Boa aparência ajuda e muito em processos de recrutamento e seleção de pessoal. Mas não faça desse aspecto uma paranóia. Nem precisa usar de métodos científicos para escolher qual a cor da roupa e modelo você deve usar, nem mudar seu estilo pessoal (uso de barba e bigode, por exemplo) só porque alguns especialistas em comportamento dizem que isto pode atrapalhar você.

Alguns afirmam que o uso de barba ou bigode pode escamotear algum traço de personalidade – e negativo e que você deve procurar se apresentar de “cara limpa”. Se isso realmente fosse verdade ou algo muito importante, provavelmente Deus teria dito isto ao seu filho, Jesus, e este aos seus discípulos.

Brincadeiras à parte, o que funciona mesmo é o bom senso, o conforto, a discrição e a naturalidade em se apresentar nas várias e diferentes ocasiões em nosso dia-a-dia. E isto tudo é relativo.

Assista também:

Se você se sente bem com barba ou bigode, desde que devidamente cuidados, ou com a adoção de outro estilo (cabelos longos ou usa outro adorno qualquer) isto não vai lhe atrapalhar em nada.

Agora, se você só está fazendo uma experiência com sua nova aparência, adiar isso para outro momento também não vai lhe causar nenhum problema, além de não correr o risco desnecessário de “desagradar” alguns selecionadores que se guiam pelas observações de especialistas.

Boa aparência, em termos de disputa de vagas, é muito relativo e varia conforme a situação. Por exemplo: o aspecto higiene é muito importante em qualquer situação, mas para um garçom, uma cozinheira ou alguém que trabalha na área de saúde torna-se um requisito fundamental, em seus mínimos detalhes. Qualquer deslize poderá ser fatal. Os cuidados gerais com a higiene pessoal, evidentemente, são indispensáveis em qualquer situação, principalmente quando estiver diante de outras pessoas.

A roupa que você estiver usando não pode ser imprópria para o ambiente onde você fará as entrevistas. Por exemplo: Você está acostumado a andar de terno e gravata em São Paulo. Se a entrevista for em uma unidade agrícola da empresa, provavelmente o uso de terno e gravata se tornará incompatível.

Acessórios e adornos devem estar em harmonia com o conjunto todo e com seu estilo. Use perfumes e maquiagem discretos. Você pode até conseguir, mas não fique mascando balas ou chicletes enquanto estiver falando com alguém, ainda que seja a forma que você encontrou para disfarçar a sua tensão, nervosismo e ansiedade.

LEIA TAMBÉM:

Autor: Paulo Pereira

Sócio-proprietário da Eventos RH e Especialista em Recursos Humanos
Fundador do Canal no Youtube Trabalho e Renda
Autor de 2 livros sobre o mercado de trabalho pela Editora Nobel

[EBOOK GRÁTIS] 3 PASSOS ESSENCIAIS PARA A CONQUISTA DO NOVO EMPREGO

Depois de conduzir centenas de processos seletivos como especialistas em RH, elencamos para você 3 estratégias que fazem a diferença na busca por uma nova oportunidade profissional.

Para onde enviamos seu ebook? 🙂