Em geral um bom produto, é acompanhado de uma boa apresentação. Quantos bons produtos não se viabilizaram por que faltou uma adequada apresentação?

Com o currículo acontece o mesmo. Um mal profissional até consegue mentir sobre suas qualificações em seu currículo, mas seu sucesso não passa da primeira entrevista – isso quando conduzida por pessoas habilitadas para tal.

É verdade que um bom currículo, por si só, não garante seu sucesso. Mas um currículo mal feito, acredite, pode impedi-lo! Já vi muitos bons candidatos serem excluídos de processos seletivos por não fazerem uma boa apresentação através do seus CVs.

Você precisa tomar cuidados especiais ao elaborar o seu currículo, principalmente para que ele não funcione como seu inimigo nos processos seletivos em que poderia participar. Se ele não conseguir, por si só abrir portas para você, que você nunca seja excluído de um processo por falta de cuidados em sua elaboração.

1- PERSONALIZANDO SEU CURRÍCULO

Nenhuma posição ou vaga é igual à outra. Portanto, o seu currículo não pode ser padronizado para todas as vagas e processos para os quais se candidatar.

É preciso analisar cada uma das oportunidades que aparecem e fazer as adaptações necessárias, personalizando o seu currículo para cada tipo de oportunidade surgida, valorizando mais ou menos determinados aspectos de seus dados, conforme o perfil proposto pelo requisitante.

Você precisa se comunicar com o requisitante. Ao ler o seu currículo ele precisa perceber que você está tentando falar com ele, demonstrando que leu o anúncio ou soube da oportunidade e compreendeu bem as características da posição oferecida.

De destaques aos principais pontos, requisitos e características que ele mencionou no anúncio, dos mais simples, como, por exemplo, endereço, idade, etc, ao mais complexo. Uma fonte um pouco maior, um negrito, um destaque na apresentação, etc., podem fazer a diferença entre seu currículo ir para um lugar ou outro, ou seja, para uma gaveta e depois saco de lixo ou para a continuidade no processo.

Se ele anunciou que está procurando por um Gerente de Recursos Humanos não vá mandar para ele o seu currículo padrão onde consta que sua principal área de interesse é Gerente de Relações Industriais ou de Gerente Administrativo e Financeiro, esperando e torcendo para que ele se detenha para ler o seu currículo e perceber que toda a sua experiência e qualificação são fortes em Recursos Humanos e, portanto, um candidato a ser considerado.

Lembre-se, a triagem de seu currículo nem sempre é feita pelo requisitante final. Muitas vezes é feita por pessoas sem a experiência necessária para definir se aquele título mencionado em sua área de interesse é a mesma coisa que a empresa está procurando. Dependendo da quantidade de interessados, na primeira triagem, os currículos são eliminados simplesmente pelo título, às vezes até automaticamente por computador.

Imagine então as dificuldades para comparar outros itens de seu currículo com o que o requisitante está procurando. Facilite as coisas. No exemplo acima, se realmente tem interesse na oportunidade, mencione de cara que a sua principal área de interesse é Gerente de Recursos Humanos. Tome estes mesmos cuidados em cada um dos itens de seu currículo, sempre procurando uma identificação entre o que o requisitante procura e o que você tem a oferecer.

2- OBJETIVIDADE E CLAREZA

Uma coisa que você nunca pode fazer é mentir em seu currículo. O máximo que se permite é omitir alguma informação e desde que isso não venha lhe criar dificuldades ou algum constrangimento nas etapas seguintes no processo de recrutamento, seleção e contratação.

Se omitir alguma informação que seja extremamente relevante para o requisitante, na primeira oportunidade que tiver contato com ele, seja honesto e, de maneira adequada, e não ingênua, revele isto a ele, para não ser prejudicado nas etapas seguintes do processo seletivo, quando a verdade certamente virá à tona. O requisitante pode se sentir ludibriado e ou constrangido com a sua omissão e não considerá-lo como o candidato adequado. Ao contrário, a sua honestidade na revelação da omissão e do por que da omissão certamente poderá contar como ponto a seu favor.

Avalie e pense muito bem antes de encaminhar um currículo com mais de duas folhas, ainda que você tenha qualificações e outras habilidades para encher um livro.

Nada de relatar todo o seu histórico escolar, todos os seus documentos e dados pessoais, todos os seus empregos, todos os cursos, palestras, seminários que você já participou na vida. Agindo assim, ao invés de um currículo você estará encaminhando um dossiê, um diário, do tipo, esta é a minha vida. Salvo situações pontuais onde isto é solicitado, seu currículo não será lido, exceto para servir de zombarias de toda a ordem.

Tivemos contato com currículos de profissionais que se candidatavam a posições de Gerência mencionando as importantes experiências que eles tiveram enquanto Office Boys, no início de sua carreira, a igreja em que foram batizados e seus respectivos padrinhos, bem como toda a árvore genealógica de parentescos, além de mencionarem, em detalhes, todos os seus documentos.

No item escolaridade, outros se preocupavam em mencionar dados da pré-escola e mesmo jardim de infância. No item cursos, mencionavam inclusive os cursos de digitação e datilografia que também fizeram. Para agravar, anexavam todos os documentos comprobatórios, inclusive diplomas, tudo devidamente encadernados. Exceto se estivessem enviando material para ser escrito uma biografia, fazer o que com um currículo destes?

Preocupe-se em relatar em seu currículo, de forma personalizada para cada oportunidade, apenas aquilo em que você realmente é bom e tem de melhor ou as informações que forem solicitadas, dando a ênfase adequada, em consonância com os requisitos da vaga ou posição em disputa.

Não faça textos explicando os assuntos. Não conte histórias e nem faça dissertação sobre os temas. Utilize o recurso de frases curtas de, no máximo, três linhas, adotando um estilo direto, objetivo, claro e sucinto.

3- QUESTÕES DE ORDEM

Nada de encadernação, folha capeando, plastificação. Evite xérox, principalmente as de má qualidade.
Você deve escolher um tipo de letra em seu micro que facilite a leitura, bem como dê ao seu currículo uma sóbria, elegante e adequada aparência. Nada de exageros de cores, negritos e sublinhados e outros recursos exóticos, como texto piscando e ou em movimento, quando seu currículo for aberto em computador.

Nunca junte ou anexe cartas de referências ou certificados de conclusão, de qualquer espécie, por melhor que sejam, e nem envie fotos junto com o seu currículo, bem como não informe pretensão salarial e nem o último salário, exceto quando isto for solicitado pelo requisitante.
Se for usar o correio normal, use envelope grande, evitando que seu currículo chegue amassado ou dobrado.
O tipo de papel que você escolher para imprimir seu currículo pode fazer uma boa diferença na aparência e estética geral. Experimente, por exemplo, usar papel de outras cores discretas e claras, de outra gramatura e de outro tipo (vergê).
Antes de encaminhar o currículo, leia-o e releia-o para se assegurar de que não há erros gramaticais. Se tem dúvidas ou dificuldades para fazer isto bem feito, peça ajuda para alguém capacitado. Dependendo do nível a que estiver se candidatando, erros gramaticais podem comprometer muito em sua avaliação.
Sempre que enviar o seu currículo, faça-o acompanhado de uma carta ou um email, da forma mais personalizada possível. Se for por correio normal e tiver boa letra, considere o impacto da elegância e o charme de uma carta manuscrita e bem escrita.
Procure, na carta ou no email, e em curtas palavras, demonstrar as razões de seu especial interesse pela posição em disputa. A carta ou email, se bem redigidos, podem ajudar na apresentação de seu currículo, despertando mais interesse no selecionador ou requisitante.
Sempre que possível, date o seu currículo sempre que enviá-lo para alguém.

Saiba também:

4- O QUE DEVE SER COLOCADO NO CURRÍCULO ?

Não há um formato padrão obrigatório e nem predominante no mercado de trabalho em termos de conteúdo, forma e estrutura de um bom currículo.

No entanto, e com base em nossa experiência profissional em lidar com os mais variados tipos de currículos, apresentamos, em essência, as condições e estrutura ideais, bem como informações, orientações, recomendações e exemplos para você elaborar o seu próprio currículo dentro das técnicas mais adequadas e utilizadas atualmente no mercado de trabalho.

Segundo nossa experiência, o conteúdo de seu currículo, para estar de acordo com as exigências mínimas dos profissionais que lidam com recrutamento e seleção de pessoal, deverá contemplar cada um dos itens abaixo mencionados:

DADOS BÁSICOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Neste tópico você deve apresentar apenas as seguintes informações ou dados, relacionados com sua identificação básica: Nome, Endereço, Telefones, Estado Civil, Nascimento e Local, Nacionalidade.

Não há a menor necessidade (e nem é recomendável ) que você forneça outros dados que o identificam, como por exemplo: Documentação, Filiação, Parentesco, Nome da esposa ou esposo, Nome e idade dos filhos.

Como regra geral, não mencione esses dados em seu currículo, exceto quando solicitado ou quando estiver em processo final de contratação, pois não são informações relevantes para o entrevistador. Muito ao contrário, costumam depor contra a qualidade do currículo e do candidato.

Mencione o seu nome completo, sem abreviaturas. O endereço para contato deve ser, preferencialmente, o residencial.

Quando perceber que o requisitante dá preferência por pessoas que residam no local da empresa e você não mora lá, mas tem parentes ou amigos por lá, e tem interesse na vaga, viabilize a possibilidade mencionar o seu endereço como o de alguém conhecido de lá, algum parente ou amigo, sempre orientando a pessoa a ser contatada no endereço sobre como dar as informações, caso seja procurado pelo requisitante.

O requisitante não sabe se você poderá morar facilmente no local da empresa. Se der seu endereço original, sem maiores explicações, ele poderá desqualifica-lo por supor que a sua contratação vai implicar em mudanças, gastos, etc, dando preferência para outros candidatos locais. Se for chamado para entrevistas, logo esclareça tudo isto, tranquilizando o requisitante que a mudança para você é algo natural e até mesmo desejável.

Considerando que nem sempre o seu currículo vai estar sendo manipulado por pessoas devidamente preparadas ou orientadas para usar de discrição e ética adequadas, evite fornecer o seu endereço comercial para contato, pois em algumas circunstâncias você poderá ficar diante de situações pouco confortáveis, mediante a exposição inadequada de seus dados e de sua situação perante o mercado de trabalho.

Você pode indicar mais de um telefone. Mencione se o telefone é residencial, comercial, celular ou para recados. Se for telefone para recados, mencione o nome da pessoa com quem o recado deve ser deixado, orientando-a quanto a confidencialidade de seus dados e de sua situação perante o mercado, bem como quanto à agilidade em repassar os recados. Por causa das mesmas restrições e possíveis problemas relacionados com o seu endereço, evite fornecer número de telefone comercial para contato.

Se tiver email próprio e ou página pessoal na INTERNET, indique os respectivos endereços. O uso da comunicação por email para cargos técnicos, especializados ou qualificados é usual. Só excepcionalmente ofereça endereço eletrônico de outra pessoa, pois corre o risco de alguma mensagem importante para você parecer estranha para esta pessoa e ser deletada antes mesmo de ser lida. Email de outra pessoa só ser for alguém bem próximo ou íntimo e que está acompanhando a sua situação no mercado.

Se você possuir página pessoal na rede (pense nas vantagens de tê-la) isto só poderá ajudá-lo, muito embora o uso desta ferramenta, no Brasil, ainda continua sendo muito restrito.
Cuidado ao mencionar seus endereços, inclusive os eletrônicos, principalmente para requisitantes desconhecidos ou suspeitos. Por trás de determinados anúncios podem existir pessoas e empresas apenas interessadas em ter seus dados para serem comercializados em diversos cadastros ou para serem utilizados para outros fins. Em casos suspeitos e se achar que deve correr o risco de encaminhar o seu currículo, dê o mínimo de informações em termos de endereços, o suficiente para encontra-lo, e em segurança.

O seu estado civil sempre deve ser mencionado em seu currículo. Entretanto, tenha em mente que o preconceito ainda está presente em nossas relações. Nem todo mundo, infelizmente, lida corretamente e naturalmente com situações tipo: separado, vive maritalmente, divorciado, etc. Se a triagem de seu currículo for feita por pessoa não habilitada para tal ou por pessoas preconceituosas, há o risco dele ser eliminado “de cara”, sem que seus outros dados (e mais importantes) sejam sequer analisados.

O mercado de trabalho lida muito mal com informações sobre idade. Para alguns cargos a questão da idade pode ajudar ou mesmo recomendar . No entanto, para outros cargos, o efeito pode ser contrário. E isto pode ocorrer em decorrência de exigências ou características próprias do cargo ou por mero preconceito ou despreparo do contratante.

O seu local de nascimento e nacionalidade também são informações que você pode destacar ou não em seu currículo, ou simplesmente omitir. Isto vai depender muito de cada caso, situação, circunstância ou finalidade em que seu currículo estiver sendo analisado ou encaminhado.

Por exemplo: Se uma empresa em determinada região, por falta de opções locais, estiver procurando por profissionais em outras regiões, pode optar por profissionais (em princípio que estejam em igualdade de condições curriculares) que demonstrem maior facilidade de adaptação ao local em que ela está situada. Destacar este aspecto pode ser interessante em algumas oportunidades. Por outro lado, e infelizmente, você não deve ignorar que existem posturas provincianas e racistas em nosso meio. Essas posturas e preconceitos descabidos ora podem “beneficiar”, ora podem “atrapalhar” o candidato.

O ideal é que você seja sempre assertivo com os seus dados, doa a quem doer. Analise bem o tipo de anúncio que está respondendo, adaptando-o segundo seus interesses e características do requisitante. Se achar que não precisa correr riscos por conta de posturas preconceituosas, opte por omitir algumas destas informações em seu currículo ou posicioná-las no final, de tal forma que a pessoa que o está analisando concentre-se no mais importante e releve esta informação a um segundo plano.

Exemplo:

Renato Silva de Almeida
Brasileiro, casado, 38 anos, 02 filhos, natural de São Paulo/SP.

Rua São José, 2055 – Apto. 81 – Jd. Sumaré – Cep 14025-180 – São Paulo/SP
Contato: +55 16 9xxxx-xxxx (cel) / 16 3515-5400 (res), recados com: Ana Paula
E-mail: renato@dominio.com.br Linkedin: https://www.linkedin.com/in/renato-almeida-21a78022

OBJETIVOS:

Se estiver apenas elaborando um currículo padrão, ou seja, para nenhuma oportunidade específica, mencione, objetiva e resumidamente, em quais áreas ou cargos você gostaria de atuar ou para os quais você apresenta as melhores qualificações.

Podem ser mencionados tanto cargos como áreas de interesse. Você pode mencionar mais de um cargo ou área de interesse, de acordo com suas qualificações. Evite denominações muito amplas ou genéricas de áreas que não comunicam direito o que você pretende ou que está qualificado para desempenhar, exceto se você tem o domínio amplo sobre ela, podendo exercer várias atividades em vários níveis dentro dela.

Sempre que possível procure usar terminologia, tanto para cargos como para áreas, que seja facilmente compreendida ou identificada pelo mercado. Procure usar apenas uma única linha de seu currículo para fornecer esta informação. Se precisar, utilize no máximo duas.

Agora, se for para uma oportunidade específica, coloque exatamente e especificamente o título que consta do anúncio ou mencionado pelo requisitante. De preferência, cite na frente do título dados da fonte onde tomou conhecimento da divulgação da oportunidade.

Muito importante. Evite mencionar títulos para cargos e níveis muito diferentes entre si. Por exemplo, ao mesmo tempo, Diretor de Recursos Humanos e Gerente de Recursos Humanos. Ou Gerente Administrativo e Financeiro e Supervisor Administrativo e Financeiro. Escolha entre um nível ou outro, principalmente quando estiver enviando o currículo para uma oportunidade clara, conhecida e específica.

Exemplo:

Gerente Comercial / Gerente de Filial

Não é preciso, necessariamente e obrigatoriamente, que você mencione títulos ou nomes de cargos. Você pode mencionar sua área de interesse em forma de uma frase.

Exemplo:

Coordenar atividades relacionadas com vendas e ou representações comerciais, em nível de gerência

RESUMO DE QUALIFICAÇÕES E EXPERIÊNCIAS:

Este é um dos principais, senão o principal item de seu currículo. Você deve elaborá-lo com a máxima clareza e cuidado possíveis. É nele que você vai resumir todas as suas principais habilidades e qualificações, adquiridas ao longo de sua vivência profissional e pessoal, através de experiências com trabalhos realizados, formação acadêmica, cursos de desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional, relacionamentos e de outras experiências em seus vários papéis no dia-a-dia.

Demonstre as habilidades e qualificações que foram adquiridas através de sua experiência profissional, pela sua formação acadêmica e outros cursos realizados. Mesmo que nunca tenha trabalhado, procure demonstrar as suas qualificações e habilidades naturais e as adquiridas no dia-a-dia, em especial aquelas que podem ser muito úteis para a posição em disputa.

Ao demonstrá-las, procure oferecer indicadores mensuráveis ou indicadores que demonstrem a exata dimensão, intensidade e importância delas, como por exemplo: valores manuseados, ramo de negócio (eventualmente nome da empresa, se for conhecida), equipamentos utilizados, nível de participação e envolvimento, posição hierárquica, ambiente organizacional, etc.

É neste item que você deve mencionar, também, suas outras habilidades e qualificações, a saber:

* no uso de computador, sistemas e equipamentos especiais;
* conhecimento de outras línguas;
* habilidades e conhecimentos adquiridos em experiências com viagens internacionais.

Concentre-se em transmitir quais são os seus pontos fortes ou quais os pontos que você tem domínio e que estejam diretamente e intrinsecamente relacionados com as áreas ou cargos de seu interesse e que foram mencionados no currículo. Seja objetivo e conciso em suas idéias. Escreva frases curtas (no máximo de duas a três linhas por frase).

Exemplo:

Mais de 15 anos de atuação na área Comercial / Marketing, com experiência na supervisão de equipes, planejamento de vendas, prospecção e fidelização de clientes, análise de indicadores do mercado consumidor e acompanhamento das atividades de campo; Gerenciamento e desenvolvimento de projetos de criação, mídias de campanhas publicitárias on / off line para os mercados nacional e internacional; Visão estratégica de negócios orientada para resultados, além de grande capacidade para definir e concretizar metas gerenciando diretamente equipes e canais de vendas; Participação ativa em feiras nacionais e internacionais;
Domínio em informática no uso de Internet, Windows, Word, Excel (avançado) Power Point, Corel Draw e Sistemas ERP, especialmente o SAP;
Inglês fluente e Espanhol avançado.

FORMAÇÃO ACADÊMICA:

Mencione apenas os cursos regulares de formação técnico profissional que você frequentou ou está frequentando. Muitas pessoas, equivocadamente e desnecessariamente, costumam indicar todo o seu histórico escolar – desde o 1º grau , o que só depõe contra a qualidade do currículo e do candidato.

Além do nome do curso ou da área de formação, mencione também outros dados que qualificam o curso, como, por exemplo, o nome da faculdade ou escola (especialmente e principalmente quando se tratar de escola ou faculdade de competência reconhecida no mercado – nacional ou internacionalmente), o local e se possui registro do diploma no respectivo conselho de classe, sem mencionar o número. Se fez ou está fazendo algum curso de pós-graduação, mestrado ou especialização, dê igualmente o devido destaque.

Importante: Não misture informações sobre FORMAÇÃO ACADÊMICA com informações relacionadas a CURSOS EXTRA CURRICULARES, que deverão ser apresentadas em um tópico específico em seu currículo.

Exemplo:

– MBA em Business Intelligence – University of London – UK – 2016
– Pós Graduação em Gestão Empresarial e Marketing – ESPM – São Paulo/SP – 2010
– Bacharel em Propaganda e Marketing – USP – Universidade de São Paulo – São Paulo/SP – 2000

HISTÓRICO / EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Neste item você deve demonstrar para a empresa que está analisando o seu currículo o resumo de sua trajetória profissional, com ou sem vínculo empregatício. Não há necessidade de mencionar todo o seu histórico profissional, em ordem cronológica de acontecimento, nem mencionar experiências que nada acrescentam para a empresa que o está procurando.

Mencione apenas os principais vínculos empregatícios ou atividades autônomas que você já teve ao longo de sua carreira, da mais recente para a mais distante, começando pela atual. Se tiver muitas passagens, mencione apenas as cinco últimas ou as mais significativas.

Ao dar estas informações, o faça forma organizada e comunicativa de tal forma que quem esteja lendo consiga se situar na informação sem muito esforço e naturalmente percebendo e compreendendo a sua evolução profissional.

Mencione o nome da empresa na qual está trabalhando atualmente ou tenha trabalhado anteriormente. Se for (ou foi) atividade autônoma, especifique-a.

Dê informações que identifiquem a localização da empresa. Não há necessidade de colocar o endereço completo. Indique apenas a região, a cidade e o estado. Mencione o setor econômico ou ramo de atividade de atuação da empresa, quais os principais produtos ou serviços que são oferecidos ou prestados por ela.

Mencione o título do cargo ou função inicial e ou que você está ocupando atualmente ou a última, bem como as datas de admissão e desligamento. Se fez uma carreira com várias promoções e alterações, mencione isto, de tal forma que o requisitante possa sentir a sua evolução dentro da empresa e das empresas como um todo. Não há necessidade de dar as informações como se estivesse preenchendo campos de um formulário. Seja criativo de tal forma a ensejar curiosidade nas entrevistas. Seja bastante objetivo, claro e resumido nas indicações.

A quantidade e a qualidade das informações a serem oferecidas neste item estão naturalmente relacionadas com o nível do cargo e da posição em disputa. Quanto mais qualificada, mais necessário um detalhamento das principais atividades / trabalhos que você desempenhava no cargo e também os resultados mais relevantes que conquistou em cada empresa. Não mencione qualquer trabalho só para preencher espaços.

Estas informações podem ser preenchidas por qualquer profissional, de qualquer nível hierárquico e de qualquer área de atividade; das funções mais simples às funções mais complexas. Se você ainda é um profissional iniciante, é valido relatar algum pequeno trabalho que tenha feito, mesmo que de forma voluntária, ajudando nos negócios de amigos e parentes ou durante algum programa de estágio. O importante é que você consiga demonstrar algo que já tenha realizado, mas que possa também indicar ou sugerir informações adicionais sobre a sua capacidade de realização, competência e experiência.Ao mencionar os trabalhos, de maneira bastante objetiva, concisa e em frases curtas, procure dar informações que indiquem a complexidade dos mesmos, o ambiente em que foi realizado (inclusive a empresa, se for conhecida), os resultados alcançados, bem como o seu grau de envolvimento e participação.

Importante: Se ainda está trabalhando, cuidado para o “feitiço não virar contra o feiticeiro”, por assim dizer, informando seus dados confidenciais sem qualquer cuidado. Pode ser que por traz do anúncio ou do consultor envolvido pode estar o seu atual empregador. Ou pode ser que o requisitante seja um concorrente ou um fornecedor de produtos e serviços.

Só informe seus dados confidenciais sobre a sua trajetória profissional quando realmente tiver certeza para quem está enviando seu currículo e ou que todo o processo estará sendo conduzido com o devido profissionalismo que a situação requer.

Exemplo:

Empresa: Empresa xxxxxxxxxxxxx – São Paulo/SP (07/2014 – Atual)
Ramo: Agronegócios: Importação e distribuição exclusiva de alimentos, medicamentos e acessórios de uso veterinário.
Cargo: Gerente Corporativo de Marketing

– Elaboração de planos de marketing, montagem da política comercial (estrutura de preços, prazos, descontos e volumes), criação e definição de estratégias, estabelecimento de metas e objetivos, programas de lançamento, coordenação na criação e produção de materiais promocionais.
– Participação ativa na introdução e posicionamento de mercado de diversos produtos (Proplan, Ossobuco, Ciclos, Vacinas Fort Dodge e Intervet, etc) e um dos principais responsáveis pela introdução e posicionamento dos produtos da linha Eukanuba no Estado de São Paulo.
– Elaboração e montagem de toda estrutura de distribuição (Divisões territoriais, distritais e setoriais), recrutamento, seleção e treinamento de equipes (vendas, promoção, merchandising), desenvolvimento de amplos programas de capacitação profissional envolvendo: organização e planejamento, classificação de clientes (Curva A, B, C), programações de visitas, administração de tempo e território, controle de estoque e avaliação de giro, técnicas de vendas, técnicas de comunicação (visual, corporal e verbal), motivação e entusiasmo e outros temas.
– Definição e distribuição de objetivos de vendas, análise de vendas e elaboração de estratégias de crescimento vertical e horizontal.

Empresa: Empresa xxxxxxxxxxxx – São Paulo/SP (01/2009 – 06/2014)
Ramo de Atividade: Comercio Varejista de Vestuário e Moda
Cargo Final: Gerente de Marketing (Cargo Inicial: Coordenador de Marketing)

– Responsável direta por toda área de Marketing e vendas on / off line da empresa.
– Planejamento Estratégico, formação de equipes e gestão de projetos.
– Responsável por Gerar o cronograma de divulgação, plano de mídia e briefing para criação de peças. Aprovar plano de marketing e peças de divulgação com cada área demandante.
– Coordenar toda campanha publicitária da empresa. (folders, site, e-mail marketing, catálogos e novas mídias).
– Elaborar estratégias de vendas on line para o Exterior e atingir as metas estipuladas.
– Criação anual das novas coleções de produtos.
– Promover e vender os produtos da empresa em feiras nacionais e internacionais.
– Responsável pelos relatórios gerenciais, desenvolvimento de novos fornecedores e parcerias, controle de Budget. Implantação de informativos internos, criação de promoções para os PDVs, estudo de mercado / inteligência de marketing e eventos.
– Gerenciar as compras de toda matéria-prima utilizada no desenvolvimento das coleções.
– Coordenar e Planejar, implantar e gerenciar ações de posicionamento de marca no mercado.

Empresa: Empresa xxxxxxxxxxxx – São Paulo/SP (03/2000 – 12/2008)
Ramo: Hotelaria
Cargo Final: Supervisor de Marketing (Cargo Inicial: Assistente Comercial)

– Atuação na gestão de equipes, incluindo negociação com clientes na finalização das vendas visitas, capacidade de liderança, e treinamento;
– Viagens para representar a rede de hotéis, captação de novos clientes, pessoa física e Jurídica;
– Experiência na prospecção de novos mercados e interface com clientes, visando o fechamento de novos negócios;
– Negociação de contratos e processo administrativo dentro das normas e política comercial da empresa;
– Criação de todo ação de Marketing e gerenciamento das mídias sociais da Rede de Hotéis.

CURSOS EXTRACURRICULARES, WORKSHOPS E CONGRESSOS:

Não há necessidade e nem é recomendável mencionar todos os cursos que você realizou ao longo de sua carreira profissional ou de sua trajetória pessoal. Para o requisitante, o que importa aqui é a qualidade dos cursos tenha feito e não a quantidade. Ninguém está interessado em saber o quanto você gosta de sala de aula, mas sim o que tem feito na busca de um aperfeiçoamento complementar e ou contínuo.

Mencione apenas aqueles cursos que decisivamente contribuíram para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissionais, ou que sejam referências no mercado de trabalho como sinônimo de algo diferenciado.

Principalmente, mencione os cursos que podem interessar ao tipo de empresa para a qual você está encaminhando o seu currículo, em especial os de natureza de conhecimentos técnicos específicos, principalmente se estiverem mencionados no perfil da posição anunciada. Nestes casos, dê o devido destaque e ênfase.

É importante distinguir os cursos de formação ou de aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos cursos de complementação ou extensão acadêmica e mencioná-los nos itens apropriados.

Inclua também informações relevantes de participações em workshops, congressos ou palestras. A ideia básica é demonstrar e sinalizar para a empresa que analisa o seu currículo o grau de preocupação e interesse que você tem em se manter atualizado e participativo em relação aos assuntos e novidades de sua área de atuação.

Cite o nome do curso ou o seu conteúdo e a entidade realizadora. Opcionalmente você pode informar a duração, o local e, eventualmente, o docente.

Exemplo:

Curso de SAP – Instituto de Tecnologia SAP – 2019
– IFEAT – International Federation of Aroma Trading Conference – Roma (2014), Cingapura (2012), Barcelona (2011), Canadá (2008), Budapeste (2007), África do Sul – 2018.
– Técnicas de Negociação – Febracorp – 2018
– Trabalho em equipe – Academia Votorantim – 2017
– Comunicação Interpessoal – Academia Votorantim – 2017
– Gestão Financeira – Academia Votorantim – 2016
– A Nova Liderança – Eventos RH – 2016
– Auditor Interno ISO9001, ISO14001, OHSAS18001 – BRTUV – 2015
– Técnicas de Negociação e Vendas – FGV – 2014

REFERÊNCIAS:

Alguns profissionais da área questionam o uso dessas informações no currículo. Outros, no entanto, apesar de acharem o assunto muito delicado, consideram essas informações importantes no processo de recrutamento e seleção de pessoal.

Diante destas posições, considere a importância de fornecer informações que possibilitem à empresa que está analisando o seu currículo tirar referências a seu respeito, tanto profissionais como pessoais.

Nossa opinião é que você deve procurar oferecê-las. Entretanto, ao fazê-lo em seu currículo, considere que, implicitamente, você estará dando permissão para que os contatos sejam estabelecidos. Tome os devidos cuidados para não cometer gafes ou provocar constrangimentos para você ou para a pessoa a ser consultada.

Se mencionar alguém, mantenha essa pessoa informada sobre sua iniciativa, para que não seja surpreendida com a consulta e fique à vontade para poder conversar a seu respeito.

Informe os telefones dos contatos de referências apenas se solicitado pelo selecionador no processo seletivo, de forma personalizada. No currículo, coloque apenas a empresa, nome do contato e cargo.

Exemplo:

Lojas de XXXXXXX Atacadista, Sr. Gustavo Amaral – Vice Presidente Corporativo de Negócios
Indústrias XXXXXXX, Sr. Renato Xavier, Diretor de Marketing

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

Você pode utilizar este item para dar uma série de outras informações, que não se enquadraram nos itens anteriores, mas que podem contribuir para sua melhor apresentação.

Nele você pode mencionar suas atividades paralelas ou extras profissionais, tanto no passado como no presente, como por exemplo: participação em entidades representativas ou de classe, atividades comunitárias, atividades políticas, religiosas, associativas, etc.

Pode mencionar também seus principais hábitos pessoais, como por exemplo, lazer e diversão. Mas você só deve fazer isto se realmente quer abrir o jogo e só demonstrar que só quer ser chamado para entrevistas por requisitantes que realmente saibam o máximo sobre você, ou para requisitantes que possam ver em seus hábitos pessoais algo especial em seu perfil que possa fazer parte do perfil exigido e ou desejável para a posição em disputa.

Por exemplo, você está concorrendo a uma vaga de Gerente de Administração de Clube ou Hotel. Deixar claro em seu currículo que já é um hábito seu praticar esportes, atividades recreativas e sociais só vai estimular mais ainda o requisitante em conhece-lo.

De qualquer maneira, não perca de vista a finalidade de um currículo. Dê informações que sempre, de fato, o credenciam melhor para a vaga de seu interesse ou que podem despertar interesse nos seus futuros interlocutores nas entrevistas.

Exemplo:

Ano de 2017, Presidente do Conselho Regional dos Representantes de Vendas de São Paulo;
Professor Universitário (substituto) na Faculdade de Ciências e Marketing – Sto Amaro – SP

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Paulo Pereira,  Trabalho e Renda
Youtube: Trabalho e Renda – Paulo Pereira
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