A partir de agora você iniciará um estudo mais detalhado do que você tem a oferecer ao mercado de trabalho e analisar quais satisfações e recompensas lhe agradarão. Suas decisões implicarão em definir seu objetivo profissional.

Como dizia o filósofo grego Aristóteles:

“Onde seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam, lá está a sua direção”.

A. Faça uma lista de 10 histórias ou situações da sua vida profissional. Caso não as tenha, pode ser de sua vida pessoal ou acadêmica. Cada história deverá conter o PAR (Problema, Ação e Resultado).

É necessário relatar uma experiência que contemple um problema ou situação em que você realizou uma ação e que obteve um determinado resultado (positivo ou negativo).

Com esse exercício você poderá observar suas principais habilidades, motivações e competências e, só então, poderá definir seu objetivo profissional.

Caso você tenha dificuldades para defini-lo, considere um trabalho de orientação vocacional antes de iniciar a sua busca por um emprego. Afinal, se você não souber para onde está indo, com certeza não irá chegar onde você quer e estará sujeito a qualquer destino.

Veja o exemplo abaixo:

CONTEXTO  – A empresa tinha o prazo de 10 dias úteis para envio da nota fiscal para o cliente efetuar o pagamento do serviço prestado. Para esse procedimento, a área comercial deveria passar as informações de venda para a área financeira no prazo de 3 dias úteis; a área financeira teria até 2 dias úteis para enviar ao cliente, através dos Correios. Nessa ocasião, nossos clientes sempre reclamavam que os boletos estavam chegando fora do prazo combinado com a área comercial. Assim, havia um conflito entre essas áreas, gerando dúvidas quanto ao problema: seria a área comercial que estava falhando nesse processo ou a área financeira?

AÇÃO – Examinei os diversos processos existentes. Cada contrato tinha cláusulas de prazos bem definidos com os clientes, sendo que esses contratos não haviam sido alterados nos últimos 5 anos. Mapeei todos os processos de cada contrato. Certificava-me que as etapas, tanto da área financeira como da área comercial, eram cumpridas. Porém identifiquei que os Correios, por um problema interno e de mercado, estavam levando em torno de 10 dias úteis para entregar as correspondências aos nossos clientes e por este motivo nossas notas fiscais estavam chegando atrasadas. Também identifiquei que a área financeira não tinha conhecimento a respeito do prazo acordado no contrato comercial da empresa. Então, após minhas análises e verificações revisamos todos os contratos e processos internos de forma conjunta.

RESULTADO – A empresa reduziu 100% dos atrasos de notas fiscais, melhorou a satisfação dos clientes e os conflitos entre as áreas financeira e comercial se encerraram.

B. Agora nós vamos fazer uma análise SWOT, (ferramenta para definição de estratégia utilizada por muitas organizações).

Vamos lá! Se você está desempregado e não tem condições de pagar por uma consultoria vocacional, não se desespere!

Procure falar com pessoas das áreas que te interessam e assim você começará a conhecer mais das diferentes carreiras e poderá escolher a que melhor se encaixa em seu perfil de interesses e possibilidades.

Na internet você pode encontrar testes de autoconhecimento, por exemplo,  “Âncoras de Carreira” (gratuito, online), “Via Character” (gratuito, online) e o teste “DISC” (neste caso pago, realizado por consultorias certificadas).

Mas aqui vou te ajudar a realizar uma análise SWOT, que pode ser utilizada em um nível pessoal para que você detecte oportunidades que você não imaginava que existia e também para identifique problemas ou circunstâncias que possam ter um impacto negativo na sua estratégia de carreira.

Perguntas de apoio para sua análise SWOT:

  • Quais vantagens ou características você possui e outros profissionais não?

  • O que as pessoas dizem que você faz melhor do que outras pessoas ou profissionais?

  • Quais habilidades e experiências você possui e que te torna único, diferenciado?

  • Quais tarefas você costuma evitar porque você não se sente bem fazendo ou tem dificuldade em realizar?

  • Quais são alguns hábitos seus no trabalho que são negativos?

  • O que as pessoas dizem sobre os seus pontos fracos?

  • Olhe para o mercado, existem oportunidades para seus pontos fortes? E dentro da sua organização atual?

  • Quais os obstáculos que você irá enfrentar no curto, médio e longo prazo nessa carreira?

Veja abaixo um exemplo de Matriz SWOT. Você deve listar seus pontos fortes e pontos fracos e as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta em relação a eles:

PONTOS FRACOS (WEAKNESSES)

  • Falta de experiência em gestão de equipes
  • Sem conhecimento em inglês
  • Falta de habilidade com números

PONTOS FORTES (STRENGHTS)

  • Experiência profissional
  • Características pessoais
  • Formação superior
  • Certificados técnicos

OPORTUNIDADES (OPPORTUNITIES)

  • Mobilidade para mudança de cidade
  • Possibilidade através do meu networking
  • Novas tendências de mercado
  • Novas maneiras de utilizar minhas habilidades

AMEAÇAS
(
THREATS)

  • Crise econômica
  • Poucas oportunidades de crescimento
  • Muita competitividade e concorrência

C. Crie seu próprio Sales Pitch (Apresentação Pessoal):

Ele deve ser de, no máximo, 01 minuto e meio, englobando também um pouco da sua história, experiências e objetivos.

Exemplo:

(Vida Acadêmica): Sou formado em Ciências Econômicas e tenho Mestrado em….. na Universidade XXXX.

(Áreas de Responsabilidade – 4 áreas no máximo): Tenho experiência em Gerência de Projetos e em Recursos Humanos. 

(Segmentos – Máximo 4 tipos): Trabalhei na indústria de produtos financeiros (mercado financeiro também na indústria farmacêutica).

(Empresas que trabalhou – Máximo 4): Passei pelas empresas W, X, Y e Z.

(Objetivo): Atualmente estou em transição de carreira e meu objetivo é me recolocar na indústria farmacêutica na gerência de produtos.

D. Valide seu currículo. Ele deve ser coerente com a sua história, suas competências e principalmente de acordo com o seu objetivo.

É comum recrutadores receberem currículos para vagas de almoxarife como o título “vendedor”, ou então receberem currículos para vagas de Gerente Financeiro de Usina como objetivo “trabalhar no setor bancário”.

Se você está aberto a diferentes posições e áreas que tenham sinergia, deverá demonstrar isso no currículo ou ter mais de uma versão de currículo (não queira se candidatar, ao mesmo tempo, para vaga de ator e analista financeiro com o mesmo currículo).

Links que indico com dicas detalhadas sobre currículo:

Sobre a autora: Carolina Serem
Gerente em Recursos Humanos
Colaboradora do Blog RH Positivo


Baixe gratuitamente nossos Modelos de Currículo Preenchidos  


Economize tempo e aprenda com quem sabe. Aproveite estes modelos de CV criados por especialistas em  Recrutamento e Seleção e elabore um currículo de sucesso.