Conheça quais são as principais dificuldades e suas causas na hora de conseguir um emprego

Você já deve ter ouvido falar que, devido à crise econômica e política do nosso país, o mercado de trabalho atual enfrenta a maior taxa de desemprego dos últimos 10 anos, certo?

Sem dúvida, um cenário difícil para quem está procurando uma recolocação profissional.

A boa notícia é que, mesmo neste contexto, as empresas estão sim buscando profissionais qualificados e sempre haverá oportunidade para um bom profissional.

Mas então por que eu estou tendo tanta dificuldade em conseguir um emprego?

Conheça abaixo os principais problemas que você deve estar enfrentando na sua recolocação profissional:

Dificuldade #1:
“O mercado de trabalho está horrível, não encontro vagas na minha área”


CAUSA:
Geralmente, apenas 20% das vagas existentes são anunciadas no mercado pelos RHs e gestores das empresas.

Cerca de 80% das vagas existentes não são anunciadas, sendo preenchidas através do famoso “boca a boca”. Isso significa que muitas vagas somente são encontradas através de muito networking e informação a respeito do mercado.

Dificuldade #2:
“Já me candidatei para milhões de vagas e nunca sou chamado para as entrevistas”



CAUSA:
 
Entrevistadores recebem cerca de 500 currículos por vaga. Tendo em vista a quantidade, nem todos os currículos são visualizados. Neste sentido, somente “enviar o currículo” não é uma garantia de emprego.

Você pode estar “atirando para todos os lados”, sem uma direção correta, e assim estará se candidatando para muitas vagas diferentes e perderá seu foco principal.

Ou, ainda, seu currículo pode estar mal elaborado ou não possuir os requisitos básicos exigidos pela oportunidade. Os entrevistadores demoram em média 6 segundos para ler cada currículo, daí a importância de um currículo que destaque o que o recrutador está procurando.

Dificuldade #3:
“Nunca sou aprovado no processo seletivo”

CAUSA: A maioria das empresas valoriza a naturalidade do candidato no processo seletivo. No entanto, quanto mais você conhecer como funciona o processo e o papel de cada pessoa envolvida, maior será a sua chance de se destacar entre os outros candidatos que concorrem à mesma posição com você.

Resumidamente, para a recolocação profissional no mercado de trabalho, você precisará cumprir as metas dos círculos da estratégia conforme abaixo:

Será necessário construir seu perfil e marketing pessoal (história, apresentação pessoal e objetivo), ou seja, conhecer claramente suas competências, interesses e definir seu objetivo profissional.

Após a definição clara do que você “quer” e “pode”, a tarefa seguinte é saber buscar informações e ampliar sua networing (lista de empresas, contatos e conversas informais). Com isso, irá descobrir onde estão as oportunidades “ocultas” da sua área.

Lembre-se que, muitas vezes, o foco não deve ser o local que você quer trabalhar e sim onde estão precisando de você.

Por último, deverá entender como funciona um processo seletivo e estar preparado para as etapas finais da sua contratação. 

Sobre a autora: Carolina Serem
Gerente em Recursos Humanos
Colaboradora do Blog RH Positivo


Baixe gratuitamente nossos Modelos de Currículo Preenchidos  


Economize tempo e aprenda com quem sabe. Aproveite estes modelos de CV criados por especialistas em  Recrutamento e Seleção e elabore um currículo de sucesso.