Está aberta a temporada de Trabalhos Temporários. Como se beneficiar?

 

O final do ano chegou e, junto dele, chegaram as vagas de trabalho temporário.

Essa é uma época que beneficia milhares de pessoas que querem e precisam fazer uma graninha extra e, também, ganhar uma experiência de trabalho relevante.

Afinal, este é o momento em que as empresas, lojas e estabelecimentos esperam pelo aumento do número de clientes e, por conta disso, precisam reforçar suas equipes.

O assunto é tão importante que virou tema do quadro “Tá Lascado” do programa Mais Você da Rede Globo do último dia 28 de outubro, apresentado pelo ex-BBB e economista Gil do Vigor.

E nós da Eventos RH sabemos na prática a relevância do trabalho temporário e como ele pode ser uma oportunidade estratégica para as pessoas que desejam ser efetivadas.

Pensando nisso, preparamos este resumo com as principais dicas, dados e informações apresentadas no programa.

 

 

Vagas temporárias para o final do ano de 2021

Os apresentadores do programa trouxeram alguns dados da pesquisa feita pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens) que evidenciam o quanto diversos setores do mercado estarão aquecidos neste ano.

Alguns deles são:

  • Mais de 94,2 mil pessoas devem ser contratadas para a temporada de final de ano de 2021;
  • Cerca de 60 mil vagas serão destinadas aos cargos de vendedor e atendente em shoppings;
  • O salário médio inicial é de R$1.608,00;
  • 54% das vagas serão das regiões sudeste e sul;
  • Só em São Paulo serão mais de 25 mil postos de trabalho, seguido de Minas Gerais, com 10,6 mil, Rio de Janeiro com 7,6 mil e, por fim, Paraná, com 7,2 mil postos.

E o melhor: a pesquisa indica que 30% a 50% dos funcionários têm chances reais de serem efetivados.

Ou seja, o trabalho temporário é uma ótima oportunidade para quem precisa de renda e também para quem está em busca de trabalho fixo.

 

Trabalho Temporário é a porta de entrada para o mercado

Como aponta Gil, uma vaga temporária pode dar a experiência tanto para uma pessoa conseguir um emprego na área que ela deseja quanto para ela mostrar que pode ser efetivada na vaga que ela está como temporária.

O economista, que já trabalhou como vendedor, e fez bicos de diversos tipos, relembra que essas experiências deram a ele uma bagagem que fez toda a diferença em sua vida profissional.

Então, não encare o trabalho temporário como algo passageiro, nem mesmo inferior, pois além da experiência, ele pode ser a sua porta de entrada oficial para o mercado de trabalho, te dando a garantia de uma renda fixa.

“Você ganha uma noção do que é trabalhar, para quem nunca trabalhou. Foi através disso [do trabalho temporário] que eu entendi como é a vida no mercado de trabalho hoje em dia”, comentou Miriam Pires, que é atendente e foi entrevistada pela equipe da Rede Globo.

Fabiano Nascimento, que atua como assistente administrativo, também contou sua experiência: “Fui contratado como temporário para cobrir férias e acabei ficando. Hoje já faz 12 anos que estou na empresa”.

Assim, o economista indica: “É sobre ver o trabalho temporário como o tempo que você tem para mostrar tudo o que você pode fazer.”

 

 

Já conferiu nossas vagas abertas?

Dicas para transformar o trabalho temporário em um trabalho definitivo

Para Gil do Vigor, a principal dica para as pessoas que querem ser efetivadas em um trabalho temporário é a proatividade.

“A gente está vivendo num mundo em que as pessoas precisam ser rápidas, saber lidar com a informatização e com a tecnologia. Então não dá pra ficar parado não.”

Além disso, ele fala que é muito importante demonstrar constantemente a vontade de ser efetivado, fazer perguntas, mostrar-se disponível em, inclusive, aprender sobre outras áreas e atividades.

Em outras palavras, mostre que você é “pau pra toda obra”!

Gil também conversou com uma especialista em recursos humanos, que deu dicas importantes sobre como caprichar no currículo.

Algumas das principais dicas são:

  1. Inclua o objetivo do currículo;
  2. Detalhe suas experiências e dê destaque aos números (orçamentos, percentagens etc);
  3. Inclua informações pessoais como: e-mail, rede social profissional (como o LinkedIn) e telefone de contato. 

Lembre-se: para ter um currículo de sucesso é preciso saber contar sua história em poucas palavras e dar destaque ao que realmente interessa!

 

Esteja aberto para o mercado, pois ele está aberto para você

Como relembra Gil, assim como você quer um emprego, o empregador também quer te contratar.

Afinal, quanto mais tempo uma empresa leva para conseguir um profissional para assumir determinada vaga, mais ela perde.

Portanto, tenha em mente que as empresas também precisam de você!

Se empenhe, então, a mostrar para ela que você é a pessoa capaz de resolver o(s) problema(s) e dar o retorno que ela precisa.

Assim, o “encontro perfeito” entre você e a empresa está pronto para acontecer, e o trabalho temporário pode ser a chance que você precisava! Não perca essa oportunidade!

 


Quer ver mais dicas sobre mercado de trabalho e carreira como esta? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais: – Eventos RH no Facebook – Eventos RH no Linkedin