O futuro do trabalho já está acontecendo. Você está preparado?

O futuro do trabalho diz respeito a estar atento ao que está acontecendo à sua volta. Mesmo que você esteja feliz e satisfeito com o seu trabalho atual, acompanhar as mudanças do mundo é uma forma inteligente de se prevenir e saber como reagir ou, ainda, de enxergar oportunidades e se antecipar a elas.


Alguma vez você já se perguntou se o seu trabalho e a sua profissão podem deixar de existir?

E, caso isso acontecesse, você estaria preparado para se adaptar às mudanças sem grandes perdas?

É por isso que mesmo estando seguro e confiante em relação ao cenário da sua profissão hoje, você não deve ignorar o que pode acontecer com ela no dia de amanhã.

É fato que o mundo está passando por grandes transformações e, por isso, você precisa estar ciente de que mudanças podem afetar diretamente nossa vida e nosso trabalho, para o bem ou para o mal.

Pensando nisso, vamos te dar 4 dicas rápidas e essenciais que podem te ajudar a se tornar uma pessoa mais preparada e atenta às mudanças e às oportunidades do mercado.


Futuro do trabalho: saiba desenvolver suas próprias formas de buscar informação

Já dizia o ditado: informação nunca é demais. É por isso que uma pessoa que compreende bem o cenário do seu trabalho precisa se munir de informação e saber interpretá-las.

Porém, para ser alguém informado de verdade, você não pode contar apenas com as informações que chegam até você por meio de jornais da TV ou redes sociais. É você quem precisa ir até elas.

Essa é a forma mais assertiva que você tem em mãos para se antever aos fatos, aos cenários e às inúmeras mudanças que, diariamente, ocorrem no universo do mercado de trabalho.

Portanto, a dica aqui é: não chegue por último! Vá atrás das informações, notícias e atualizações sobre seu segmento e suas áreas de interesse, mas não fique limitado a elas.

Quanto mais ‘por dentro’ você estiver das principais mudanças que estão acontecendo no Brasil e no mundo, mais preparado para lidar com os impactos no seu trabalho você estará.

Além de se tornar mais preventivo, você também se tornará mais capaz de enxergar oportunidades de negócio e de se posicionar de forma mais estratégica no mercado de trabalho.


Enxergue nas entrelinhas

Você já viu alguma guerra começar com uma manchete de jornal?

Provavelmente a sua resposta foi “não”, certo?

Isso acontece porque as mudanças e os conflitos acontecem, e estão acontecendo, nas entrelinhas. 

Dessa forma, é a soma dessas pequenas mudanças que se tornam grandes transformações que impactam o mundo inteiro.

Afinal, quem poderia imaginar, há 20 anos atrás, que quase todas as pessoas do mundo se comunicariam por meio de um celular? Ou que seria possível pedir por uma comida, solicitar uma carona de carro ou até mesmo alugar uma casa por meio de um aplicativo?

A verdade é que algumas pessoas previram esse movimento, mas nem todo mundo prestou atenção. 

Por isso, seja a pessoa que dá atenção, que ouve e que enxerga o que ninguém mais está.

Seja curioso. Pergunte-se constantemente: “para onde será que o mundo está indo?”. 

Enxergar nas entrelinhas, sem dúvidas, te levará mais longe.

Já conferiu nossas vagas abertas?

Pensar no hoje é pensar no futuro

Quando falamos de mercado de trabalho, as mudanças não param de acontecer. 

A pandemia do COVID-19, por exemplo, obrigou que as empresas se adaptassem ao trabalho remoto, mesmo que muitas delas não estivessem preparadas nem abertas para essa mudança.

Uma pesquisa recente da Mckinsey aponta que o formato de trabalho híbrido se tornou o mais desejado por trabalhadores de mais de 8 países ao redor do mundo, como consequência das transformações causadas pela pandemia.

Este é apenas um exemplo que reflete o quão importante é você acompanhar o movimento do mundo.

Mudanças acontecem a todo tempo, e elas geram tanto desafios como oportunidades. Saber se antecipar a elas fará toda a diferença para sua saúde financeira e sucesso profissional.

Dessa forma, esteja interessado em saber quais são as novas profissões que estão surgindo (e quais estão ou podem deixar de existir), acompanhe o trabalho de seus concorrentes, entendendo em quais inovações eles estão apostando e como elas podem ajudar o seu trabalho e a sua empresa.


Como se antecipar a mudanças impossíveis de prever

Por mais atento que você esteja, há mudanças que são impossíveis de prever, assim como as suas consequências, como a própria pandemia nos ensinou muito bem.

Por isso, uma coisa que todos nós temos que entender é que a estabilidade não existe. A vida pode ser longa e nada é garantido. 

E isso não significa ser pessimista, não! Acredite que coisas boas irão acontecer, mas também seja preventivo.

Neste sentido, a nossa dica é: diversifique suas fontes de renda e as suas competências profissionais ao máximo. Ou seja, não tenha apenas uma única alternativa de trabalho, por melhor que ela seja para você hoje. 

Seja multivalente, invista em competências profissionais que permitam abrir um leque de oportunidades ainda maior. Sempre que possível, faça alguma atividade paralela como renda suplementar.

Assim, quando algo não estiver bem, você poderá acionar com mais facilidade outros recursos que você cultivou para “segurar as pontas”. E quem sabe ainda virar a sua nova fonte de renda principal!

Como já diziam os nossos avós: não coloque todos os ovos em uma cesta só.


Notas finais

Se interessar sobre o futuro do trabalho te torna uma pessoa mais preparada para os dias de hoje.

Não é todo mundo que consegue olhar para onde ninguém mais está olhando, mas com as dicas que demos aqui, você pode se tornar uma delas.

Atualmente, temos uma grande ferramenta como aliada: a internet. E o melhor é que ela possibilita ampliar nossas fontes de informação e, assim, não depender de apenas um mesmo ponto de vista.

Encontrando as informações corretas (e livres de fake news!), você pode levar sua vida profissional com muito mais segurança e tranquilidade, sabendo exatamente para onde o mundo está caminhando e como acompanhar esse movimento!


Quer ver mais dicas sobre mercado de trabalho e carreira como esta? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais:

– Eventos RH no Facebook

– Eventos RH no Linkedin