de escolaridade. 

Por exemplo, se você ainda não possui graduação, destaque a sua formação no ensino fundamental ou médio. 

Mas caso você esteja cursando a sua graduação, dê o destaque apenas a ela, deixando o ensino fundamental e médio de fora e incluindo a data prevista para a sua formatura.

Experiência

Como dissemos, essa é a seção mais paradoxal para um currículo de primeiro emprego.

Mas, acredite, ela é uma das mais importantes para destacar as suas habilidades e mostrar para os recrutadores o porquê de você ser um(a) candidato(a) relevante. 

Nós vamos te contar como dar a devida relevância para as suas experiências do currículo ainda neste artigo!

Idiomas (esse é opcional)

Os idiomas são uma seção opcional para o seu currículo.

Caso você tenha cursado ou estudado alguma língua estrangeira, como inglês ou espanhol, aproveite – e muito – esse espaço para incluí-las. 

Lembre-se sempre de incluir a instituição em que você cursou e qual o seu nível de proficiência. 


2. Destaque as suas qualificações

Agora que você já definiu a estrutura do seu currículo, é a hora de começar a incluir as informações sobre você e sua trajetória pessoal.

Tenha em mente que, para um currículo sem experiência, você precisa transformar toda e qualquer experiência que você já tenha tido ao longo da sua vida em qualificações para a área que você pretende atuar. 

Por exemplo, supondo que você queira trabalhar na área administrativa, destaque os cursos, as experiências e as habilidades que você possui que dialoguem com os requisitos geralmente pedidos para essa área.

Por isso, é válido também fazer uma breve pesquisa sobre o perfil e as habilidades que as empresas pedem para a área que você escolheu.

Assim, você conseguirá incluir palavras-chave que chamem a atenção do recrutador enquanto ele estiver avaliando o seu currículo. Quer saber mais sobre esse ponto?

Continue a leitura!

3. Use palavras-chave

Fazer uma pesquisa prévia sobre algumas palavras específicas que os anúncios para as vagas do seu interesse pode ser de grande ajuda na hora de colocar as informações no seu primeiro currículo.

Procure usar algumas dessas palavras-chave de forma orgânica e natural ao longo dele.

Isso mostrará ao avaliador que você é um(a) bom(a) candidato(a) para o trabalho!

Já conferiu nossas vagas abertas?

4. Enfatize experiências relacionadas

Você pode ter experiências de trabalho limitadas ou ainda não suficientes para criar uma descrição robusta no seu currículo.

Mas, sem dúvidas, você possui muitas outras experiências nas quais pode recorrer.

Pense em atividades que realizou ao longo da vida, seja na escola ou fora dela, estágios e voluntariados.

Participações no grêmio estudantil, esportes e campeonatos que praticou e funções exercidas em trabalhos voluntários são a dica de ouro para você colocar no seu primeiro currículo.

Lembre-se sempre de que os avaliadores valorizam – e muito – competências como trabalho em equipe, comunicação, proatividade, resolução de problemas, entre outros.

Então, use e abuse das suas experiências relacionadas para mostrar que você é o candidato ideal para a vaga ou área que está buscando ingressar.

5. Mencione conquistas

É possível complementar ainda mais as suas experiências ao mencionar possíveis conquistas que você obteve em cada uma delas.

Abaixo de cada experiência, você pode relacionar algumas das responsabilidades que ocupou naquele cargo ou posição e listar as conquistas que provam que você pode agregar valor a uma organização.

Por exemplo, informe se você foi premiado em algum evento estudantil, se você ganhou algum campeonato esportivo, se foi condecorado por alguma atividade realizada.

Tudo é válido! Inclua todos os exemplos de ocasiões em que você obteve conquistas.


6. Exiba todas as suas habilidades

Por último, mas não menos importante, é fundamental que você dê muito destaque para as suas habilidades interpessoais. 

Destacar os seus pontos fortes no currículo é valioso para candidatos com qualquer experiência! Portanto, mesmo quando já tiver uma carreira profissional sólida, continue destacando as suas habilidades.

Como você ainda está criando um currículo sem ter experiência, mencione aquelas que estão mais intimamente relacionadas ao cargo (aqui é um ótimo momento para usar as palavras-chaves!).

Voltando ao exemplo de que você é uma pessoa que está buscando um emprego na área administrativa, algumas habilidades poderosas que você pode incluir são:

  • Capacidade analítica;
  • Mediação e resolução de conflitos;
  • Comunicação;
  • Organização;
  • Responsabilidade
  • entre outras.

Exibir as suas habilidades no seu currículo é uma tarefa fácil, basta você ser verdadeiro(a) (sempre!) e dar o devido destaque para aquelas que dialogam diretamente com a vaga do seu interesse.

Seguindo todas as dicas que damos no decorrer deste artigo, ao final, você terá um currículo bem estruturado e com informações relevantes, mesmo sem – ainda – não ter nenhuma experiência profissional oficial! 

Leia também: Enviei meu currículo, e agora?


Notas finais

Ao longo deste texto, você aprendeu como é possível – e fácil – colocar as informações no currículo mesmo sem ter experiência. 

Visite e revisite este material quantas vezes forem necessárias, pois ele pode ser a ajuda que faltava na hora de responder as dúvidas constantes que aparecem na hora de criar um currículo sem ter experiência.

Lembre-se: comece dando uma boa estrutura para o seu currículo, deixando cada uma das seções com o seu devido destaque, pois cada uma delas tem um papel e importância específicos. 

A partir daí, use e abuse da sua trajetória, conquistas e habilidades interpessoais para transformá-las em experiências relevantes, que importam muito mais do que qualquer experiência!

———-

Siga-nos também nas redes sociais para receber mais dicas como essas!