Como ser um líder de sucesso: 5 habilidades que você deve desenvolver

Qualquer pessoa pode se sentar em um escritório e delegar tarefas. Mas há muito mais em jogo quando falamos sobre ser um verdadeiro líder de sucesso. Então, para te ajudar nessa missão de se tornar um líder de sucesso, iremos te apresentar as 5 competências comportamentais necessárias para apresentar uma boa atuação enquanto líder.

 

Qualquer pessoa pode se sentar em um escritório e delegar tarefas. Mas há muito mais em jogo quando falamos sobre ser um verdadeiro líder de sucesso. 

Líderes eficazes têm grande impacto não apenas nos membros da equipe que gerenciam, mas também na empresa como um todo.

Por exemplo, funcionários que trabalham com grandes líderes tendem a ser mais felizes, mais produtivos e mais conectados à sua organização – e isso tem um efeito cascata que atinge os resultados de sua empresa.

Então, para te ajudar nessa missão de se tornar um líder de sucesso, iremos te apresentar as 5 competências comportamentais necessárias para apresentar uma boa atuação enquanto líder e receber dicas valiosas para aperfeiçoar sua postura profissional e o trabalho com a sua equipe.

Mas, antes, você sabe o que é competência comportamental? A gente explica!

 

O que é uma competência comportamental?

Muitas pessoas se questionam sobre o que é uma competência comportamental, seja para uma carreira operacional ou para qualquer outra.

Então, em 5 frases, uma competência comportamental é:

  • O comprometimento que você tem com o trabalho e a empresa;
  • O grau de iniciativa que você apresenta durante o trabalho no dia a dia;
  • Sua capacidade de comunicação e relacionamento humano;
  • Sua organização;
  • Sua atitude positiva (um dos elementos mais importantes e apreciados como competência comportamental).

Agora, quando falamos sobre ser um líder, isso implica no seu desenvolvimento e em você apresentar novas competências, como, por exemplo, inspirar a sua equipe.

E de que forma você pode fazer isso? Simples! Tornando-se um modelo para as pessoas que trabalham com você.

Dessa forma, você se torna um líder inspirador, fazendo com que as pessoas ao seu redor pensem: “Eu quero ser como você ” ou “você inspira confiança”.

Então, vamos às dicas!

1. Saiba se comunicar

O primeiro ponto fundamental é a sua comunicação.

Aqui, sua capacidade de se comunicar, que já era importante nos primeiros degraus da sua carreira, passa a ser ainda mais importante quando você se torna um líder.

Portanto, você precisa dispor de vários níveis de comunicação, conhecidos como “360 graus”. 

A comunicação 360º envolve a comunicação com o seu chefe, com os seus pares e, principalmente, com a sua equipe. 

E muita atenção a este último ponto, pois ele é o que garante o nível de informação necessária para você exercer um bom trabalho como líder operacional!

2. Valorize o feedback

Como líder, é fundamental saber oferecer e receber feedbacks.

Mas o que isso significa?

Traduzindo em poucas palavras, feedback é a capacidade de comunicar e informar as pessoas sobre aquilo que está acontecendo, seja a partir de um ponto de vista positivo ou que requer alguma correção ou modificação.

E para que sua equipe esteja alinhada, não deixe de comunicar constantemente cada um dos profissionais que trabalham com você sobre seus êxitos e dificuldades.

Tenha em mente que tanto uma crítica quanto um elogio são mais engrandecedores quando bem definidos, então procure expor seus feedbacks sempre de forma clara e direta. Sua equipe agradece!

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3. Seja influente

Outra competência importantíssima para um líder é a influência. Por quê? 

Basicamente porque, nos dias de hoje, não existe mais aquela história de “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Para ser um bom líder, você precisa esquecer essa ideia.

Então, lembre-se: enquanto líder, você deve exercer sua liderança por meio da influência e da persuasão.

E como colocá-las em prática? Aqui vão algumas dicas:

  • Convença as pessoas com seus argumentos;
  • Não exija que as pessoas te obedeçam apenas por ocupar uma posição hierárquica maior;
  • Treine constantemente e coloque todas as dicas deste artigo em prática!

4. Mantenha uma atitude positiva

Ter uma atitude positiva ajudará muito a manter sua equipe motivada.

É importante transformar sua frustração (afinal, frustrações no ambiente de trabalho acontecem) em uma abordagem positiva e proativa.

Essa atitude de “nós podemos fazer isso” impedirá que sua equipe fique sobrecarregada ou esgotada.

5. Ensine ao invés de dar ordens

Um líder eficaz sabe como mostrar aos outros o que é necessário fazer, em vez de simplesmente mandá-los fazer.

Líderes que conseguem orientar os membros da sua equipe para tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo e comprometido sem precisar “convencê-los” que são os verdadeiros líderes.

Reflita: Se você está controlando as pessoas para fazer certas coisas de determinada maneira, você não vai conseguir o nível de engajamento que está procurando.

Ou seja, ensinar é ajudar as pessoas que você lidera a reconhecer as escolhas que têm pela frente.

Portanto, em vez de simplesmente dar ordens às pessoas da sua equipe, bons líderes devem incentivar o crescimento ensinando. Seja este líder!

Bônus: Comece a ser um líder de sucesso agora

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O que você vai aprender neste curso?

  • Qual o seu papel e as suas responsabilidades como líder; 
  • A importância da inteligência emocional e dicas para desenvolvê-la;
  • Como ter uma comunicação assertiva com colegas, pares e subordinados;
  • Quais os diferentes estilos de liderança e quando adotá-los; 
  • O que é e quais são os impactos do assédio moral e sexual;
  • Dicas práticas para a gestão de conflitos na equipe.

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