Entenda a importância da qualificação profissional e quais aspectos desenvolver

 

Quando falamos de mercado de trabalho, sua qualificação profissional é o seu principal patrimônio.

Por isso, é muito importante que durante toda a sua trajetória profissional você não descuide deste aspecto da sua carreira.

É claro que, como tudo na vida, poderão acontecer altos e baixos. Mas, apesar disso, sua qualificação profissional precisa ser sempre um ponto de atenção constante.

Então, se você quer entender melhor sobre a importância da qualificação profissional e sobre quais aspectos desenvolver para ser um profissional qualificado, confira as informações que separamos para você neste artigo!

 

Qual é a importância da qualificação profissional

De forma simples e direta, a qualificação profissional é importante porque ela é um dos principais fatores que irão te manter relevante no mercado de trabalho.

Com ela, as chances de você atingir as posições e renda que você deseja ao longo dos anos são maiores.

Você pode estar pensando agora “mas eu fiz uma boa faculdade, trabalho em uma grande empresa, isso já me dá boas chances de crescer”. 

Sentimos em te informar que isso já não é mais o suficiente. E vamos te contar por quê.


1. A sua qualificação só depende de você

Aqui na Eventos RH, lidamos diariamente com centenas de profissionais das mais variadas áreas e com as mais variadas histórias.

E algo que vemos com frequência em profissionais que estão tentando se recolocar no mercado de trabalho, mudar de emprego ou crescer na carreira é que eles não se preocuparam com a qualificação profissional.

Os motivos para isso acontecer são muitos: falta de opção, acomodação, e até mesmo falta de conhecimento sobre a importância de cuidar adequadamente de suas habilidades e competências profissionais.

Mas, na verdade, o que mais ocorre é que as pessoas acreditam que a única responsável pela qualificação profissional delas é a empresa em que elas trabalham.

Com essa crença, elas passam anos de suas vidas delegando os cuidados de suas carreiras para a empresa, sem tomar nenhuma responsabilidade sobre isso.

E isso é um grande erro.

Para que isso não aconteça com você, tenha sempre em mente que a sua carreira é responsabilidade sua e de mais ninguém.

Você é o único responsável por saber e ir atrás do que você precisa para se tornar e se manter relevante enquanto profissional no mercado de trabalho.

Carregue esse conselho e não tenha dúvidas de que o seu futuro te agradecerá!


2. O estudo não acaba junto com a faculdade

Como dissemos no início do artigo, ter apenas um diploma não é mais suficiente.

Cada vez mais, é preciso ir além nos estudos e se manter em constante desenvolvimento técnico e intelectual.

Acredite, para ser um profissional qualificado, você vai precisar frequentar a “sala de aula” pelo resto de sua vida.

Portanto, na medida em que estiver ao seu alcance, procure ampliar a sua formação com novos níveis de ensino.

Pós Graduação, MBA e Mestrado são algumas opções comuns e valiosas, mas não são as únicas. Convenhamos, com a internet nas palmas das mãos, o céu é o limite!

Tão importante quanto adquirir novas habilidades, é garantir que você estude e se engaje em novos aprendizados que sejam verdadeiramente úteis para a sua carreira. 

Nada de encher linguiça e a parede de diplomas sem qualquer fundamento, okay? (A não ser que seja como hobby, é claro.)

Então, a dica é simples: nunca pare de se desenvolver, agregando novas competências e habilidades à sua trajetória, de forma que elas possam te oferecer uma condição mais segura em termos de mercado de trabalho.

 

Já conferiu nossas vagas abertas?


3. Você não precisa passar a vida toda numa única empresa

Os tempos mudaram. 

Como consequência, fazer carreira em uma única empresa já não é uma escolha certeira para a grande maioria das pessoas.

Sem dúvidas, conseguir crescer dentro de um mesmo espaço é uma conquista importante, mas já não é a única forma de você construir uma carreira sólida e bem sucedida.

Lembre-se disso: carreiras se constroem no mercado de trabalho, não em uma única empresa.

Hoje em dia, durante um recrutamento, o que as empresas procuram são profissionais polivalentes, ou seja, profissionais que não se limitam a um único segmento ou a uma única cultura organizacional.

Assim, não limite o seu potencial. Arrisque, saia da sua zona de conforto e aceite novos desafios. Isso, sem dúvidas, será valorizado.

 

4. Aprenda um novo idioma

Já não é novidade que saber falar uma língua diferente é praticamente um pré-requisito na maioria das grandes empresas, mas cada vez mais espalhadas pelo mercado.

E, ao longo dos anos, o inglês se tornou a língua mais procurada por motivos óbvios.

Mas, assim como um diploma não é sinônimo de qualificação, continuar no nível básico de proficiência em uma língua também não.

Além disso, para quem já é fluente no inglês, aprender uma terceira língua é algo valorizado no mercado. Quem sabe mandarim, para trabalhar com os gigantes chineses em ascendência no mercado?!

Afinal, essa é uma forma ampliar as suas oportunidades não apenas no mercado de trabalho, mas no mundo como um todo.

E o melhor de tudo é que, graças à internet e ao digital, é possível encontrar diversos cursos gratuitos e de qualidade que podem te dar o nível de proficiência que você precisa!

 


5. A tecnologia é sua amiga

Lembra que falamos que o estudo precisa ser uma constante em sua vida?

Pois nessa dica número 5, ressaltamos novamente a importância dos estudos para a qualificação profissional. 

Mas, agora, a dica tem a ver com estudar a tecnologia.

Saber utilizar e interagir com a tecnologia é outro componente muito importante quando falamos de qualificação profissional. 

Atualmente, é praticamente impossível dissociar ferramentas e dispositivos tecnológicos e digitais do nosso cotidiano. E no ambiente de trabalho não é diferente.

Sobretudo neste contexto de trabalho remoto repleto de videochamadas e  apresentações de powerpoint, aprender a lidar com a tecnologia é essencial.

 

6. O modo como você se comporta também representa a sua competência profissional

Até agora, demos muitas dicas sobre como potencializar as suas competências profissionais por meio de habilidades e conhecimentos técnicos.

Mas você sabia que o seu comportamento também é determinante para você ser considerada uma pessoa qualificada ou não?

Talvez já seja mais importante do que as competências técnicas, e tende a ser ainda mais valorizado com os avanços tecnológicos que estão virando a esquina.

Ou seja, sua ética profissional, o modo como você lida e trata outras pessoas, o jeito que você trabalha em equipe, como você lida com novos desafios que te são apresentados…Todos esses fatores dizem respeito à sua qualificação e competência profissional.

Portanto, como última dica, reforçamos a importância de você cuidar e se importar com o seu autoconhecimento e comportamento da mesma forma como precisa se importar com todas as dicas anteriores.

Lembre-se: é o modo como você se comporta que vai comprovar se você é, de fato, um profissional qualificado.

 

Notas finais

Em resumo, se você quer ser uma pessoa bem sucedida no mercado de trabalho e não correr o risco de perder o emprego e ser surpreendido por não ter condições de competir com seus concorrentes, você precisa trabalhar a sua qualificação profissional.

Dessa forma, não dependa do seu emprego atual para procurar novos conhecimentos, amplie as suas habilidades e seu conhecimento sobre um novo idioma, esteja sempre atualizado sobre questões tecnológicas e, claro, tenha um comportamento que gere confiança.

Reflita, planeje e priorize o seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Mantendo o foco, a qualificação profissional será parte de quem você é e os retornos serão muitos.

———-

Quer saber como colocar a sua qualificação profissional no currículo? Acesse nosso artigo: Passo a Passo para Elaborar um Currículo de Sucesso