Como escapar dos “empregos-cilada”?

Sabe aquela vaga que oferece um ótimo salário, um bom pacote de benefícios com plano de saúde, vale-refeição e alimentação, previdência privada e mais uma série de atrativos que passam a impressão de ser o “emprego dos sonhos”? Tome cuidado, pois esse emprego pode ser muito nocivo para sua vida.


Começamos o artigo de hoje com uma recomendação: cuidado com os “empregos-cilada”.

Não sabe o que um “emprego-cilada” é? Pois vamos te contar tudo sobre ele e dar algumas dicas valiosas sobre como evitá-lo.

Basicamente, um emprego-cilada é aquele que oferece um ótimo salário, um bom pacote de benefícios com plano de saúde, vale-refeição e alimentação, previdência privada e mais uma série de atrativos que passam a impressão de ser o “emprego dos sonhos”.

Mas, por algum motivo, esses fatores acabam não sendo suficientes para te trazer felicidade.

No lugar da satisfação e realização, o que aparece é a falta de motivação, de perspectiva de crescimento, de desafios e de bem-estar.

E ainda, junto a isso, aparecem também sentimentos como os de incapacidade, impotência e insegurança.

Ficou claro o quão nocivo esse tipo de emprego pode ser para sua vida, não é mesmo?

Então, como escapar dos empregos-cilada?


1. Reflita sobre sua situação atual

O primeiro e mais importante passo de todos é você compreender se, de fato, você está em um emprego-cilada.

Se você está empregado nesse momento e, por algum motivo, identifica os sentimentos que citamos anteriormente, é hora de refletir.

Assim, é importante que você identifique os sinais da sua situação atual que podem indicar que você está em um emprego-cilada.

O emprego te oferece “tudo” o que você precisa, mas ainda assim você se sente constantemente frustrado e desmotivado?

E ainda, você se vê constantemente com medo ou receio de procurar novas oportunidades porque, afinal, seu emprego atual “paga bem”?

Se você respondeu “sim” para as duas perguntas anteriores, muito provavelmente você está em um emprego-cilada e pode ser que precise se desvencilhar dele.

Portanto, reflita bastante, sempre levando em conta que nada é mais importante que sua satisfação e saúde emocional. Afinal, empregos devem nos satisfazer em todos os sentidos, não apenas no financeiro.

2. Muitas vezes, o “problema” não é a empresa ou o trabalho em si

É importante ressaltar que muitas pessoas que estão em um emprego-cilada gostam da empresa em que trabalham.

E, muitas vezes, a empresa é, de fato, um bom lugar e oferece boas condições de trabalho.

Quando isso acontece, é válido que você compreenda que o “problema” não está, necessariamente, na empresa, mas no fato de você estar em um ambiente que não é adequado ao seu perfil, aos seus anseios e projeções de vida.

Portanto, é muito importante que você separe “o joio do trigo” e entenda que um emprego-cilada tem muito mais a ver com você do que com suas tarefas ou lugar em que trabalha especificamente.

Por mais “dos sonhos” que uma empresa seja e por mais que você veja seus colegas felizes trabalhando neste mesmo lugar, se você não se sente adequado e pertencente a esse lugar, será mesmo que vale a pena insistir em continuar nele?

Já conferiu nossas vagas abertas?


3. Corra riscos

Nossa terceira e última dica pode ser ousada, mas temos a certeza de que pode fazer uma diferença enorme na sua vida.

Se você iniciou sua carreira no mercado de trabalho há pouco tempo, entrou recentemente em um novo emprego ou ainda tem bastante tempo para pensar em questões como aposentadoria, nossa dica é: pegue agora suas coisas e vá atrás do que irá te fazer realmente feliz.

É isso mesmo que você acabou de ler! Corra esse risco. Não fique nesse ambiente doentio por mais tempo. 

Lembre-se: o ambiente é doentio para você, e não o ambiente que é doentio. 

Por isso, você precisa focar em você e assumir os riscos que irão te levar para um lugar muito melhor do que o que você está hoje, em inúmeros sentidos.

Notas finais

Os empregos-cilada estão por aí e qualquer um de nós, eventualmente, podemos nos ver presos em um.

No decorrer deste artigo você entendeu o que é um emprego-cilada, como identificá-lo, e o mais importante: como escapar dele.

A principal mensagem que você deve levar como aprendizado é que um emprego-cilada diz mais respeito a você e aos seus sentimentos do que a fatores externos, como o ambiente de trabalho, os colegas ou a própria empresa.

Então, agora que você já descobriu tudo sobre o assunto, é hora de seguir as dicas.

Reflita muito, entre em contato com seus anseios e desejos, olhe para si e priorize suas vontades e, finalmente, não tenha medo de correr riscos.

Quando você encontrar um emprego que realmente preencha outras lacunas que não apenas a do salário, você irá compreender como tudo valeu a pena.


Quer ver mais dicas sobre emprego? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais:

– Eventos RH no Facebook

– Eventos RH no Linkedin