Como chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn?


O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo atualmente.

Uma pesquisa feita pelo Jobvite afirma que 87% dos recrutadores consideram o LinkedIn mais eficaz ao selecionar candidatos durante o processo de contratação.

Por outro lado, o LinkedIn já soma 50 milhões de usuários somente no Brasil. Sendo assim, como em qualquer outro espaço profissional, você precisa buscar meios de se destacar e ser encontrado pelos recrutadores.

Por isso, você pode e deve aproveitar ao máximo as ferramentas e funcionalidades que a plataforma oferece e que te ajudam a ser encontrado com mais facilidade.

Então, a partir da nossa experiência como recrutadores, resolvemos compartilhar algumas dicas para aprimorar o seu perfil no LinkedIn e conseguir aparecer para mais recrutadores e com mais facilidade. Aqui, nós vamos te contar:

  • Como ter um perfil “encontrável”;
  • Como usar o título do LinkedIn a seu favor;
  • Por que é importante revisar todas as informações.
  • E uma dica bônus no final!

 


1. Use o título do LinkedIn ao seu favor

O título de um perfil no LinkedIn é a mensagem que aparece logo abaixo do nome. Assim, ele é uma informação que te acompanha por toda a rede social, aparecendo sempre junto ao seu nome e à sua foto.

Muitos candidatos acreditam que precisam colocar informações como “em busca de recolocação” ou até mesmo “desempregado” nesta seção.

Mas a melhor forma de usar o título do LinkedIn a seu favor é colocando as suas áreas e/ou cargos de interesse e/ou em quais dessas áreas ou cargo você pretende atuar e/ou possui experiência.

Pense que o recrutador ou potenciais empregadores buscarão os profissionais pelo cargo, área ou especialidade de atuação, e outros filtros como localidade e idiomas, mas não por aqueles que estão buscando emprego ou não.

Para isso, existe um espaço na rede social dedicado a exibir para os recrutadores se você está ou não procurando emprego. Essa funcionalidade se chama “Interesses de Carreira” e, se for o seu caso, você pode ativar essa informação de forma simples e rápida na plataforma.

 

2. Use palavras-chave corretamente

Agora que você já caprichou no seu título e configurou o seu perfil para mostrar que está em busca de um emprego, é hora de incluir mais algumas informações que irão chamar a atenção dos recrutadores.

E, por isso, você deve dar uma atenção especial às palavras-chave.

Para começar, tente se colocar no lugar do recrutador: como ele procuraria por um profissional com o seu perfil? Quais seriam as palavras-chave mais importantes?
Fazendo este pequeno exercício, você já consegue ter uma ideia bem mais clara de quais informações incluir no seu perfil.

No painel de buscas para recrutadores do LinkedIn existe um campo específico para o preenchimento de palavras-chave, incluindo cargo, país e cidade.

Portanto, garanta que essas informações estejam preenchidas corretamente no título do seu perfil.

Já conferiu nossas vagas abertas?

 

3. Dê atenção à linguagem e revisão

Enquanto você atualiza o seu perfil no LinkedIn, é muito importante garantir que os nomes dos cargos e das empresas pelas quais você já passou estejam escritos corretamente.

Dar atenção à linguagem e sempre revisar as suas alterações é um fator imprescindível por três motivos:

  1. Passa credibilidade e confiança ao recrutador sobre as informações da sua carreira;
  2. Demonstra que você é uma pessoa que se atenta aos detalhes;
  3. Ajuda o recrutador a entender mais sobre você de forma fácil e rápida.

Tenha em mente que os recrutadores não são especialistas em todas as áreas de atuação, e muitas vezes podem desconhecer termos técnicos e siglas específicas.

Então, garanta que o conteúdo do seu perfil, além de revisado, esteja escrito numa linguagem clara e simples, com termos comuns no mercado, fazendo com que qualquer pessoa consiga entendê-lo e não apenas profissionais da sua área.

Lembre-se, o objetivo não é parecer chique, é se fazer entender.  


4. Complete o máximo de informações do seu perfil

A nossa dica bônus é super simples: quanto mais informações você inclui no seu LinkedIn, maiores serão as chances de um recrutador te encontrar.

Existem muitos campos que você pode preencher que, sem dúvidas, serão grandes aliados na hora de tornar o seu perfil atrativo para os recrutadores.

Alguns dos itens mais importantes são: Experiências Profissionais, Formação Acadêmica, Certificações e Voluntariados.

Mas, lembre-se, não estamos falando para você encher linguiça. Apenas caprichar e preencher ao máximo seu currículo, dando destaque e clareza às informações relevantes e atrativas para o seu objetivo profissional.

Se você quer deixar o seu perfil na rede social ainda mais completo, saiba como preencher os itens que não podem faltar no seu perfil do LinkedIn.

 

 

Mãos à obra!

Agora que você já sabe quais são as 4 principais formas de chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn, é hora de partir para a ação!

O LinkedIn é uma rede social intuitiva e você não deve enfrentar problemas ou dificuldades ao realizar as atualizações.

Lembre-se: o papel do recrutador é te encontrar, e um dos seus papéis é facilitar o trabalho dele se tornando uma pessoa facilmente encontrável.

Seguindo as dicas que demos ao longo deste artigo, você estará chamando a atenção dos recrutadores pelos motivos certos.

Então, capriche no currículo e boa sorte!