5 conselhos sobre ética no ambiente de trabalho

A ética no ambiente de trabalho é uma parte fundamental na vida de um profissional de sucesso.

E quando falamos sobre ética profissional, estamos falando de um conjunto de valores baseados nos ideais de disciplina e bons hábitos.

A verdade é que, diariamente, somos bombardeados com notícias sobre escândalos na esfera da política, do esporte, de empresas do setor privado e em inúmeras outras áreas.

Com isso, acabamos naturalizando uma série de comportamentos antiéticos e acreditando que se preocupar com ética não passa de ingenuidade.

Mas temos uma notícia: acreditar nisso é um grande erro.

Principalmente quando falamos sobre o mundo corporativo, o comportamento ético e a ética profissional são qualidades cada vez mais valorizadas e encaradas como aliadas de profissionais bem sucedidos. 

Foi pensando nisso que preparamos este artigo com os 5 conselhos fundamentais sobre ética para você começar a colocar em prática na sua vida.

 

ilustração artigo sobre ética profissional


1. Seja uma pessoa ética no ambiente de trabalho independentemente do seu nível hierárquico

Uma outra “falsa crença” sobre o tema da ética profissional é que apenas profissionais que ocupam posições hierárquicas mais baixas são éticos – ou deveriam se preocupar com ética.

Ledo engano.

A ética precisa estar presente na vida de qualquer profissional: do mais simples operário ao CEO de uma empresa.

Na verdade, quanto maior for o nível de um profissional, mais se exigirá dele a ética profissional.

Afinal, comportamento ético, habilidades e técnicas são competências que andam juntas e são igualmente consideradas no momento de avaliar um profissional e decidir se está pronto ou não para ocupar cargos mais altos e de maior responsabilidade.


5. Esqueça o ditado “malandro é malandro, mané é mané”

Em ambientes de trabalho realmente sérios, quem tenta tirar vantagem às custas de outras pessoas ou até mesmo passar a perna em alguém não tem chance nenhuma de sucesso. Especialmente no longo prazo.

Pense e trabalhe constantemente para ser um profissional que, além de possuir habilidades específicas da sua área, também se preocupa em ter atitudes e posturas éticas.

Mas como fazer isso?

Primeiramente, busque sempre trabalhar a partir da verdade e da justiça. Assim, você nunca correrá o risco de sofrer algum tipo de consequência negativa por alguma atitude que tomou.

Em segundo lugar, construa uma imagem positiva de você mesmo, mostre para os seus líderes, liderados e para os seus colegas de trabalho que você é uma pessoa íntegra, que sabe agir em prol do coletivo e que preza sempre pelo melhor de todos.

Lembre-se que o seu comportamento ético precisa, também, ser percebido pelas outras pessoas à sua volta.


A ética profissional começa na entrevista (ou melhor, no currículo)

Sim! O comportamento ético começa muito antes de você estar, de fato, no ambiente de trabalho.

Em todos os espaços e lugares que ocupamos, as pessoas ao nosso redor esperam determinados comportamentos da gente. Em entrevistas de emprego não é diferente. 

E o quesito “ética” é muito importante.

Então, como ter um comportamento ético durante uma entrevista? Ou ainda, como não ser antiético durante um processo seletivo?

Veja a seguir nossos conselhos.

 

Já conferiu nossas vagas abertas?

 

3. Saiba se esquivar de provocações mal intencionadas

Durante uma entrevista, é possível que você receba algumas provocações que irão te incitar a falar sobre seus colegas de trabalho, sobre seu chefe, sobre experiências passadas e atuais.

Em qualquer uma dessas situações, nunca fale mal de ninguém.

Nestes momentos, é importante saber diferenciar o que é “falar mal” ou “fazer fofoca” de fazer críticas e saber se posicionar.

Caso a pessoa que estiver te entrevistando insista muito para que você faça algum tipo de comentário, saiba criar argumentos críticos em que, ao mesmo tempo, você consiga ressaltar os aspectos positivos e aprendizados das suas experiências e antigas relações profissionais.

 

4. Nunca desqualifique os outros candidatos

Independentemente da situação, desqualificar as outras pessoas que estão participando de uma entrevista ou de um processo seletivo junto a você é um comportamento que você deve eliminar da sua vida.

Além de causar constrangimentos desnecessários (para os outros e para você), você irá prejudicar a sua própria imagem, podendo – com razão – ser eliminado do processo.

Na dúvida, lembre-se que para fazer a sua luz brilhar, você não precisa apagar a luz do outro.

Esteja mais preocupado em ressaltar as suas qualidades do que os defeitos das pessoas ao seu redor.

 


5. Não minta

Parece óbvio, mas não é.

Muitas pessoas acham que é “tudo bem” mentir durante uma entrevista de emprego. Afinal, “dificilmente conseguirão descobrir a verdade”.

Bom, você pode até conseguir enganar alguém o tempo todo, mas dificilmente irá conseguir enganar todo mundo o tempo todo. E isso inclui não mentir no currículo.

Manter uma mentira é uma responsabilidade gigante. E, dificilmente, você vai conseguir ter o controle sobre ela para sempre.

Dessa forma, não tenha dúvidas de que, em algum momento, você vai cometer algum deslize e colocar tudo por água abaixo.

Mentir para conseguir alguma vantagem durante uma entrevista de emprego é um dos piores comportamentos antiéticos que uma pessoa candidata pode ter.

Portanto, comece acertando desde o começo: acredite no seu potencial, não tenha vergonha da sua história e acredite que é a verdade que vai te levar ao sucesso.

 

Notas finais

O que você pôde entender ao longo dos 5 conselhos que demos no decorrer deste artigo é que o caminho mais fácil, na maioria das vezes, não é o que irá te fazer chegar onde você deseja.

Não tire vantagem nem passe a perna em ninguém, trate todas as pessoas como iguais, mantenha o seu comportamento ético independentemente do cargo que você ocupa e sempre, em qualquer hipótese, opte por falar a verdade.

Combinando tudo isso com um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional, você mostrará ao mundo que a ética faz parte de quem você é e que você se preocupa em mostrar que prioriza o comportamento ético.

Acredite: quem carrega a ética consigo em qualquer situação, carrega, também, uma aliada para a vida!

———-

Quer receber mais dicas sobre ética no ambiente de trabalho? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais.