Empregabilidade: como é e como desenvolver a sua?

Você sabe o que é empregabilidade e como ela pode te ajudar a entender como você pode transformar as suas habilidades em uma utilidade?

Se a sua resposta foi não, você veio ao lugar certo!

Com o desemprego no país atingindo taxas cada vez mais altas, muitas pessoas acabam procurando formas de conseguir um emprego sem antes refletir sobre como é possível ser útil para algo ou alguém com as habilidades e conhecimentos que possui.

E é aí que a empregabilidade aparece como um ótimo recurso para encontrar a resposta desta questão: “no que eu sou bom e como posso me tornar útil com isso?” 

De forma simples, a sua empregabilidade depende:

  • do seu conhecimento (o que você sabe)
  • das suas habilidades (o que você faz com o que você sabe)
  • das suas atitudes (como você aborda coisas e situações)

Neste artigo, nós vamos te ensinar o que é empregabilidade, porque ela é tão importante e como você pode começar a desenvolver a sua agora mesmo.

Vamos nessa? Boa leitura!


O que é empregabilidade?

Empregabilidade pode ser resumida como a nossa capacidade intrínseca de desenvolver, criar e realizar serviços ou produtos que possam ser úteis para outras pessoas.

Em outras palavras, é a habilidade de oferecer serviços e produtos que atendam, efetivamente, às demandas que cada um de nós temos.

Portanto, quando você começar a pensar sobre a sua empregabilidade, pense que existem todos os tipos de pessoas no mundo, com gostos e necessidades específicas.

E pense que, sem dúvidas, todos nós temos algum conhecimento ou habilidade que pode ser muito útil para alguém.

Dessa forma, para desenvolver a sua empregabilidade, tenha em mente que nós, seres humanos, nunca vamos deixar de ter necessidades e sempre haverá oportunidades de criar ou oferecer algo novo. 


Pontos importantes que você deve saber sobre empregabilidade

Mais do que apenas entender, é necessário que você compreenda qual é a importância da empregabilidade, pois, assim, a tarefa de compreender por qual caminho você deve seguir irá se tornar muito mais simples.

Quando falamos de empregabilidade, não existe uma resposta certa ou um caminho certo a seguir.

Para entender do que estamos falando, faça um pequeno exercício: liste quais são as habilidades e os conhecimentos que você possui que você acredita que tem – ou pode ter – alguma utilidade.

Pode ser que, no fim, você entenda que a melhor forma de oferecer os pontos que você listou é iniciando um novo empreendimento. Mas pode ser que o que mais faça sentido seja se tornar um freelancer, buscar uma área ou empresa específica ou até mesmo prestar um concurso público.

Como dissemos, não existe uma resposta certa. Acredite em você, nas suas habilidades e siga confiante na sua decisão.

A dica de ouro aqui é que, independentemente da escolha, você precisa conseguir transformar cada conhecimento seu em um bem comercializável e, assim, “vendê-lo” para o mundo!

Mas como desenvolver a sua empregabilidade? Veja 3 dicas a seguir!

Já conferiu nossas vagas abertas?

A importância da empregabilidade: 3 formas de você desenvolver a sua


1. Foque na necessidade do outro, não apenas na sua

Independentemente de qual for o seu nível de conhecimento, a sua classe social, a sua condição econômica ou escolaridade, acredite: você tem uma capacidade única e intrínseca que irá trazer valor à vida de outra pessoa.

É por isso que a importância da empregabilidade se concentra na nossa habilidade de colocar a necessidade do outro em primeiro plano.

Quanto mais você tiver a capacidade de servir ao outro, mais útil você será e menos vulnerável você vai ficar diante do mercado de trabalho.


2. Você pode oferecer a sua empregabilidade de várias maneiras

Como dissemos, os caminhos para oferecer a sua empregabilidade são inúmeros.

Seja por meio de um emprego formal, criando um negócio próprio, fazendo atividades paralelas ou optando pela informalidade.

Não se apegue tanto ao formato do emprego. A pergunta que você precisa fazer é: o que eu sei fazer hoje que alguém, em qualquer lugar do mundo, pode pagar pra eu fazer?

Esta é uma pergunta simples que pode trazer respostas que irão mudar a forma como você enxerga o seu próprio trabalho e, com certeza, irá mudar a vida de outras pessoas também.

Lembre-se: a importância da empregabilidade está na sua capacidade de comercializar os conhecimentos que você já possui.

 

3. Não se limite ao óbvio

As maiores invenções do mundo só se tornaram grandes invenções porque ninguém tinha pensado naquilo antes.

A empregabilidade também está relacionada à sua inteligência de enxergar oportunidades onde ninguém mais enxerga. 

Ou seja, o conceito de empregabilidade tem tudo a ver com originalidade. 

Ainda sobre as grandes invenções do mundo, pense que elas não eram uma necessidade até se tornarem uma.

Hoje, por exemplo, é inconcebível pensarmos em viver num mundo sem a existência de um celular, não é mesmo?

E isso só aconteceu porque alguém, em algum momento, não se limitou a continuar acompanhando as tendências tecnológicas e comunicacionais da época e desenvolveu um novo produto para atender a uma necessidade que, a princípio, ainda nem existia. 

E não precisa ir tão longe. Inventar algo pode ser simples. Por exemplo, se você faz coxinha, pode decidir criar um sabor ou formato de coxinha só seu. Ou, ainda, se é pintor, pode decidir oferecer pintar o símbolo de times de futebol na parede da casa das pessoas, e por aí vai.


Notas finais

Se você chegou até aqui, você entendeu tudo sobre o que é empregabilidade e, o mais importante de tudo: como começar a colocá-la em prática agora mesmo.

Antes de sair procurando por empregos que não façam sentido com o que você tem a oferecer, pense na sua utilidade enquanto profissional e como você pode usar os seus conhecimentos em prol das necessidades do outro.

Sem dúvidas, tanto você quanto as pessoas que passarem pelo seu caminho vão ser muito mais felizes. Por um lado, você ganhando dinheiro ao fazer algo realmente útil, e por outro, as pessoas que se beneficiam e têm suas necessidades atendidas.

Então, mantenha o foco, fuja do óbvio e faça uso dos conceitos de empregabilidade para transformar a sua vida e, claro, a vida das pessoas que precisam de você e ainda nem sabem!

———-

Siga-nos também nas redes sociais para receber mais dicas como essas!