Conheça os 6 Estilos de Liderança para se tornar um líder mais eficaz

O conceito Estilos de Liderança foi pensado por David McClelland, psicólogo da Universidade de Harvard, que descobriu nas suas pesquisas sobre o desenvolvimento de competências profissionais que líderes que dominavam seis ou mais competências de inteligência emocional eram muito mais eficazes do que colegas que careciam de tais forças.

Conhecer e gerenciar os estilos de liderança é fundamental para qualquer profissional interessado em atingir os melhores resultados em sua equipe.

Ser um bom líder significa saber gerenciar cada situação da melhor forma, sejam momentos de crises, foco na conquista de um objetivo específico ou lidar com as relações dentro da equipe.

Para triunfar nesse quesito é importante que você conheça os seis estilos de liderança que auxiliam no manejo de diferentes circunstâncias profissionais.

Continue com a gente, pois iremos falar sobre:

  • Como surgiram os seis estilos de liderança?
  • Como comparar e entender os seis estilos?
  • Os seis estilos de liderança
  • As situações determinam o estilo a ser aplicado

Antes de apresentar os seis estilos, vale a pena conhecer de onde eles vieram.

Boa leitura!


Como surgiram os seis estilos de liderança?

O conceito foi pensado por David McClelland, psicólogo da Universidade de Harvard, durante suas pesquisas sobre o desenvolvimento de competências profissionais.

McClelland descobriu que líderes que dominavam seis ou mais competências de inteligência emocional eram muito mais eficazes do que colegas que careciam de tais forças.

Ele acabou determinando que existem seis estilos de liderança que influenciam o ambiente de trabalho numa organização. São eles:

  • Coercivo;
  • Confiável;
  • Agregador;
  • Democrático;
  • Agressivo;
  • Conselheiro;

Antes de apresentarmos especificamente cada um dos estilos, vale a pena entender de que forma podemos tornar a comparação entre eles mais perceptível.


Como comparar e entender os seis estilos?

Uma forma de entender cada um dos estilos é a partir de 5 categorias pelas quais eles podem ser comparados:

  • Modos de ação dos líderes;
  • Resumo do estilo em uma frase;
  • Competência da Inteligência Emocional associada ao estilo;
  • Situações em que a operação do estilo funciona melhor;
  • Impacto no clima organizacional.

Sabendo disso, vamos analisar cada um dos seis estilos a partir desses parâmetros para que seja fácil a compreensão e a comparação entre eles. Dessa forma, será mais fácil decidir em quais situações cada um deles pode ser acionado.

Explicaremos o porquê do nome de cada um e quais são as suas características.

Vamos lá?


Os seis estilos de liderança


1 – Estilo de Liderança Coercivo

Estilos de Liderança - Coercivo

O modo de ação no estilo coercivo é aquela que exige imediata obediência. Resumindo em uma frase, seria “Faça o que eu digo”.

As principais competências da inteligência emocional associada a esse estilo é conduzir à execução, tomar iniciativa e ter autocontrole.

O estilo Coercivo é melhor aplicado em situação nas quais há uma crise na organização, ao perceber que as coisas estão fora controle, principalmente no pontapé inicial da gestão dessa crise

O impacto no clima organizacional é negativo. Se você mantiver esse estilo por muito tempo, você pode destruir a sua equipe.

A melhor estratégia é acionar esse estilo como uma injeção para salvar uma determinada situação e rapidamente mudar sua abordagem para outro estilo.


2 – Estilo de Liderança
Confiável

Estilos de Liderança - Confiável

A principal característica do estilo Confiável é que ele mobiliza pessoas em direção a uma visão. Em uma frase: “Venha comigo”. Você chama as pessoas para te acompanhar em determinada direção.

Autoconfiança, empatia e mudança estimulante são as principais competências da inteligência emocional implícitas neste estilo. É necessário saber se colocar no lugar dos outros e criar estímulos para mobilizar sua equipe.

Faça uso do estilo Confiável principalmente se as mudanças requerem nova visão ou quando uma direção objetiva é necessária.

Se você está mudando seu objetivo estratégico e, assim, os rumos de sua equipe e seus resultados, é aconselhável fazer uso deste estilo de liderança.

O impacto no clima organizacional é positivo, porque não gera perturbação ou exaustão.


3 – Estilo de Liderança
Agregador

Estilos de Liderança - Agregador

O estilo Agregador também apresenta impacto positivo no clima da organização.

Isso porque o modo de ação dos líderes envolve criar harmonia e construir laços emocionais. O mote principal seria “As pessoas vêm primeiro”.

É importante fazer uso das competências da inteligência emocional que estabelecem empatia, construção de relacionamentos e comunicação.

O mais aconselhável é que este estilo seja acionado na cura de uma ruptura na equipe ou na motivação de pessoas durante circunstâncias estressantes.

O estilo Agregador é muito bem-vindo quando você está lidando com um trauma recente, uma forte quebra de confiança ou um processo desgastante pelo qual sua equipe passou.

É o momento de reunir a equipe e fortalecer laços.


4 – Estilo de Liderança
Democrático

Estilos de Liderança - Democrático

Em uma frase, o estilo Democrático pode ser resumido em “O que você pensa?”. Sua principal característica é construir consenso através da participação.

Isso significa chamar as pessoas para participar da solução de determinado problema, perguntar a opinião e como cada um pode contribuir.

Mais uma vez o impacto é positivo no clima organizacional.

Nos casos em que seja interessante consolidar uma equipe ou criar consenso para obter contribuição de valor das pessoas, opte pelo estilo Democrático.

São os casos em que você já tem uma equipe orientada, comprometida e engajada e agora está buscando melhorar os resultados.

É o estilo de liderança ideal porque é participativo e conta com a colaboração de todos para atingir um patamar mais alto de desempenho.

Para efetivá-lo, é importante estar apto a mobilizar competências da inteligência emocional relacionadas à colaboração; liderança de equipe e comunicação.


5 – Estilo de Liderança
Agressivo

Estilos de Liderança - Agressivo

Semelhante ao Coercivo, o estilo Agressivo gera um impacto negativo no clima organizacional, por isso, esteja atento à maneira como fará uso dele.

O principal modo de ação do líder é o estabelecimento de altos padrões de desempenho.

“Faça como eu faço, mas faça agora”. É um estilo impaciente, que demanda que sua equipe cumpra determinações suas.

Por isso, esteja atento à consciência, a conduzir à execução e à iniciativa enquanto competências da inteligência emocional necessárias para acionar o estilo Agressivo.

Apesar de ter impacto negativo, existem momentos nos quais esse estilo de liderança funciona muito bem. Principalmente na obtenção de resultados de uma equipe altamente motivada e competente.

Ele deve ser usado em curto espaço de tempo, em situações que você estabelece desafios para sua equipe. Você não irá desmotivá-la, mas desafiá-la, colocando padrões de excelência e desempenho, exigindo que esses padrões sejam atingidos o mais rápido possível.

O segredo é fazer uso desse estilo com parcimônia em equipes consolidadas e motivadas para que não se transformem em equipes desmotivadas. Serve para alavancar resultados de uma equipe que já é boa!


6 – Estilo de Liderança
Conselheiro

Estilos de Liderança - Conselheiro

Por fim, o estilo Conselheiro é aquele que tem como objetivo desenvolver pessoas para o futuro.

Sua frase seria: “Tente isso”. É o momento de orientar uma equipe ou uma pessoa, de propor experimentar algo novo ou mudar.

A competência da inteligência emocional utilizada aqui é desenvolver as pessoas, empatia e autoconsciência.

As melhores situações para esse estilo de liderança são aquelas em que você precisa ajudar um funcionário a melhorar o desempenho ou a desenvolver força a longo prazo.

Certamente, há impacto positivo no clima organizacional.


Afinal, qual o melhor estilo de liderança?

Não existe um único estilo ideal. Cada um dos seis pode se tornar o ideal dependendo da situação na qual você se encontra.

Por exemplo, imagine que você está entrando em uma nova empresa na qual você encontrou uma equipe desmotivada, sem propósitos comuns e sem união.

Você sente a necessidade de agregar, modificar e dar um rumo para as pessoas, além de estabelecer as diretrizes e objetivos, o estilo Coercivo pode ser muito útil.

Isso porque nessa situação existe a necessidade de você chegar dizendo “quem manda” no departamento. A famosa expressão “dar o pé na porta e entrar”, para fazer com que as coisas se encaixem no lugar certo o mais rápido possível.

Por que, então, existe a ideia de que o estilo Coercivo pode ter um impacto negativo no clima organizacional?

Porque você não pode manter esse estilo o tempo todo. Não é viável manter apenas esse estilo a longo prazo. Você deve entrar, exigir a obediência, estabelecer os objetivos e, depois, mudar para uma liderança de estilo com impacto positivo.

Os líderes necessitam de muitos estilos, quanto mais estilos, melhor. Líderes eficazes trocam flexivelmente entre os estilos de liderança quando necessário.

E muitas vezes, você precisa trocar de estilos dependendo da pessoa da equipe com quem está se relacionando.

Seja por ela estar em outro momento da carreira ou certo momento pessoal e você precisa agir de acordo, seja de modo mais drástico, mais conselheiro, mais amigável ou o que pedir a situação.

De acordo com a pesquisa de David McClelland, os líderes que dominam quatro ou mais estilos, especialmente o confiável, o democrático, o agregador e o conselheiro, têm os melhores climas e desempenho de negócios.


Notas Finais

O melhor líder não tem, ou melhor, não deveria ter um único estilo de liderança.

É desejável que dependendo do momento, você como líder tenha a opção de utilizar outros estilos que lhe permitam solucionar ou impulsionar determinados acontecimentos.

Agora que você conhece os seis estilos de liderança, quer mais dicas sobre como se desenvolver como líder e obter os melhores resultados? Conheça nosso Curso 100% Online de Desenvolvimento da Nova Liderança.

Ricardo Amaral

Autor: Ricardo Amaral

Especialista em Desenvolvimento Organizacional, com certificação internacional em Life & Executive Coaching pelo Integrated Coaching Institute.

Possui mais de 30 anos de carreira na indústria química e agrícola, em que iniciou como supervisor de turno na DOW até chegar à Executivo de RH na Votorantim Agroindústria.

É fundador e sócio diretor da Ferraz do Amaral Consultores Associados e atualmente dedica-se a atividades de consultoria e coaching executivo.

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