Como escolher a profissão certa? 4 dicas para definir o seu objetivo profissional

Escolher a profissão certa em meio a tantas possibilidades realmente não é algo fácil a se fazer, confira algumas dicas que poderão tornar a sua escolha mais fácil e certeira.


Como escolher a profissão certa em meio a tantas possibilidades? Com o que trabalhar? Qual curso fazer? Qual faculdade escolher?

Esse tipo de dúvida é muito comum na vida de qualquer pessoa e, se você chegou até aqui, provavelmente é porque está passando por isso nesse momento.

De fato, tomar uma decisão que irá impactar os próximos anos da sua vida não é algo fácil de ser feito. Mas não precisa ser impossível!

Afinal, cedo ou tarde, você precisará escolher.

Por isso, nós queremos, por meio deste artigo, dar algumas dicas que podem tornar o seu processo de escolha e de descoberta muito mais tranquilo e agradável.


Como escolher a profissão certa?

Como você já percebeu, as perguntas que podem surgir enquanto você tenta descobrir o que fazer da vida são muitas. 

A escolha de uma profissão pode levar semanas, meses ou até anos, à medida que você continua aprendendo o que deseja, precisa e pode oferecer em sua vida profissional.

Além disso, é importante observar que você pode ter a opção de mudar seu caminho várias vezes em sua vida, tornando a capacidade de escolher uma nova carreira uma habilidade de vida valiosa.

Tendo isso em mente, vamos às dicas!

 

1. Não escolha só pelo dinheiro

O principal equívoco das pessoas que estão no processo de decidir o que fazer é colocar dinheiro em primeiro lugar.

Ou seja, priorizar as profissões que prometem “dar muito dinheiro”. 

Colocar a recompensa da sua profissão no quanto você vai ganhar pode ser arriscado e, daqui a alguns anos, caso você perceba que não gosta da sua profissão, o arrependimento pode ser grande.

Então, aproveite enquanto há tempo e tente pensar em profissões que possam tanto te trazer uma satisfação pessoal e imaterial quanto financeira.

Claro, você não precisa e nem deve ignorar a questão econômica, pois o dinheiro possibilita inúmeras realizações, mas o que estamos querendo te dizer aqui é que fazer uma escolha baseada unicamente em ambição financeira pode te trazer prejuízos que dinheiro nenhum paga.

 

2. Converse sobre o mercado de trabalho

A segunda dica que te damos (e essa vale ouro!) é que você comece a conversar com as pessoas à sua volta sobre o mercado de trabalho.

Seja com seus pais, seus amigos, professores ou até profissionais que já atuam em áreas que você se interessa, receber opiniões externas pode te ajudar bastante, pois elas também contribuem para que você se conheça melhor.

Em outras palavras, procure fazer perguntas sobre como é o dia a dia de trabalho dessas pessoas, o que elas têm de desafios, qual a rotina, vantagens e desvantagens que eles enxergam na mesmas. Obviamente as respostas serão pessoais, mas certamente te ajudarão a entender um pouco melhor a realidade da profissão no curto, médio e longo prazo.

De igual forma, ouvir de alguém que te conhece sobre qual é o seu perfil e sobre como ele se encaixa com determinadas profissões pode abrir um leque de possibilidades muito mais claro para você.

Considere também conversar com especialistas em vocação e orientação profissional, pois eles possuem um arcabouço técnico e metodológico que também podem te trazer muito mais assertividade na hora de escolher.

Além disso, ter esse tipo de troca com pessoas ao seu redor diminui o peso e a responsabilidade da decisão.    

Sabemos o quanto essa decisão pode causar ansiedade e, por isso, contar com sua rede de apoio é uma forma de conhecer melhor o mercado de trabalho e ter uma visão mais clara sobre si.

E lembrar de que nenhuma decisão é para sempre. Na sua vida profissional, você sempre poderá (e deverá) tomar novas decisões que poderão dar novos rumos à sua carreira.

Já conferiu nossas vagas abertas?

 

3. Atenção ao cenário

Escolher uma profissão é lidar com o futuro. 

Isso envolve estar atento ao contexto atual, procurando saber quais profissões são as mais relevantes para o futuro e, principalmente, podem deixar de existir num prazo de 5 ou 10 anos.

Um exemplo que explicita o nosso cenário é a robotização. Basicamente, a robotização é um processo tecnológico em que as máquinas, computadores, ou ainda, os robôs vão ser capazes de exercer determinadas funções humanas a ponto de nos substituírem.

Essa já é uma realidade no nosso mundo e, por isso, talvez não faça muito sentido você considerar profissões que possam ser afetadas por esse processo.

Em contrapartida, muitas profissões que ainda não existem vão passar a existir, são as chamadas “profissões do futuro” e estar atualizado sobre elas também pode ser um grande facilitador.

Pesquise, leia bastante e procure se manter sempre atualizado, pois ser uma pessoa informada te ajuda a tomar decisões melhores e mais conectadas com a realidade.

 

4. Há mais de um caminho para todas as escolhas de carreira dos seus sonhos

Não há apenas uma única carreira dos sonhos, assim como não há um único caminho definido para alcançar seus objetivos. 

Você pode ir para a faculdade. Você pode começar em um trabalho júnior e progredir. Ou você pode começar fazendo bicos ou tentando empreender.

Mesmo se não estiver muito certo da sua decisão, o mais importante é experimentar na prática e mudar rápido quando necessário, sempre desenvolvendo novas habilidades técnicas e comportamentais e adquirindo as qualificações necessárias; com isso, todo o resto ”se ajeita”.

Independente da escolha, você sempre pode obter aprendizagens para quase todas as carreiras que você imaginar, então nunca será tempo perdido.

É tudo uma questão de encontrar o aprendizado certo para você, e ir melhorando as suas decisões ao longo da carreira, buscando com criatividade os caminhos que melhor funcionem para você.

Lembre-se – há mais de um caminho para a carreira dos seus sonhos, e também há mais de uma carreira dos sonhos. Além do que as suas aspirações também podem mudar ao longo da vida.

Então tranquilize-se. O importante é descobrir quais são as atividades que te entusiasmam e que você agrega valor ao mercado, porque uma carreira que começa com atendimento ao cliente pode te levar a uma profissão na área da saúde, alimentação, jornalismo ou carreiras em vendas – para citar um alguns.

 

Notas finais

Respire fundo, pois agora pensar sobre sua carreira e profissão ficou muito mais leve.

O mais importante é que, em qualquer uma das 4 dicas, você sempre tenha paciência e se lembre de que pode tomar novas decisões conforme você aprende melhor sobre você mesmo(a) e sobre o mercado.

Embora tomar essa decisão leve tempo e você deva tentar se munir de informações, também se tranquilize lembrando que nem sempre você vai conseguir acertar 100% logo de primeira. Cometer erros e ter que corrigir a rota são eventos normais na vida de qualquer pessoa bem sucedida.

Converse com as pessoas a sua volta, esteja sempre atualizado sobre o presente e o futuro e priorize a sua felicidade – não o dinheiro!

Pode ter certeza que você irá fazer a escolha certa, pois existe mais de uma forma de você escolher, e muitos momentos para você escolher melhor.

Boa sorte!


Quer ver mais dicas sobre mercado de trabalho e carreira como esta? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais:

– Eventos RH no Facebook

– Eventos RH no Linkedin