Entrevista de emprego: 4 dicas para deixar uma boa impressão na mente dos entrevistadores

Quem não gosta de ser bem tratado? Com respeito, cordialidade? Pois é, na entrevista de emprego não pode ser diferente.

Em seus primeiros contatos com o entrevistador faça-os de maneira calma e tranqüila. Nada de cara amarrada, ainda que tenha tido motivos ou aborrecimentos para agir como tal.

1. Entre bem e saia como você entrou

Entre de cabeça erguida e altiva, continue da mesma maneira durante a entrevista e, principalmente, saia do mesmo jeito que entrou, demonstrando satisfação pela oportunidade, mesmo que possa ter sentido alguma rejeição preliminar ou que o processo possa estar se encerrando naquele momento para você.

2. Você não está sendo filmado, mas sorria!

Um rosto alegre ou sorridente, transmitindo entusiasmo, é sempre um recurso que facilita a aproximação, mas não se comporte com exagerada intimidade como se fossem amigos de longa data. Demonstração de muita intimidade entre pessoas desconhecidas, em especial em situações de entrevistas, soam falsas, quando não deliberada e exclusivamente interesseiras e só para o momento.

O aperto de mão não pode ser do tipo displicente, com as pontas dos dedos, e nem daqueles que desarrumam o penteado da pessoa e transmitem falsa satisfação. Abraços e beijinhos, nessas ocasiões, só se forem pessoas amigas.

Assista também:

.

3. Senhor ou você?

Quanto ao pronome de tratamento, tanto pode ser usado o estilo formal (Sr. ou Sra.) ou informal (você). Se for pessoa que aparenta ter mais idade que você, o correto é usar o formal, a menos que seja por ele liberado.

Por mais objetividade que se queira dar a uma entrevista, sempre haverá a chance de introduzir algum assunto que sirva para “quebrar o gelo” e diminuir a tensão e nervosismo eventualmente existentes no início da entrevista.

Normalmente, um bom entrevistador sabe como utilizar esse expediente. Pode ser qualquer assunto, observação ou comentário de qualquer natureza, mas que tenha a capacidade de prender o interesse e gerar comentários pelas partes. Se o entrevistador não o fizer e der alguma chance para você fazê-lo, faça-o você mesmo.

Grave o nome do entrevistador ou dos entrevistadores. Nunca esqueça o nome deles e muito menos os troque. Procure, durante as entrevistas, chamá-los pelo nome – sempre que possível. Essas providências só irão ajudá-lo.

4. Evite polêmicas

Procure manter um clima de cordialidade durante toda a entrevista, evitando estabelecer polêmica, discussão, argumentação e comentário desconfortantes.

Leia também:

Paulo Pereira
Sócio fundador da Eventos RH
Autor do Blog Trabalho & Renda

[EBOOK GRÁTIS] 3 PASSOS ESSENCIAIS PARA A CONQUISTA DO NOVO EMPREGO

Depois de conduzir centenas de processos seletivos como especialistas em RH, elencamos para você 3 estratégias que fazem a diferença na busca por uma nova oportunidade profissional.

Para onde enviamos seu ebook? 🙂