Mesmo que você siga cuidadosamente todas as recomendações que fizemos no artigo Atitudes Preventivas ao Desemprego, ou seja, ser um profissional que tem por estilo de vida praticar as recomendações preventivas ao desemprego ou a falta de trabalho ou renda, certamente um dia você terá que enfrentar uma situação desconfortável: vai ser desligado de sua empresa. Pode ser inclusive que nesse momento você esteja exatamente nesta situação.

Compreendemos muito bem este desagradável momento que você pode estar passando ou pelo qual poderá vir passar um dia, talvez até várias vezes ao longo de sua vida. No entanto, apesar de compreendê-lo e saber de todos seus aspectos negativos, queremos que você o veja também de uma maneira bastante positiva, apesar de toda a sua angústia e sofrimento. Esteja certo de que essa situação de desemprego não é e nem será só ameaçadora. Você também poderá estar diante de um excelente momento de oportunidades.

Estando desligado, considere que você está diante de um mundo com novas perspectivas. Pode e precisa avaliar novas oportunidades, rever estratégias, pessoal e profissional, buscando mais e mais conciliar qualidade de vida com realização profissional – procurando fazer o que você gosta, com as pessoas de quem você gosta e no lugar que você gosta.

Veja a situação do desemprego também por um ângulo positivo, tendo, é claro, consciência das dificuldades intrínsecas dessa situação. Um pouco de humildade não lhe fará mal. Não seja presunçoso, achando que o mundo está aos seus pés e que nenhuma atitude prática de sua parte deva ser desencadeada.

Mesmo esforçando-se para enxergar a situação de seu desemprego também com otimismo, ainda assim você terá pela frente um duro e árduo trabalho para prospectar as melhores oportunidades para voltar ao mercado de trabalho, como empregado ou não.

Nos links abaixo procuraremos passar-lhe algumas informações e alguns passos, a meu ver, indispensáveis para que você possa ser melhor e mais rapidamente bem sucedido nessa nova empreitada:

Paulo Pereira,  Trabalho e Renda
Youtube: Trabalho e Renda – Paulo Pereira
Facebook: @TrabalhoeRendaPP

Autor: Paulo Pereira

Sócio-proprietário da Eventos RH e Especialista em Recursos Humanos
Fundador do Canal no Youtube Trabalho e Renda
Autor de 2 livros sobre o mercado de trabalho pela Editora Nobel

[EBOOK GRÁTIS] 3 PASSOS ESSENCIAIS PARA A CONQUISTA DO NOVO EMPREGO

Depois de conduzir centenas de processos seletivos como especialistas em RH, elencamos para você 3 estratégias que fazem a diferença na busca por uma nova oportunidade profissional.

Para onde enviamos seu ebook? 🙂