O que NÃO colocar no currículo? Confira os 10 ERROS mais comuns que você deve evitar

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que incluir no currículo, mas você já se perguntou sobre o que não colocar?

Pois bem, uma das formas de elaborar um bom currículo, é evitar cometer erros nele. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com os 10 erros mais comuns que você deve evitar durante a criação do seu currículo. Ao seguir estas dicas, você terá a certeza de que o currículo não será motivo de eliminação do processo seletivo.

Leia também: Passo a passo para elaborar um currículo de sucesso


1. Ter apenas uma versão do currículo

Nenhuma vaga é igual à outra, por mais parecidas que possam ser. Por isso, o seu currículo também não deve ser um só.

Ter uma versão única do currículo é um erro que pode fazer você perder muitas oportunidades, justamente porque cada vaga tem suas especificidades e requisitos próprios.

Muitas vezes, uma experiência, habilidade ou conhecimento que os recrutadores consideram muito importante para um determinado cargo não possui o mesmo peso para outro, mesmo que ambos estejam dentro de uma mesma área.

Por isso, é muito importante ter uma versão do seu currículo para cada vaga que você irá concorrer.

Ou seja, sempre personalize o seu currículo de acordo com os requisitos de cada vaga.

Uma boa forma de otimizar esse processo é utilizar um currículo base com informações mais gerais e fazer as devidas adaptações conforme os requisitos de cada vaga.


2. Mentir 

Essa é uma regra básica. Nunca, em hipótese alguma, minta no seu currículo.

Afinal, dificilmente você conseguirá sustentar sua mentira por muito tempo, podendo cair em contradições que serão facilmente percebidas pelos recrutadores e resultando na sua eliminação.

Nesse caso, é importante que você tenha clareza sobre a diferença entre mentir e omitir informações no seu currículo.

Você pode até deixar de colocar algumas informações, sobretudo aquelas que não são solicitadas e que podem tornar o seu currículo extenso ou redundante.

Porém, tenha cuidado! Ao omitir uma informação do seu currículo, tenha certeza de que ela não seja relevante para o processo, e que ela não irá confundir ou até mesmo constranger o recrutador durante as etapas do processo seletivo.

3. Ser antiético(a) 

Ser antiético é mais um erro que você deve evitar sempre que estiver se questionando sobre o que não colocar no currículo.

Se você tem dúvidas sobre o que pode ser considerada uma informação antiética, vamos te dar alguns exemplos abaixo.

Colocar informações sigilosas ou sensíveis dos seus empregos passados e das empresas que você trabalhou, como, por exemplo, dados que comprometem a chefia ou até mesmo os seus colegas de trabalho são informações que não precisam e nem devem estar no seu currículo.

O mais importante, nesta dica, é você manter o bom senso. Caso ache que está incluindo alguma informação sensível, opte sempre por não incluí-la.

Seja no currículo ou nas entrevistas, ser ético(a) é fundamental!


4. Ter um currículo muito extenso 

Ter um currículo grande e com muitas páginas é um erro que você não deve cometer.

Idealmente, bons currículos possuem uma página. No máximo, duas páginas. E este é o número que você deve ter em mente na hora de criar o seu.

Então, pondere sobre quais informações são realmente valiosas e necessárias para o recrutador entender, de forma rápida e fácil, que você tem o perfil para a vaga.

Você realmente precisa incluir todo o seu histórico escolar, acadêmico e profissional? Todos os cursos que você já fez são importantes para a vaga em questão?

Ainda neste raciocínio, a famosa frase “menos é mais” se encaixa perfeitamente nesta dica.

É importante você planejar uma boa estrutura para o seu currículo, sabendo exatamente quais informações incluir e, sobretudo, saber como e o que colocar nas experiências do seu currículo. 

Ou seja, quando você pensar sobre o que não colocar no currículo, lembre-se sempre de não encher linguiça e colocar apenas aquilo que é essencial para a vaga.

5. Cometer erros gramaticais

Quando se trata de gramática e ortografia, o seu currículo precisa ser perfeito.

Durante uma triagem, quase 100% dos currículos que contêm erros gramaticais são eliminados.

Portanto, tenha muito cuidado ao redigir frases, títulos e, também, informações pessoais como o seu número de telefone, por exemplo.

Dessa forma, revise o seu currículo quantas vezes forem necessárias e não hesite em pedir para uma outra pessoa, como um amigo ou familiar, fazer uma última revisão para você ter certeza de que não deixou passar nada.

Já conferiu nossas vagas abertas?

6. Formatar inadequadamente

A primeira coisa que você deve pensar na hora de formatar o seu currículo é que ele deve ser o mais fácil e simples de ser lido por qualquer pessoa.

Tendo isso em mente, você vai entender que não é necessário (e nem benéfico) “incrementar” a formatação do seu currículo.

Veja alguns tipos de formatação que você deve evitar:

  • Letras garrafais (sobretudo em títulos);
  • Letras coloridas demais;
  • Palavras ou textos sublinhados;
  • Aspas em excesso.

Quanto mais sóbrio for o seu currículo, melhor. Uma formatação exagerada irá chamar a atenção dos recrutadores pelos motivos errados. Então, foque no conteúdo!


7. Não incluir o seu objetivo profissional

Ignorar ou esquecer de incluir o objetivo profissional no seu currículo dificulta – e muito – a análise dos recrutadores.

Afinal, o objetivo profissional é o primeiro campo que eles irão analisar, além de ser uma forma efetiva de entender se você está alinhado(a) com a vaga em questão.

Portanto, saiba como e o que colocar no objetivo profissional do seu currículo e não ignore esta etapa!


8. Data desatualizada

Apesar de não ser obrigatório, é muito comum incluir a data da última atualização do seu currículo no próprio documento.

Se este for o seu caso, tenha certeza de que está enviando o seu currículo com a data correta e atualizada. Não economize na revisão!

Errar essa informação pode passar uma primeira impressão negativa para os recrutadores, uma vez que você pode ser interpretado(a) como alguém que não presta atenção aos detalhes ou que está encaminhando um CV antigo sem revisão para a oportunidade atual.

9. Entregar currículos amassados ou sujos

Se você for enviar seu currículo em formato físico, garanta que ele estará nas melhores condições de cuidado.

Evite fazer dobras no papel e garanta que o envelope tenha o tamanho ideal para caber toda a folha.

Por mais incomum que seja enviar um currículo impresso atualmente, pode ser que, dependendo da empresa, isso seja solicitado.

O seu currículo é a porta de entrada para os recrutadores saberem quem você é, por isso, entregar um currículo em perfeitas condições já diz muito sobre a sua personalidade!

10. E a foto, devo ou não incluir no CV?

A dúvida sobre colocar ou não uma foto no currículo é muito comum e, acredite, é motivo de muita confusão entre os candidatos.

Por mais que muitas pessoas acreditem ser importante incluir uma foto no currículo, essa não é uma ação recomendada quando a sua imagem não for importante para o seu cargo ou função.

Lembre-se de que a sua foto e a sua imagem são, também, a sua privacidade. E isso não deve ser um fator determinante para a sua aprovação ou não. 

Portanto, se alguma vaga exigir que os currículos contenham foto, busque mais informações sobre a empresa anunciante e procure entender por que essa solicitação é obrigatória.

Dessa forma, só envie a sua foto caso se sinta plenamente seguro(a) e confiante.


Notas finais

Essas foram as nossas 10 dicas sobre o que não colocar no currículo!

Nós temos a certeza de que, seguindo todas elas, as impressões sobre você serão muito melhores e as chances de você se destacar, muito maiores.

O seu currículo diz muito sobre você e sobre a sua personalidade e, quando se trata do mundo profissional, todos os erros que listamos aqui devem ser evitados ao máximo.

Leia e revise o seu currículo a cada nova alteração, por menor que ela seja. 

Nesse sentido, uma coisa é certa: um erro pode fazer toda a diferença.

———-

Siga-nos também nas redes sociais para receber mais dicas como essas!