“me fale sobre você…” 5 dicas para saber o que responder quando os recrutadores disserem 

Por incrível que pareça, falar de si mesmo nas entrevistas de emprego é uma tarefa difícil para muitas pessoas. O que falar? O que não falar? Como devo contar a minha história de forma interessante, sem me prolongar muito?

Se você é uma dessas pessoas, confira neste artigo algumas dicas que reunimos para você ser bem sucedido ao falar sobre si mesmo nas próximas entrevistas de empregos.

Em primeiro lugar, tenha em mente que há basicamente dois tipos de entrevistadores: aqueles que normalmente conduzem as entrevistas fazendo perguntas, propondo interrupções, fazendo observações, pedindo explicações, etc. E há também aqueles que usam de outras técnicas, quase não fazendo perguntas ou interrupções, deixando você livre para se apresentar.

Por isso, é importante que você se prepare adequadamente para se adaptar tranquilamente aos dois formatos, sendo capaz de destacar aquilo que de melhor tem para apresentar de forma objetiva.

Então, vamos às dicas?

1 – “Sim” e “não”, não é resposta numa entrevista de emprego

Sempre que possível, evite respostas diretas como “sim” ou “não”. Procure sempre desenvolver um raciocínio completo, tornando as respostas mais interessantes, sem prolixidade.

2 – Evite respostas robóticas e decoradas

Se você contratou uma empresa de serviços de assessoria para prepará-lo, esperamos que ela tenha tido o cuidado de orientá-lo para não se comportar como um “robô”.

Como assim um robô? Sim, um robô, devidamente enquadrado ou enlatado, agindo sem espontaneidade e naturalidade, como se tivesse que seguir um roteiro pré-determinado.

Isso tem ocorrido – e atrapalhado – inúmeros, ótimos e mal-assessorados profissionais. Pagaram para ser ajudados e se complicaram.

Então, procure incorporar as orientações recebidas naquilo que for possível, mas solte-se. Procure ser você mesmo, mesmo que com isso corra o risco de não ser aproveitado.

Seleção não é uma disputa ou uma competição do tipo perde-ganha ou ganha-perde.

Você está diante de um processo que, se bem-sucedido, terá continuidade e implicações importantes em sua vida e na vida da empresa. E fazer disso algo sem sustentação futura é ser inconseqüente ou aventureiro – ou um ato de desespero.

Assista também:

3 – Organize seu raciocínio ao falar sobre você

Se tiver liberdade para se apresentar, organize o seu raciocínio.

Fale sobre suas experiências profissionais anteriores, enfatizando suas responsabilidades, grau de envolvimento e participação, a forma de atuação, as dificuldades e obstáculos superados e os resultados atingidos.

Demonstre suas habilidades, qualificações e aptidões gerais. Fale de seu estilo pessoal de resolver problemas, a maneira como toma decisões e como se relaciona com colegas, chefes e subordinados.

Uma boa técnica para treinar sua habilidade de contar sobre suas experiências é o CAR – Contexto, Ação e Resultado. Ou seja, busque contar suas experiências iniciando por um contexto, depois qual ação você tomou diante daquele contexto e qual o resultado a sua ação gerou para modificar o contexto inicial. Isso dará consistência ao seu discurso.

4 – Nada de recitar seu CV nas entrevistas de emprego

Considere que o entrevistador já leu o seu currículo. Portanto, procure dizer coisas que esclareçam ou acrescentem informação e qualidade ao que já consta em seu currículo, evitando ficar repetitivo e desinteressante.

5 – Não seja passivo diante dos recrutadores

Evite ficar em posição passiva frente ao entrevistador. Acrescente observações, procure saber se ele está entendendo o que você está dizendo e se de fato estão se comunicando.

Procure mostrar suas expectativas com criatividade. Deixe transparecer o que realmente gosta de fazer, procurando demonstrar os motivos e desafios que o levaram a se interessar pela vaga.

Em algum momento você terá oportunidades para fazer algumas perguntas. Faça perguntas que dizem respeito aos desafios e oportunidades que a posição oferece e outros esclarecimentos que possam ajudá-lo em suas argumentações na própria ou em próximas entrevistas.

Só um cuidado: com negociações ou esclarecimentos adicionais, além daqueles fornecidos em etapas anteriores, relacionados com questões higiênicas (salários, benefícios, gratificações, horário de trabalho, etc.) só devem ser feitos a partir do momento em que há alguma viabilidade de aceitação de contratação entre as partes.

Esperamos que estas dicas possam ser úteis para você falar sobre você nas próximas entrevistas de emprego, de forma interessante e objetiva. Sucesso!

Leia também:

– Comportamento ético como um aliado
– Como se comportar nas entrevistas
– Como fazer seu currículo passo a passo

Autor: Paulo Pereira

Sócio-fundador da Eventos RH e Especialista em Recursos Humanos
Fundador do Canal no Youtube Trabalho e Renda
Autor de 2 livros sobre o mercado de trabalho pela Editora Nobel

[EBOOK GRÁTIS] 3 PASSOS ESSENCIAIS PARA A CONQUISTA DO NOVO EMPREGO

Depois de conduzir centenas de processos seletivos como especialistas em RH, elencamos para você 3 estratégias que fazem a diferença na busca por uma nova oportunidade profissional.

Para onde enviamos seu ebook? 🙂