Conheça 5 competências essenciais para você se tornar um líder que inspira

Parabéns, você foi promovido(a) a líder de equipe! E agora, como conquistar a confiança da sua equipe e se tornar uma referência para ela?

Não vai demorar muito tempo para você perceber que liderar uma equipe é muito diferente de trabalhar nela.

Até agora, você dominava os processos da sua área e não tinha dificuldades em entregar excelentes resultados.

Entretanto, como líder de equipe, você vai notar que os problemas serão diferentes, e isso vai requerer de você habilidades diferentes.

A partir de agora, você terá que:

  • fazer gestão de conflitos;
  • saber dar e receber feedback;
  • promover o desenvolvimento dos membros da sua equipe;
  • organizar e acompanhar as atividades da área para assegurar que a sua equipe entregue os resultados, entre outras novas responsaibilidades.

Ou seja, uma série de novas responsabilidades que você teve pouca ou nenhuma chance de praticar.

Até o momento, você era um(a) excelente líder de si mesmo(a) e se destacava por isso entre os membros da equipe. Mas, agora, terá que aprender a gerenciar os outros, a sua equipe.

E você irá perceber – às vezes da forma mais difícil – que ter o título “chefe”, por si só, não te assegurará o respeito da equipe, comprometimento e excelentes resultados.

E o que isso significa? Basicamente, significa que você tem que desenvolver novas competências para fazer uma boa gestão de pessoas.

Uma vez que você é um líder de equipe, além das competências técnicas que você sempre teve durante a carreira, terá que desenvolver também novas competências como líder de pessoas.

E isso envolve habilidades muito diferentes, porque são predominantemente comportamentais.

Assim, para exercer uma boa liderança, você deve unir em suas práticas tanto suas competências técnicas quanto comportamentais.

Mas, afinal, o que é uma competência comportamental?

Muitas pessoas se questionam sobre o que é uma competência comportamental e por que é tão valorizada pelas empresas, em todos os níveis da organização.

Respondendo à primeira dúvida, as competências comportamentais dizem respeito ao comportamento, atitude e sentimento do profissional.

As competências comportamentais estão ligadas à forma como um profissional se posiciona em diferentes situações, enfrenta desafios, se relaciona com as pessoas e consigo mesmo.

Toda vaga de trabalho requer do profissional uma série de habilidades tanto técnicas como comportamentais.

E, na maioria das vezes, quanto maior for seu nível hierárquico na empresa, mais necessário será o desenvolvimento de novas competências comportamentais.

E por que ela é tão importante?

Hoje em dia, já há um consenso no mercado que é mais fácil para as empresas desenvolverem competências técnicas em seus colaboradores, do que as comportamentais.

Ao mesmo tempo, as competências comportamentais tem sido percebidas como parte determinante na melhoria dos resultados.

Por isso, é comum empresas optarem por contratar um profissional com fragilidades técnicas, mas com competências comportamentais bem desenvolvidas, e não o contrário.

Isso não significa que o desenvolvimento de novas competências comportamentais é demasiado difícil.

Significa apenas que ele requer tempo e persistência, mas que, com facilidade, perde prioridade na correria do dia a dia das empresas.

Além disso, o desenvolvimento de novas competências comportamentais requer autoconsciência e comprometimento dos colaboradores.

E eles muitas vezes desconhecem ou negligenciam suas lacunas, e/ou não compreendem a importância de mudar comportamentos improdutivos.

Veja alguns exemplos de competência comportamental:

– o comprometimento que você tem com o trabalho e com a empresa;

– o grau de iniciativa que você apresenta durante o trabalho do dia-dia;

– sua capacidade de comunicação e relacionamento humano;

sua organização;

– sua atitude positiva (um dos elementos mais importantes e apreciados como competência comportamental).

Isso serve para qualquer nível, em qualquer momento da carreira!

Agora, quando falamos sobre ser um líder, isso implica no seu desenvolvimento e em você apresentar novas competências, como, por exemplo, inspirar a sua equipe.

E de que forma você pode inspirar a sua equipe? Simples. Tornando-se um modelo para as pessoas que trabalham com você!

Dessa forma, você se torna um líder inspirador, que faz com que sua equipe pense: “Eu quero ser como você” ou “você inspira confiança”.

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AS COMPETÊNCIAS DE UMA LIDERANÇA INSPIRADORA

A liderança inspiradora é uma competência que, como qualquer outra, pode perfeitamente ser desenvolvida.

Suas principais indicações envolvem o foco nas relações pessoais e na comunicação, envolvendo atenção tanto para a fala quanto a escuta.

Estando em uma posição de liderança, seu olhar para o trabalho e para a equipe deve ser aguçado.

Então, vamos perpassar alguns pontos fundamentais aos quais você deve se dedicar:

Competência #1 –  Saiba se comunicar

Competencia 1 para um lider inpirador - SABER COMUNICAR

O primeiro ponto fundamental é a comunicação.

Nesse ponto, a sua capacidade de se comunicar – que já era importante nos primeiros degraus da sua carreira – passa a ser ainda mais importante quando você se torna um líder.

Portanto, você tem que dispor dos vários níveis de comunicação: E a esses níveis se dá o nome de 360 graus:

  • Comunicação com o seu chefe;
  • com os seus pares;
  • e, principalmente, com a sua equipe.

É ela que garante o nível de informação necessária para você exercer um bom trabalho como líder de equipe!

Competência #2 – Valorize o Feedback

Competencia 2 para um lider inpirador - FEEDBACK

Como líder de equipe, é fundamental saber oferecer e receber feedbacks.

O que isso significa? Feedback é uma competência que, traduzida em poucas palavras, é a capacidade de comunicar e informar as pessoas daquilo que está acontecendo, seja a partir de um ponto de vista positivo ou que requer alguma correção ou modificação.

Para que sua equipe esteja alinhada, não deixe de constantemente comunicar cada um dos profissionais que trabalham com você sobre seus êxitos e dificuldades.

Tanto uma crítica quanto um elogio são mais engrandecedores quando bem definidos, então exponha seus feedbacks de forma clara e direta.

Competência #3 – Seja influente

Competencia 3 para um lider inpirador - INFLUENCIA

Outra competência importantíssima para um líder: influência.

Por que? Porque, nos dias de hoje, não existe mais aquela história de “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Enquanto líder, você deve exercer sua liderança através da influência e da persuasão.

Convença as pessoas com os seus argumentos. Não exija que as pessoas lhe obedeçam apenas por ocupar uma posição hierárquica maior.

Influência passa a ser, nos dias de hoje, e daqui pra frente, uma das competências cruciais para qualquer tipo de líder.

Principalmente um líder de equipes operacionais.

Competência #4 – É necessário ser flexível

Competencia 4 para um lider inpirador - FLEXIBILIDADE

Outra competência que convém lembrar é a flexibilidade.

Ser flexível indica você ter a capacidade de mudar o seu ponto de vista em função de algum argumento que te convença.

Ou seja, você não pode ser rígido a ponto de não aceitar a opinião de ninguém e deve apresentar flexibilidade para mudar a sua opinião.

Competência #5 – Tenha Empatia

Competencia 5 para um lider inpirador - EMPATIA

Por fim, uma competência chave é a empatia.

Empatia envolve que você se coloque no lugar do outro.

É você entender que os pontos de vista podem ser diferentes, e ser capaz de respeitá-los mesmo que não concorde com eles.

Então, essa é outra competência necessária para um líder, em qualquer nível de liderança dentro de uma organização: conseguir se colocar no lugar de outra pessoa e entender porque ela pensa diferente.

Com todas essas dicas que trouxemos aqui, você já está pronto para reexaminar a sua postura e se tornar um líder ainda melhor!

Ricardo Amaral

Autor: Ricardo Amaral

Especialista em Desenvolvimento Organizacional, com certificação internacional em Life & Executive Coaching pelo Integrated Coaching Institute.

Possui mais de 30 anos de carreira na indústria química e agrícola, em que iniciou como supervisor de turno na DOW até chegar à Executivo de RH na Votorantim Agroindústria.

É fundador e sócio diretor da Ferraz do Amaral Consultores Associados e atualmente dedica-se a atividades de consultoria e coaching executivo.

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