Não consigo arrumar emprego, e agora? 3 dificuldades para você superar

Está em busca de um emprego mas sente que está faltando alguma coisa pra realmente conseguir? Confira no artigo, quais são as 3 principais dificuldades na hora de conseguir emprego e dicas para superá-las. 

 

Às vezes, quando você está no meio de uma busca de emprego, apesar de seus melhores esforços, você continua tendo dificuldade.

Pode ser desanimador não ver resultados de todo o seu trabalho duro, principalmente diante do difícil cenário do mercado de trabalho atual, que enfrenta a maior taxa de desemprego dos últimos 10 anos.

Mas é verdade também que muita gente enfrenta algumas dificuldades que, felizmente, são contornáveis. Confira a seguir quais são as 3 principais dificuldades na hora de conseguir um emprego e dicas valiosas e práticas sobre como conseguir superá-las.

 

Quais são as principais dificuldades na hora de conseguir um emprego?

1. Você não encontra vagas na sua área de atuação

Provavelmente você já falou ou já ouviu alguém dizer a seguinte frase: “o mercado de trabalho está horrível, não encontro vagas na minha área”.

Essa sensação não é de toda errada, mas não é porque não há vagas no mercado. O que acontece é que cerca de 80% das vagas disponíveis não são anunciadas em plataformas de emprego, e acabam sendo preenchidas por meio do bom e velho boca-a-boca.

Ou seja, apenas 20% delas realmente chegam até o mercado de trabalho e são anunciadas por recrutadores e gestores de empresas.

Como superar essa dificuldade?

Já que ficar à mercê dos míseros 20% não é uma boa opção para quem precisa encontrar um emprego rapidamente, a melhor forma de superar essa dificuldade é conseguir expandir sua rede de contatos por meio do networking.

O Networking nada mais é do que a ação ou processo de interação com outras pessoas para trocar informações e desenvolver contatos profissionais ou sociais.

Ou seja, é uma forma eficaz de gerar conexões importantes com pessoas que, ao conhecerem mais sobre você e seu trabalho, podem ser uma peça-chave na hora de uma indicação ou para você descobrir novas oportunidades disponíveis no mercado.

O LinkedIn é uma excelente rede que pode te ajudar nesta interação com outros profissionais.

Veja nossas dicas de como usar o Linkedin para ampliar seu networking.

2. Manda diversos currículos mas nunca é chamado para entrevista

Você se candidata para inúmeras vagas e, mesmo assim, não é chamado para nenhuma entrevista?

Isso acontece porque os recrutadores recebem centenas (ou milhares) de currículos por vaga, o que aumenta muito a concorrência e faz com que apenas uma pequena parcela dos currículos seja efetivamente visualizada.

Nesse sentido, somente “enviar currículo” não é uma garantia de emprego. 

Como superar essa dificuldade?

O primeiro e mais importante passo é ter foco

De nada adianta “atirar para todos os lados” e aplicar para vagas que não fazem sentido nem com o que você deseja, nem com o seu perfil.

Por isso, faça um filtro das vagas que você encontrar e envie seu currículo apenas para aquelas que condizem com suas habilidades, conhecimentos e, claro, que estão alinhadas com o que você quer.

Em segundo lugar, você precisa saber criar um currículo atrativo.

Enviar um currículo mal elaborado pode te fazer perder a oportunidade de ser chamado para uma entrevista, mesmo que você possua os requisitos básicos exigidos pela oportunidade.

Os entrevistadores demoram em média 6 segundos para ler cada currículo, daí a importância de um currículo que destaque o que o recrutador está procurando. 

Leia: Como fazer um currículo perfeito? 3 dicas essenciais.

Já conferiu nossas vagas abertas?

3. Falta de preparo para o processo seletivo

Mesmo muitos recrutadores valorizando a naturalidade e espontaneidade de um candidato no processo seletivo, quanto mais você conhecer como os processos funcionam e o papel de cada pessoa envolvida, maior será a sua chance de se destacar entre os outros candidatos que concorrem à mesma posição que você.

O processo seletivo é o momento de você mostrar, em pouco tempo, os motivos que te fazem ser a pessoa ideal para preencher a vaga. Por isso, estar preparado é fundamental.

Como superar essa dificuldade? 

Comece pesquisando e se informando mais sobre a empresa para a qual você irá fazer a entrevista.

Em seguida, busque dicas sobre boas práticas em processos seletivos, incluindo descobrir quais são os erros que você não pode cometer.

Lembre-se que entrevistas de emprego nada mais são do que um teste e, assim como numa prova, pesquisa, estudo e treino te colocam muito mais perto da aprovação!

[CURSO ONLINE] – MAPA DO EMPREGO – Conheça os 3 passos essenciais para a conquista do novo emprego

Se você quer estar ainda mais perto de conquistar um novo emprego, o curso Mapa do Emprego te ajuda a chegar lá.

É o curso é ideal para quem está em busca de inserção ou recolocação profissional ou deseja mudar de emprego e quer uma orientação clara e estratégica para ser bem sucedido(a) nos processos seletivos.

Nele, você irá percorrer os 3 passos fundamentais para conseguir um novo trabalho:

  1. Definição do seu objetivo profissional;
  2. Mapeamento de mercado e networking;
  3. Preparação para processos seletivos.

Além de tudo, o curso é 100% online, e você tem acesso imediato para assistir de onde quiser. Gostou?

Inscreva-se agora!


Quer ver mais conteúdos sobre dicas de emprego? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais!

– Eventos RH no Facebook

– Eventos RH no Linkedin