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9BOX - CICLO DE DESENVOLVIMENTO POR COMPETÊNCIAS

Apresentar e debater os conceitos para implementação de um modelo de desenvolvimento profissional por competências, destacando-se as técnicas para avaliar desempenho e potencial, elaborar diagnóstico e planos de desenvolvimento individuais.

 

ASSÉDIO MORAL NO ÂMBITO DO TRABALHO

Oportunizar o conhecimento e o debate do tema, ampliando o conceito do que vem a ser Assédio Moral nas Relações de Trabalho, com base nos aspectos psicológicos e na Legislação vigente. Instruir sobre medidas preventivas e estratégias para a resolução de conflitos.

 

AUDITORIA EM DEPARTAMENTO PESSOAL E JURÍDICO / TRABALHISTA

- Avaliar os processos de Gestão de Pessoas da organização para obtenção dos melhores resultados na relação Capital / Trabalho. - Analisar todos os aspectos legais e informais dos sub-processos de RH, desde o planejamento da mão de obra, administração salarial e programas de participação nos resultados (PLR, Bônus, Remuneração Variável), Segurança e Medicina do Trabalho, processos e práticas de Administração de Pessoal. - Observar os riscos e passivos trabalhistas existentes e em potencial e atividades terceirizadas, exigências especiais das Normas Regulamentadoras, bem como investigar se o orçamento previsto para toda a área está compatível com o apresentado até o momento. - Fornecer subsídios para que esses procedimentos e práticas possam ser bem identificados ressaltando as inconformidades e aperfeiçoando os que se encontrarem dentro das conformidades e práticas legais.

 

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Oferecer uma visão estratégica e prática do mais sensível instrumento de RH. Refletir sobre a importância de integrar esse instrumento num cenário técnico mais amplo, com outros fatores de relevo para a gestão de RH.

 

BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS - COMO IMPLANTAR

Preparar os participantes para adoção de Benefícios Flexíveis, considerando o estágio atual da sua empresa quanto as suas estratégias e objetivos.

 

BLITZ TEATRAL

 

CÁLCULOS DE FOLHA DE PAGAMENTO

Aprender os conhecimentos básicos para calcular os pagamentos que são realizados aos empregados sem risco de passivo trabalhista.

 

CÁLCULOS E ROTINAS PARA RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

Entender a forma correta de rescindir um contrato de trabalho e fazer seu cálculo de forma segura, evitando o pagamento de valores que não foram contratados, bem como evitando ações trabalhistas futuras.

 

CARGOS E SALÁRIOS - FORMAÇÃO DE ANALISTAS

- Oferecer os conceitos básicos de Remuneração: Salários, Benefícios e Recompensas. - Apresentar ferramentas para a elaboração de um Plano de Cargos e Salários. - Demonstrar os passos para a Implantação e Manutenção do Plano.

 

CLIMA ORGANIZACIONAL

Oferecer uma ampla reflexão e entendimento do diagnostico de clima organizacional e sua importância para o planejamento de RH e para obter os melhores resultados empresariais.

 

COMO ENFRENTAR O MERCADO DE TRABALHO - MAPA DO EMPREGO

Apresentar e debater as principais causas do desemprego atual e as técnicas/caminhos para a relocação no mercado de trabalho, através de conceitos de aconselhamento de carreira, estratégias de networking e orientação sobre como funcionam e como se comportar em processos seletivos / entrevistas de emprego.

calendario  21 de novembro - Ribeirão Preto - SP
 

COMO IMPLANTAR E DESENVOLVER RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA

- Possibilitar às empresas aumentar a eficácia da área de Recursos Humanos, através da capacitação dos participantes para a prática da implantação / aprimoramento dessa área em suas organizações; - Desenvolver nos participantes as competências comportamentais facilitadoras do desempenho de seu papel de Consultor interno em Gestão de Pessoas; - Oferecer ferramentas práticas para a implantação / aprimoramento de RH nas empresas.

 

CONSTRUÇÃO DE TRILHAS PARA RESULTADOS ORGANIZACIONAIS

 

DE DP A GP: O QUE É RH

 

DEPARTAMENTO PESSOAL - ROTINAS E CÁLCULOS TRABALHISTAS

Levar ao conhecimento dos participantes, mediante a exposição dos aspectos mais importantes da prática diária de Departamento de Pessoal, como induzir correta e adequadamente as rotinas trabalhistas, efetuando ampla análise dos riscos e cautelas necessárias para evitar conflitos internos e infrações legais.

 

DEPARTAMENTO PESSOAL - ROTINAS, CÁLCULOS E A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Conhecer a prática trabalhista em seus aspectos mais atuais e polêmicos, tais como temas que não estão expressos em lei, Rotinas do Departamento de Pessoal, divergências jurisprudenciais, Súmulas e Orientações Jurisprudenciais do TST, etc. com ênfase na prevenção de passivos e de conflitos trabalhistas e adoção das melhores práticas conforme jurisprudência atual e dominante.

 

DESENVOLVIMENTO DE ANALISTAS DE BENEFÍCIOS

Apresentar o passo a passo para o alinhamento do Plano de Benefícios às demandas da organização e as dos usuários, demonstrando que o Plano de Benefícios é uma ferramenta de Gestão de Talentos e da Qualidade de Vida, que gera economia à empresa e agrega valor financeiro à remuneração do empregado.

 

DESENVOLVIMENTO PARA PREPOSTO TRABALHISTA

O objetivo do curso é demonstrar aos participantes a importância e o papel do Preposto em sua atuação na Justiça do Trabalho, para que a empresa obtenha sucesso na condução das Reclamações Trabalhistas, impactando positivamente na saúde financeira da empresa.

 

DESENVOLVIMENTO PARA PROFISSIONAIS DE RH

Demonstrar e debater a importância do alinhamento das atividades do RH com a estratégia do negócio, destacando-se o verdadeiro papel do RH.

 

DESENVOLVIMENTO PARA PROFISSIONAIS DE T&D

Apresentar e debater as técnicas mais eficazes utilizadas pelas empresas vencedoras no desenvolvimento de seus profissionais.

 

DIFERENÇAS PESSOAIS DE ATUAÇÃO

 

DINÂMICAS DE GRUPO PARA SELEÇÃO DE PESSOAL

- Aprofundar o conhecimento sobre os recursos utilizados em dinâmicas de grupo nos processos seletivos. - Ampliar a habilidade para a criação de jogos, exercícios e simulações. - Fornecer técnicas para a escolha do candidato adequado, através da análise das observações de comportamentos, atitudes e linguagem corporal.

 

DINÂMICAS E HISTÓRIAS PARA TREINAMENTOS

- Aprofundar o conhecimento sobre recursos que incrementam os programas de treinamento, utilizando dinâmicas e histórias. - Ampliar a habilidade para a criação e aplicação desses recursos. - Demonstrar como as histórias podem contribuir para a fixação de conceitos. - Contribuir para a eficácia dos programas de formação, atualização e desenvolvimento de colaboradores.

 

ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO COM PSICODRAMA

O Psicodrama é um método para trabalhos coletivos. Seu objetivo é o grupo, a equipe, enfim, a empresa. Esta proposta tem o caráter basicamente social e busca o equilíbrio em meio a uma grande quantidade de pessoas entre seus traços culturais e seus papéis sociais.

 

ENTREVISTA EM SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS

Nos últimos anos o conceito de competência tem nos feito repensar com mais exatidão o saber, as capacidades e a maneira particular de cada um de mobilizar e aplicar seus diferentes recursos em função de situações específicas. Este workshop pretende fornecer aos participantes, através de seu conteúdo teórico e exercícios práticos, conhecimentos para a condução da entrevista no processo seletivo com o foco em competências, capacitando o profissional a realizar de maneira adequada uma entrevista que favoreça a avaliação de competências do candidato.

calendario  23 e 24 de novembro - Ribeirão Preto - SP
 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E REMUNERAÇÃO

Apresentar e discutir as principais técnicas de desenho organizacional e remuneração.

 

ESTRUTURANDO A ÁREA DE RH

Este seminário é dedicado aos Gestores que desejam estruturar a área de RH alinhando-a às características do negócio e da empresa.

 

FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DE TREINAMENTOS

OBJETIVO GERAL: Capacitar facilitadores de aprendizagem para que tenham um olhar reflexivo para os outros, com o despertar da sensibilidade para a questão das diferenças entre as pessoas, na busca da melhor combinação de técnicas para orientá-las visando suas idiossincrasias. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Apresentar métodos e técnicas que resultem em comunicações e apresentações: claras, objetivas e seguras; - Desenvolver habilidades que permitam atuar na condução de ideias através do uso de técnicas comportamentais que facilitem o processo de aprendizagem; - Aprofundar o autoconhecimento da forma de relacionar-se com as pessoas, bem como desenvolver um olhar reflexivo para o outro; - Propiciar ao participante reflexão sobre seu papel como formador e ser um facilitador da aprendizagem; - Refletir sobre a superação de barreiras internas; - Ser um facilitador da aprendizagem; - Conscientizar para a importância de ter claros os objetivos ao transmitir uma comunicação, bem como sobre os resultados esperados; - Utilizar os recursos corporais e vocais como estratégias de apresentação; - Utilizar os recursos audiovisuais de forma criativa; - Realizar sessões de feedback para que o participante faça uma autoanálise da qualidade de sua comunicação e elabore um plano para melhorar seu desempenho.

 

GESTÃO DA SAÚDE NAS EMPRESAS

Apresentar alternativas de ação que reduzam despesas e aumentem os resultados da Organização. Ampliar a qualidade de vida e bem-estar dos usuários, empregados e dependentes. Preservar a Sustentabilidade das Corporações com a adoção de medidas preventivas e promocionais. Conhecer estratégias inovadoras na Gestão de Saúde.

 

GESTÃO DE BENEFÍCIOS

O Comitê Estratégico RH Positivo tem como propósito promover o relacionamento entre Dirigentes e Gestores de empresas de Ribeirão Preto e Região, fomentando a discussão e reflexão sobre tendências, técnicas, melhores práticas, estratégias e cases sobre gestão de pessoas e gestão estratégica empresarial de forma geral.

 

GESTÃO DE RH

Oferecer uma ampla reflexão, visão histórica e contemporânea, da importância da função de Recursos Humanos como unidade integrada aos negócios de forma planejada e organizada.

 

GESTÃO DE SERVIÇO SOCIAL - ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS

- Conhecer uma abordagem diferenciada sobre o Serviço Social, que contribua para o reposicionamento da imagem do Serviço Social e do Assistente Social nas organizações; - Aprender a demonstrar o valor agregado pela Gestão Estratégica do Social, alinhada às demandas das organizações; - Conhecer programas corporativos nos quais o Assistente Social interage com os demais processos de Gestão de Pessoas; - Conhecer práticas inovadoras alinhadas às tendências de ordem social, econômica e ambiental; - Saber como atuar contribuindo para o desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa.

 

GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH

- Trazer a visão da área de Gestão de Pessoas sob o foco estratégico; - Pensar e discutir sobre o papel dos profissionais de RH- de posturas passivas e vitimizadas a agentes apoiadores da mudança; - Identificar, entender e esclarecer quais as competências, posturas e atitudes o profissional de RH precisa demonstrar para abrir espaço nas organizações. Ainda temos muitos equívocos nesse assunto; - Trabalhar o foco do sucesso da parceria entre RH e gestores; - Desmistificar paradigmas que não cabem mais à área; - Trazer elementos práticos e concretos para uma atuação mais estratégica: posturas, conhecimentos, alianças, ferramentas e gestão simplificada, mas efetiva.

 

GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH EM MOMENTOS DE CRISE

 

GESTÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇO SOCIAL E BENEFÍCIOS

Apresentar as oportunidades de ação do Assistente Social e de Serviço Social e Benefícios no âmbito da Responsabilidade Social Corporativa e Desenvolvimento Sustentável. - Capacitar para a elaboração de plano de ação de Serviço Social e de Benefícios alinhados às demandas atuais e futuras da empresa. - Compartilhar conhecimentos constituídos pelas bases fundamentais e ferramentas essenciais para o diagnóstico da situação atual do Serviço Social e de Benefícios na empresa e formulação de alternativas de ação que agreguem valor ao negócio e limitem os fatores críticos de sucesso da empresa. - Demonstrar a viabilidade da ação em parceria com os gestores e demais clientes internos, no monitoramento e avaliação de resultados das ações de Serviço Social e de Benefícios. - Analisar e comparar práticas bem sucedidas quanto à qualidade, satisfação dos usuários e custos.

 

GESTÃO ESTRATÉGICA DO TURNOVER E DESLIGAMENTOS

Oferecer informações práticas de como fazer desligamentos com o menor trauma possível para empresa, para o demitido e para os funcionários que continuam trabalhando. Trazer estudo para identificar as principais causas da rotatividade de empregados e como evitá-las.

 

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Preparar profissionais para implantar o Modelo de Gestão por Competências, alinhado à estratégia da empresa.

 

GOVERNANÇA CORPORATIVA

O Comitê Estratégico RH Positivo tem como propósito promover o relacionamento entre Dirigentes e Gestores de empresas de Ribeirão Preto e Região, fomentando a discussão e reflexão sobre tendências, técnicas, melhores práticas, estratégias e cases sobre gestão de pessoas e gestão estratégica empresarial de forma geral.

 

GRAFOLOGIA (MÓDULO I - BÁSICO)

Fornecer aos participantes orientações, conceitos e fundamentos teóricos que possibilitem avaliar características de personalidade, através dos recursos da Grafologia, tanto para uso em processos nas organizações como em outras áreas de atuação profissionais.

 

GRAFOLOGIA (MÓDULO II - AVANÇADO)

Fornecer aos participantes orientações, conceitos e fundamentos teóricos que possibilitem avaliar características de personalidade, através dos recursos da Grafologia, tanto para uso em processos nas organizações como em outras áreas de atuação profissionais.

 

INCLUSÃO PRODUTIVA DE PCD

O Comitê Estratégico RH Positivo tem como propósito promover o relacionamento entre Dirigentes e Gestores de empresas de Ribeirão Preto e Região, fomentando a discussão e reflexão sobre tendências, técnicas, melhores práticas, estratégias e cases sobre gestão de pessoas e gestão estratégica empresarial de forma geral.

 

INDICADORES ESTRATÉGICOS DE RH

- Entender a importância de criar e manter Indicadores de RH; - Conhecer os mais importantes Indicadores de RH; - Aprender como construir Indicadores de RH e suas séries históricas; - Conhecer "MIDAS" uma visão de integração de ferramentas de RH para construção de estratégias; - Conhecer "4 windows" uma técnica de construção veloz e consistente de propostas de ações de RH.

 

INTEGRANDO O RH AOS NEGÓCIOS

-Alavancar a gestão de RH pelo seu reposicionamento mental e estratégico, trazendo efetividade e foco; -Levar à compreensão das razões da atual identidade da função, a partir de uma visão histórica de sua evolução, concluindo a trajetória com a projeção do RH em territórios das novíssimas gerações "Millenium" e "C Generation", com suas peculiaridades e necessidades; -Por fim, compartilhar e examinar técnicas de uso simples e comum, capazes de apoiar decisões de impacto e rumos de sucesso.

 

LIDERANÇA E COACHING

- Sensibilizar os gestores para a importância de seu papel na obtenção de resultados através de pessoas; - Aprender a potencializar comportamentos positivos dos colaboradores, gerindo o potencial de desenvolvimento de sua equipe através de uma constante busca de desafios, proporcionando um processo de aprendizado constante através do Coaching; - Desenvolver competências comportamentais e de gestão favorecedoras desse papel e estabelecer compromissos individuais que levem a uma efetiva aplicação dessas competências; - Estabelecer um Plano de Sustentação que monitore o Processo de Autodesenvolvimento.

 

LIDERANÇA SUSTENTÁVEL E O PAPEL DO RH

O Comitê Estratégico RH Positivo tem como propósito promover o relacionamento entre Dirigentes e Gestores de empresas de Ribeirão Preto e Região, fomentando a discussão e reflexão sobre tendências, técnicas, melhores práticas, estratégias e cases sobre gestão de pessoas e gestão estratégica empresarial de forma geral.

 

LIDERANÇA X CRISE

Sensibilizar os participantes para a importância do seu papel para a superação das dificuldades pelas quais as empresas em geral, estão passando.

 

LIDERANDO MUDANÇAS

 

LIDERAR, DESENVOLVER E RETER TALENTOS

Capacitar o líder com técnicas de empatia que lhe permitam atuar como facilitador na retenção de colaboradores, facilitando seu desenvolvimento e assim: - Ajudar os colaboradores a identificar o que precisam desenvolver; - Ajudar a aumentar seus níveis iniciais de competência ou descobrir novos atributos, conhecimentos, habilidades, sentimentos, valores e atitudes; - Fixar, de forma clara, responsabilidades e padrões; - Orientar e dar-lhes apoio, especialmente em momentos de crise e de transição; - Aumentar seus níveis iniciais de autoconfiança.

 

MINIRREFORMA PREVIDENCIÁRIA - MPS 664/14 E 665/14

Objetiva orientar sobre as alterações introduzidas pelas MPs 664 e 665 de 2014, e regras de concessão dos benefícios previdenciários e sociais que afetarão os trabalhadores e seus dependentes, bem como a rotina e custos das empresas. Alterações nas regras de concessões e cálculos dos benefícios sociais e previdenciários dos trabalhadores, tais como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte, auxilio reclusão, seguro desemprego e abono salarial e como tais alterações afetará a empresa no campo de segurança e medicina do trabalho.

 

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS E SINDICAIS

Capacitar gestores para negociações coletivas e sindicais, ajudando a obter poder sem agressão, usar da persuasão sem coerção e atingir as metas, ao mesmo tempo, promovendo a satisfações de pessoas e das outras partes negociantes.

 

NORMAS CLT E RELAÇÕES TRABALHISTAS PARA GESTORES

Interpretar as principais normas da CLT e a compreensão das suas aplicações nas ações diárias da empresa, evitando o risco da empresa pagar indenizações por atitudes precipitadas, provocadas pelo comportamento inadequado na relação com o subordinado.

 

PASSO A PASSO PARA A CONDUÇÃO DE TREINAMENTOS

- Preparar profissionais para a condução eficiente e eficaz de treinamentos (cursos, seminários, workshops, palestras) e também para apresentações corporativas (projetos, programas, campanhas, etc.). - Demonstrar e vivenciar conceitos e práticas que proporcionem melhor aproveitamento dos conteúdos a serem transmitidos.

 

PLANEJAMENTO - FAZENDO ACONTECER

 

PLANEJAMENTO DE RH

Oferecer uma ampla reflexão sobre o desafio de criar um planejamento de RH em contexto competitivo e de sustentabilidade empresarial. Examinar os pontos-chave, dificuldades e "armadilhas" a que estão sujeitos os profissionais ao planejar RH.

 

PMK BÁSICO

Fornecer aos participantes orientações e conceitos que lhe permitam avaliar, de maneira objetiva, características de personalidade através do PMK. Os resultados do teste podem ser utilizados tanto na avaliação de profissionais nas organizações como em outras áreas de atuação do Psicólogo.

 

PNL - PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

Possibilitar ao profissional o desenvolvimento de técnicas relativas à otimização de seus recursos pessoais. Facilitar ao participante a identificação de diferentes aspectos da comunicação que interferem na qualidade das relações interpessoais. Ampliar as habilidades de comunicação. Incrementar o poder pessoal em situações pessoais ou profissionais de todo tipo de comunicação e/ou negociação. Oferecer uma série de estratégias para fazer novas opções ao se questionar: - Como se comunicar melhor com as pessoas? - Como é o funcionamento do cérebro? - Que critérios estão presentes nas escolhas de comportamentos, e atitudes dentro de um relacionamento? - Como influenciar pessoas de maneira ética e elegante? - Como usar a mente como agente transformador da vida?

 

PPR / PLR - COMO IMPLANTAR

- Apresentar alternativas para ampliar a integração Capital - Trabalho na busca de melhorias nos resultados organizacionais. - Demonstrar como um programa de incentivo à produtividade pode contribuir para a retenção de talentos. - Compartilhar metodologias, técnicas e estratégias para implantação de um programa de participação em lucros e resultados.

 

PSICOLOGIA PARA NÃO PSICÓLOGOS

Proporcionar acesso aos "Fundamentos" da Psicologia aos profissionais que: - Dependem do contato pessoal em suas atividades; - Pretendem melhorar sua forma de relacionamento; - Desejam compreender melhor a natureza humana.

 

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO / INDICADORES DE RH

Discutir a importância do processo de captação de profissionais e seu impacto no resultado do negócio. Apresentar os principais indicadores de desempenho do RH.

 

REFORMA TRABALHISTA

Esclarecer as mudanças na Legislação Trabalhista que foi aprovada pelo Congresso Nacional e deve ser sancionada pelo Presidente da República, entrando em vigor após 120 dias, ou seja, início de novembro de 2017.

calendario  22 de novembro - Ribeirão Preto - SP
 

REFORMA TRABALHISTA

O Comitê Estratégico RH Positivo tem como propósito promover o relacionamento entre Dirigentes e Gestores de empresas de Ribeirão Preto e Região, fomentando a discussão e reflexão sobre tendências, técnicas, melhores práticas, estratégias e cases sobre gestão de pessoas e gestão estratégica empresarial de forma geral.

 

REMUNERAÇÃO VARIÁVEL - COMO IMPLANTAR

- Analisar as práticas atuais de Remuneração, alternativas e possibilidades existentes no mercado. - Demonstrar as formas de incentivar os Colaboradores para maior aderência e permanência na empresa. - Aprofundar a técnica para estabelecimento de salários adequados ao negócio e cultura da organização. - Identificar os caminhos para a eficácia da Administração de Cargos e Salários.

 

RETENÇÃO DE TALENTOS

 

SEGURANÇA DO TRABALHO PARA RH E GESTORES

Ampliar os conhecimentos e melhorar o desempenho dos profissionais de RH e Departamento Pessoal nas áreas de: - Segurança; - Saúde, Higiene e Medicina do Trabalho; - Comportamento seguro; - Legislação Trabalhista e Previdenciária; - Perfil Profissiografico Previdenciário.

 

SERVIÇO SOCIAL ORGANIZACIONAL

- Apresentar alternativas de ação que respondam as demandas atuais das organizações, de interesse dos profissionais da área social e de gestão de pessoas/RH. - Demonstrar às organizações empresariais que o Assistente Social está preparado para assumir desafios focados em estratégias de negócio. - Reposicionar o Serviço Social e o Assistente Social.

 

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

Oferecer aos participantes uma visão geral da área, apresentando o passo a passo do processo seletivo, propiciando o aprendizado dos métodos e técnicas de recrutamento e seleção que conduzem a um processo eficaz, reduzindo assim, a diminuição da rotatividade e aumentando a produtividade no trabalho, bem como otimizando o "trazer as pessoas certas" para a empresa através de uma metodologia que poderá ser absorvida facilmente por todos participantes.

 

TESTE PALOGRÁFICO

O teste palográfico (PLG), pode ser entendido como a avaliação da personalidade com base na expressão gráfica. É uma prova simples em sua aplicação e de fácil assimilação em sua técnica. Vem sendo largamente utilizado na área organizacional como instrumento de aferição psicológica, e o objetivo do Curso é possibilitar aos participantes o conhecimento da técnica como ferramenta de avaliação.

 

UM NOVO RH (POSITIVO) PARA AS EMPRESAS

Propiciar aos participantes um importante momento de reflexão sobre o quanto é possível, e até mesmo necessário, a busca de novas e reais oportunidades de modelos alternativos em Recursos Humanos para os processos de gestão de pessoas nas organizações.

 

ZULLIGER (Z-TESTE)

Fornecer aos participantes orientações e conceitos que lhe permitam avaliar, de forma mais objetiva, características de personalidade através do Z-Teste (Zulliger). Destinado tanto à aplicação individual quanto coletiva, pode ser utilizado nos mais diversos contextos organizacionais, como um recurso para conhecer o perfil psicológico, principalmente sobre aspectos relacionados à coordenação de pessoas, planejamento e visão estratégica, constituindo-se numa ferramenta muito útil para avaliação de posições de liderança. Contribui, desta forma, como um instrumento que auxilia sobremaneira nos processos de tomada de decisão na empresa, tais como: contratação, promoção ou remanejamento interno, treinamento e desenvolvimento, programas de coaching, etc.

 
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