Como aumentar a produtividade em 5 passos simples

Se você não gosta da maneira como seu dia de trabalho habitual é feito, existe uma maneira de mudar a situação. Siga esses passos simples sobre como aumentar a produtividade e se tornar o seu melhor e mais produtivo eu no trabalho.

 

A quantidade de estímulos e distrações que recebemos diariamente, principalmente com o aumento da adesão ao home office nos últimos dois anos, torna a tarefa de “ser produtivo no trabalho” muito difícil, e saber como aumentar a produtividade tem se tornado um assunto cada vez mais popular.

E não é à toa que o tema da produtividade tem se tornado objeto de tanto interesse.

Imagine fechar cada dia de trabalho com um suspiro de satisfação, sabendo que você foi tão produtivo que conseguiu realizar tudo em sua lista. 

A verdade é que a maioria de nós não é tão produtivo quanto gostaria por dois motivos: 

  1. Temos maus hábitos que interferem em nossa produtividade no local de trabalho;
  2. Somos reativos em vez de proativos, apagando incêndios em vez de progredir em direção a nossos objetivos.

Então, se você não gosta da maneira como seu dia de trabalho habitual é feito, existe uma maneira de mudar a situação.

A solução é simples, embora nem sempre fácil. 

Podemos substituir nossos maus hábitos e padrões reativos por bons hábitos que nos tornarão proativos, assumindo o controle de nossos próprios dias de trabalho. 

Siga esses passos simples sobre como aumentar a produtividade e se tornar o seu melhor e mais produtivo eu no trabalho.


1. Defina sua lista de tarefas no dia anterior

As listas de tarefas são grandes ajudantes da produtividade. 

Elas ajudam a organizar tarefas, criar novos hábitos, trazem foco e te recompensam com sentimentos de satisfação quando você consegue visualizar todas as coisas que realizou.

Fazer (ou atualizar) uma lista de tarefas ao final de cada dia significa que você não perderá tempo no início do dia de trabalho procurando sua tarefa.

Dessa forma, liste qual será a sua prioridade (apenas uma!) e, no máximo, duas atividades secundárias a serem cumpridas.

Lembre-se de quebrar grandes entregas em micro-tarefas, pois isso irá te ajudar a ter mais visibilidade sobre o que fazer e isso diminuirá a complexidade de resolução de cada uma delas.

2. Resista! Priorize o que deve ser priorizado

Agora que você definiu a sua lista e qual será a prioridade, você começará o dia seguinte de trabalho sabendo exatamente o que deve fazer.

Dito isso, é muito importante que você se concentre na sua tarefa prioritária antes de seguir para as próximas.

Lembra que um dos motivos que acabam com a produtividade é gastar muito tempo apagando incêndios em vez de focar no que realmente deve ser priorizado?

Pois esse é o momento de resistir e se manter firme à sua prioridade!

Assim, você criará a disciplina necessária para manter o foco consciente de que isso te ajudará a ter um dia muito mais produtivo e, consequentemente, se tornar uma pessoa mais produtiva.

3. Desligue as distrações

Uma palavra que você leu com frequência até aqui foi “foco”.

E como falamos, as distrações que estão vagando por aí apenas esperando para que você deixe seu foco para lá são inúmeras!

Então, para ser produtivo, você precisa desligar o barulho e fugir de tudo o que te desconcentra. 

Mãos à obra! Desative suas notificações do celular, feche o WhatsApp Web e não abra seu e-mail! 

E ainda: você se considera ‘viciado’ em Facebook, Instagram e redes sociais no geral? 

Sabemos que pode ser difícil se manter afastado completamente delas, então tente estipular um número X de minutos permitidos para navegar entre um aplicativo e outro depois de realizar uma tarefa importante. 

Em seguida, feche tudo e volte ao trabalho!

Já conferiu nossas vagas abertas?


4. Reserve horários para checar e responder e-mails

A princípio, pode não parecer, mas o tempo que gastamos checando e respondendo e-mails é enorme e acaba se tornando um grande vilão da produtividade.

Por isso, é igualmente importante que você tenha horários específicos reservados para essa tarefa.

O momento que você irá escolher é por sua conta, de acordo com a dinâmica do seu trabalho, mas prefira horários em que você não esteja completamente absorvido na sua tarefa, dando preferência a períodos como antes do almoço ou ao final do dia.

Dependendo do quanto você precisa utilizar seu e-mail no seu trabalho, você pode reservar mais de um momento ao dia para organizar sua caixa de entrada sem ter medo de perder a produtividade.

5. Essa reunião é mesmo necessária?

Por fim, e não menos importante, reuniões também costumam ser grandes inimigas da produtividade.

Isso não acontece porque todas as reuniões são inúteis, mas simplesmente porque algumas reuniões não precisam ser reuniões, mas sim um e-mail, uma ligação ou até mesmo uma mensagem de WhatsApp.

Portanto, antes de seguir a ação quase instintiva de marcar um horário na agenda dos seus colegas de trabalho, reflita: essa reunião é realmente necessária ou eu poderia resolver o problema em questão de uma forma muito mais simples e rápida?

Pode apostar que, muitas das vezes em que você fizer essa pergunta, você optará pelas outras opções e não pela primeira.

Uma mensagem ou um e-mail não leva nem 5 minutos para ser enviado, enquanto uma reunião dificilmente durará menos do que 30 minutos. Fora as novas demandas – nem sempre tão importantes assim – que você acaba gerando a cada reunião.

Pense bem! O tempo livre para se focar no que realmente importa é seu maior aliado quando o assunto é produtividade.

Bônus: Cuide de você e do seu bem-estar, sempre!

Sim! Cuidar de si é talvez uma das principais dicas para aumentar a produtividade.

Dormir o suficiente e fazer exercícios como parte de sua rotina são apenas duas das coisas que você precisa fazer todos os dias para estar no seu melhor e mais produtivo estado.

O resto você, provavelmente, já conhece, mas nunca é demais reforçar:

  • Tenha uma dieta saudável;
  • Beba muita água;
  • Livre-se de seus maus hábitos, sejam eles fumar ou andar com pessoas tóxicas;
  • Seja gentil consigo mesmo e com as outras pessoas. Tire um tempo para si mesmo e faça qualquer coisa (saudável) para recarregar e se refrescar!
  • Se se sentir muito atordoado, tire um minutinho do seu dia para fazer exercícios de respiração e poder voltar às atividades com mais clareza. 

Quanto mais saudável você for, mais produtivo você será. E quanto mais produtivo você for com seu trabalho, mais tempo terá para gastar como quiser!


Quer receber mais dicas sobre como aumentar a produtividade? Continue nos acompanhando nas nossas redes sociais:

– Eventos RH no Facebook

– Eventos RH no Linkedin