3 cuidados para ter na hora de enviar seu currículo

O currículo é a primeira impressão que os recrutadores terão de você, além disso é a sua porta de entrada para o processo seletivo, e por isso é muito importante que você saiba o que colocar e não colocar nele.


Os recrutadores usam currículos ao longo do processo de contratação para saber mais sobre os candidatos e se eles podem ser uma boa opção para o desafio apresentado.

Seu currículo deve ser fácil de ler, resumir suas realizações e habilidades e destacar experiências relevantes para a vaga a qual está se aplicando.

Por isso, na hora enviar seu currículo, todo cuidado é pouco. 

Afinal, essa vai ser sua primeira imagem para os recrutadores e é sua porta de entrada no processo seletivo e, quem sabe, na empresa que você deseja.

Para garantir que na hora de clicar no botão “Enviar” esteja tudo certo com seu documento, vamos te dar 3 dicas essenciais!


1. Envie seu currículo apenas para vagas alinhadas ao seu perfil

Preste muita atenção aos requisitos das vagas que você estiver pesquisando, pois mesmo que alguns títulos deem a entender que a vaga combina com você, as descrições podem dizer diferente.

Dessa forma, garanta que você irá se aplicar somente àquelas vagas que você realmente tem condições de contribuir. 

Afinal, de nada adianta disparar um currículo para milhares de vagas sem nenhuma estratégia mesmo que você tenha um currículo perfeito.

Fazer isso pode até te dar uma falsa sensação de missão cumprida, mas não é a quantidade de currículos enviados que vai te aproximar mais da sua próxima oportunidade profissional, e sim a estratégia. 

 

2. Muita atenção na hora de clicar em “enviar”

Em nossa era digital atual, o mais comum é que as empresas anunciem as vagas e solicitem que as candidaturas sejam feitas de forma inteiramente online.

Seja por e-mail ou por plataformas de candidaturas, ao enviar seu CV para uma vaga, é importante prestar atenção em alguns detalhes que, no final, fazem toda a diferença.

Comece colocando uma mensagem simples no corpo do texto, escreva de forma profissional, revise quantas vezes forem necessárias para garantir que não há nenhum erro de digitação ou de português.

Por fim, não se esqueça de que sua mensagem é personalizada para cada vaga e que os nomes do recrutador e da empresa, por exemplo, estão corretos.

Isso causará uma boa primeira impressão aos recrutadores e sinalizará que você sabe exatamente sobre o que se trata a vaga e, ainda, que realmente possui interesse em conquistá-la.

Já conferiu nossas vagas abertas?


3. Personalize seu currículo

Assim como na mensagem do corpo do email, é estratégico personalizar seu currículo para cada uma das vagas que você gostaria de se candidatar.

Sabemos que dá trabalho poder ter tantas versões de um mesmo currículo, mas te garantimos que vale a pena.

Uma vez que você está seguindo a dica 1, esta etapa ficará ainda mais fácil, pois você terá mais tempo para se dedicar a ela.

Além disso, lembre-se que seu currículo representa quem você é.

Um currículo mal escrito, com erros ortográficos e informações erradas como endereço ou telefone podem causar uma impressão negativa sobre você.

Portanto, revise e revise seu currículo para garantir que a formatação, as informações e a ortografia estejam corretas.

 

Notas finais

Simples, não é mesmo?

Mas, como dissemos, são os pequenos detalhes que fazem a diferença durante a avaliação dos recrutadores.

Prestar atenção aos detalhes e tomar cuidados necessários podem ser o diferencial para você ser o escolhido em meio aos outros candidatos.

Portanto, sempre que for enviar um currículo, volte a este texto, confira se seguiu todas as dicas e, aí sim, clique em “enviar” sem se preocupar!


Quer ver mais dicas sobre currículos? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais:

– Eventos RH no Facebook

– Eventos RH no Linkedin