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Como Fazer um Currículo - Passo a Passo

Por: Paulo Pereira   13/07/2011 - 09h26m


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Em geral um bom produto, exceto quando há propaganda enganosa, é acompanhado de uma boa apresentação. Quantos bons produtos não se viabilizaram por que faltou uma adequada apresentação?
  
Igualmente, quantos maus produtos tiveram sucesso, ainda que efêmero, proporcionado por uma adequada apresentação?
  
Com o currículo acontece o mesmo, com algumas diferenças. Um mau profissional até consegue mentir sobre suas qualificações em seu currículo, mas seu sucesso não passa da primeira entrevista - isto quando conduzida por pessoas habilitadas para tal.
  
Por mais bem elaborado que esteja seu currículo, por si só, ele não é garantia de que você vai ser o escolhido no processo seletivo como um todo.  No entanto, com um currículo mal elaborado as chances de você ser excluído precipitadamente de um processo seletivo são grandes.
  
Muitos excelentes profissionais não chegam à primeira entrevista exatamente porque não sabem apresentar adequadamente suas credenciais, o seu currículo por assim dizer, e perdem ótimas oportunidades de trabalho para outros candidatos, não tão qualificados quanto eles, mas que sabem como apresentar adequadamente suas qualificações.
  
Você precisa tomar cuidados especiais ao elaborar o seu currículo, principalmente para que ele não funcione como seu inimigo nos processos seletivos em que poderia participar. Se ele não conseguir, por si só abrir portas para você, que você nunca seja excluído de um processo por falta de cuidados em sua elaboração. 
  
 
1- PERSONALIZANDO SEU CURRÍCULO
  
Nenhuma posição ou vaga é igual à outra. Portanto, o seu currículo não pode ser padronizado para todas as vagas e processos para os quais se candidatar.
É preciso analisar cada uma das oportunidades que aparecem e fazer as adaptações necessárias, personalizando o seu currículo para cada tipo de oportunidade surgida, valorizando mais ou menos determinados aspectos de seus dados, conforme o perfil proposto pelo requisitante.
Você precisa se comunicar com o requisitante. Ao ler o seu currículo ele precisa perceber que você está tentando falar com ele, demonstrando que leu o anúncio ou soube da oportunidade e compreendeu bem as características da posição oferecida.
De destaques aos principais pontos, requisitos e características que ele mencionou no anúncio, dos mais simples, como, por exemplo, endereço, idade, etc, ao mais complexo. Uma fonte um pouco maior, um negrito, um destaque na apresentação, etc., podem fazer a diferença entre seu currículo ir para um lugar ou outro, ou seja, para uma gaveta e depois saco de lixo ou para a continuidade no processo.
Se ele anunciou que está procurando por um Gerente de Recursos Humanos não vá mandar para ele o seu currículo padrão onde consta que sua principal área de interesse é Gerente de Relações Industriais ou de Gerente Administrativo e Financeiro, esperando e torcendo para que ele se detenha para ler o seu currículo e perceber que toda a sua experiência e qualificação são fortes em Recursos Humanos e, portanto, um candidato a ser considerado.
Lembre-se, a triagem de seu currículo nem sempre é feita pelo requisitante final. Muitas vezes é feita por pessoas sem a experiência necessária para definir se aquele título mencionado em sua área de interesse é a mesma coisa que a empresa está procurando. Dependendo da quantidade de interessados, na primeira triagem, os currículos são eliminados simplesmente pelo título, às vezes até automaticamente por computador.
Imagine então as dificuldades para comparar outros itens de seu currículo com o que o requisitante está procurando. Facilite as coisas. No exemplo acima, se realmente tem interesse na oportunidade, mencione de cara que a sua principal área de interesse é Gerente de Recursos Humanos. Tome estes mesmos cuidados em cada um dos itens de seu currículo, sempre procurando uma identificação entre o que o requisitante procura e o que você tem a oferecer.
     
2- OBJETIVIDADE E CLAREZA
   
Uma coisa que você nunca pode fazer é mentir em seu currículo. O máximo que se permite é omitir alguma informação e desde que isso não venha lhe criar dificuldades ou algum constrangimento nas etapas seguintes no processo de recrutamento, seleção e contratação.
Se omitir alguma informação que seja extremamente relevante para o requisitante, na primeira oportunidade que tiver contato com ele, seja honesto e, de maneira adequada, e não ingênua, revele isto a ele, para não ser prejudicado nas etapas seguintes do processo seletivo, quando a verdade certamente virá à tona.
O requisitante pode se sentir ludibriado e ou constrangido com a sua omissão e não considerá-lo como o candidato adequado. Ao contrário, a sua honestidade na revelação da omissão e do por que da omissão certamente poderá contar como ponto a seu favor.
Avalie e pense muito bem antes de encaminhar um currículo com mais de duas folhas, ainda que você tenha qualificações e outras habilidades para encher um livro.
Nada de relatar todo o seu histórico escolar, todos os seus documentos e dados pessoais, todos os seus empregos, todos os cursos, palestras, seminários que você já participou na vida. Agindo assim, ao invés de um currículo você estará encaminhando um dossiê, um diário, do tipo, esta é a minha vida. Salvo situações pontuais onde isto é solicitado, seu currículo não será lido, exceto para servir de zombarias de toda a ordem.
Tivemos contato com currículos de profissionais que se candidatavam a posições de Gerência mencionando as importantes experiências que eles tiveram enquanto Office Boys, no início de sua carreira, a igreja em que foram batizados e seus respectivos padrinhos, bem como toda a árvore genealógica de parentescos, além de mencionarem, em detalhes, todos os seus documentos.
No item escolaridade, outros se preocupavam em mencionar dados da pré-escola e mesmo jardim de infância. No item cursos, mencionavam inclusive os cursos de digitação e datilografia que também fizeram. Para agravar, anexavam todos os documentos comprobatórios, inclusive diplomas, tudo devidamente encadernados. Exceto se estivessem enviando material para ser escrito uma biografia, fazer o que com um currículo destes?
Preocupe-se em relatar em seu currículo, de forma personalizada para cada oportunidade, apenas aquilo em que você realmente é bom e tem de melhor ou as informações que forem solicitadas, dando a ênfase adequada, em consonância com os requisitos da vaga ou posição em disputa.
Não faça textos explicando os assuntos. Não conte histórias e nem faça dissertação sobre os temas. Utilize o recurso de frases curtas de, no máximo, três linhas, adotando um estilo direto, objetivo, claro e sucinto.
     
3- QUESTÕES DE ORDEM
  
Nada de encadernação, folha capeando, plastificação. Evite xérox, principalmente as de má qualidade.
Você deve escolher um tipo de letra em seu micro que facilite a leitura, bem como dê ao seu currículo uma sóbria, elegante e adequada aparência. Nada de exageros de cores, negritos e sublinhados e outros recursos exóticos, como texto piscando e ou em movimento, quando seu currículo for aberto em computador.
 
Nunca junte ou anexe cartas de referências ou certificados de conclusão, de qualquer espécie, por melhor que sejam, e nem envie fotos junto com o seu currículo, bem como não informe pretensão salarial e nem o último salário, exceto quando isto for solicitado pelo requisitante.
Se for usar o correio normal, use envelope grande, evitando que seu currículo chegue amassado ou dobrado.
O tipo de papel que você escolher para imprimir seu currículo pode fazer uma boa diferença na aparência e estética geral. Experimente, por exemplo, usar papel de outras cores discretas e claras, de outra gramatura e de outro tipo (vergê).
Antes de encaminhar o currículo, leia-o e releia-o para se assegurar de que não há erros gramaticais. Se tem dúvidas ou dificuldades para fazer isto bem feito, peça ajuda para alguém capacitado.  Dependendo do nível a que estiver se candidatando, erros gramaticais podem comprometer muito em sua avaliação.
Sempre que enviar o seu currículo, faça-o acompanhado de uma carta ou um email, da forma mais personalizada possível. Se for por correio normal e tiver boa letra, considere o impacto da elegância e o charme de uma carta manuscrita e bem escrita. 
Procure, na carta ou no email, e em curtas palavras, demonstrar as razões de seu especial interesse pela posição em disputa. A carta ou email, se bem redigidos, podem ajudar na apresentação de seu currículo, despertando mais interesse no selecionador ou requisitante.
Evite o fax,  pois compromete a aparência de seu currículo. Sempre que possível, date e ou assine o seu currículo sempre que enviá-lo para alguém.
     
4- O QUE DEVE SER COLOCADO NO CURRÍCULO ?
  
Não há um formato padrão obrigatório e nem predominante no mercado de trabalho em termos de conteúdo, forma e estrutura de um bom currículo. Existem vários e bons formatos e ou modelos, inclusive que já acompanham alguns conhecidos softwares e aplicativos, bem como mencionados e propostos em livros e ou por consagrados consultorias e outros profissionais que militam na área.
No entanto, e com base em nossa experiência profissional em lidar com os mais variados tipos de currículos, nos diversos níveis de complexidade de funções, cargos e hierarquia, apresentamos, em essência, as condições e estrutura ideais, bem como informações, orientações, recomendações e exemplos para você elaborar o seu próprio currículo dentro das técnicas mais adequadas e utilizadas atualmente no mercado de trabalho.
Segundo nossa experiência, o conteúdo de seu currículo, para estar de acordo com as exigências mínimas dos profissionais que lidam com recrutamento e seleção de pessoal e pela maioria dos requisitantes, deverá contemplar cada um dos itens abaixo mencionados.
Nem todos os itens são obrigatórios. Alguns são opcionais e só devem ser utilizados quando for solicitado pelo requisitante ou você perceber que fará diferença em sua apresentação. Alguns itens não são possíveis de serem utilizados por iniciantes, como por exemplo, o item "Principais Trabalhados Realizados", salvo quando já tenha participado de algum trabalho enquanto estagiário ou trainee.
Um bom currículo deve conter basicamente as seguintes informações:
 
DADOS BÁSICOS DE IDENTIFICAÇÃO 

Neste tópico você deve apresentar apenas as seguintes informações ou dados, relacionados com sua identificação básica: Nome, Endereço, Telefones, Estado Civil, Nascimento e Local, Nacionalidade, Número de Dependentes, incluindo esposa.
 
Não há a menor necessidade ( e nem é recomendável ) que você forneça outros dados que o identificam, como por exemplo: Documentação, Filiação, Parentesco, Nome da esposa, Nome e idade dos filhos.
 
Como regra geral, não mencione esses dados em seu currículo, exceto quando solicitado ou quando estiver em processo final de contratação, pois não são informações relevantes para o entrevistador, nos processos de recrutamento e seleção de pessoal. Muito ao contrário, costumam depor contra a qualidade do currículo e do candidato.
 
Mencione o seu nome completo, sem abreviaturas. O endereço para contato deve ser, preferencialmente, o residencial.
 
Quando perceber que o requisitante dá preferência por pessoas que residam no local da empresa e você não mora lá, mas tem parentes ou amigos por lá, e tem interesse na vaga, viabilize a possibilidade mencionar o seu endereço como o de alguém conhecido de lá, algum parente ou amigo, sempre orientando a pessoa a ser contatada no endereço sobre como dar as informações, caso seja procurado pelo requisitante.
 
O requisitante não sabe se você poderá morar facilmente no local da empresa. Se der seu endereço original, sem maiores explicações, ele poderá desqualifica-lo por supor que a sua contratação vai implicar em mudanças, gastos, etc, dando preferência para outros candidatos locais. Se for chamado para entrevistas, logo esclareça tudo isto, tranqüilizando o requisitante que a mudança para você é algo natural e até mesmo desejável.
 
Considerando que nem sempre o seu currículo vai estar sendo manipulado por pessoas devidamente preparadas ou orientadas para usar de discrição e ética adequadas, evite fornecer o seu endereço comercial para contato, pois em algumas circunstâncias você poderá ficar diante de situações pouco confortáveis, mediante a exposição inadequada de seus dados e de sua situação perante o mercado de trabalho.
 
Você pode indicar mais de um telefone. Mencione se o telefone é residencial, comercial, celular ou para recados. Se for telefone para recados, mencione o nome da pessoa com quem o recado deve ser deixado, orientando-a quanto a confidencialidade de seus dados e de sua situação perante o mercado, bem como quanto à agilidade em repassar os recados. Por causa das mesmas restrições e possíveis problemas relacionados com o seu endereço, evite fornecer número de telefone comercial para contato.
 
Se tiver email próprio e ou página pessoal na INTERNET, indique os respectivos endereços. O uso da comunicação por email para cargos técnicos, especializados ou qualificados é usual. Só excepcionalmente ofereça endereço eletrônico de outra pessoa, pois corre o risco de alguma mensagem importante para você parecer estranha para esta pessoa e ser deletada antes mesmo de ser lida. Email de outra pessoa só ser for alguém bem próximo ou íntimo e que está acompanhando a sua situação no mercado.
 
Se você possuir página pessoal na rede (pense nas vantagens de tê-la) isto só poderá ajudá-lo, muito embora o uso desta ferramenta, no Brasil, ainda continua sendo muito restrito.
Cuidado ao mencionar seus endereços, inclusive os eletrônicos, principalmente para requisitantes desconhecidos ou suspeitos. Por trás de determinados anúncios podem existir pessoas e empresas apenas interessadas em ter seus dados para serem comercializados em diversos cadastros ou para serem utilizados para outros fins. Em casos suspeitos e se achar que deve correr o risco de encaminhar o seu currículo, dê o mínimo de informações em termos de endereços, o suficiente para encontra-lo, e em segurança.
 
O seu estado civil sempre deve ser mencionado em seu currículo. Entretanto, tenha em mente que o preconceito ainda está presente em nossas relações. Nem todo mundo, infelizmente, lida corretamente e naturalmente com situações tipo: separado, vive maritalmente, divorciado, etc. Se a triagem de seu currículo for feita por pessoa não habilitada para tal ou por pessoas preconceituosas, há o risco dele ser eliminado "de cara", sem que seus outros dados (e mais importantes) sejam sequer analisados.
 
O mercado de trabalho lida muito mal com informações sobre idade. Para alguns cargos a questão da idade pode ajudar ou mesmo recomendar . No entanto, para outros cargos, o efeito pode ser contrário. E isto pode ocorrer em decorrência de exigências ou características próprias do cargo ou por mero preconceito ou despreparo do contratante.
 
O seu local de nascimento e nacionalidade também são informações que você pode destacar ou não em seu currículo, ou simplesmente omitir. Isto vai depender muito de cada caso, situação, circunstância ou finalidade em que seu currículo estiver sendo analisado ou encaminhado.
 
Por exemplo: Se uma empresa em determinada região, por falta de opções locais, estiver procurando por profissionais em outras regiões, pode optar por profissionais (em princípio que estejam em igualdade de condições curriculares) que demonstrem maior facilidade de adaptação ao local em que ela está situada. Destacar este aspecto pode ser interessante em algumas oportunidades. Por outro lado, e infelizmente, você não deve ignorar que existem posturas provincianas e racistas em nosso meio. Essas posturas e preconceitos descabidos ora podem "beneficiar", ora podem "atrapalhar" o candidato.
 
O ideal é que você seja sempre assertivo com os seus dados, doa a quem doer. Analise bem o tipo de anúncio que está respondendo, adaptando-o segundo seus interesses e características do requisitante. Se achar que não precisa correr riscos por conta de posturas preconceituosas, opte por omitir algumas destas informações em seu currículo ou posicioná-las no final, de tal forma que a pessoa que o está analisando concentre-se no mais importante e releve esta informação a um segundo plano. 
Exemplo:
 

Silvio de Souza Martins Vieira
Casado, 32 anos, dois filhos, Brasileiro, natural de São Paulo-SP

Rua Alexandre Gusmão, 330, Parque Cecap, Jardim Parati
Cep 14030-000, São Paulo - SP
Celular: (ddd) 9121-4590   Fone Residêncial: (ddd) 3442-8400, recados com: Julia
Email: Silvio@adnnet.com.br   home page: www.silvio.com.br
 
 
  
  
ÁREAS OU CARGOS DE INTERESSE

Se estiver apenas elaborando um currículo padrão, ou seja, para nenhuma oportunidade específica, mencione, objetiva e resumidamente, em quais áreas ou cargos  você gostaria de atuar  ou para os quais você apresenta as melhores qualificações.
 
Podem ser  mencionados tanto cargos como áreas de interesse. Você pode mencionar mais de um cargo ou área de interesse, de acordo com suas qualificações. Evite denominações muito amplas ou genéricas de áreas que não comunicam  direito o que você pretende ou que está qualificado para desempenhar, exceto se você tem o domínio amplo sobre ela, podendo exercer várias atividades em vários níveis dentro dela.
 
Sempre que possível  procure usar terminologia, tanto para cargos como para áreas, que seja facilmente compreendida ou identificada pelo mercado. Procure usar apenas uma única linha de seu currículo para fornecer esta informação. Se precisar, utilize no máximo duas.
 
Agora, se for para uma oportunidade específica, coloque exatamente e especificamente o título que consta do anúncio ou mencionado pelo requisitante. De preferência, cite na frente do título dados da fonte onde tomou conhecimento da divulgação da oportunidade.
 
Muito importante. Evite mencionar títulos para cargos e níveis muito diferentes entre si. Por exemplo, ao mesmo tempo, Diretor de Recursos Humanos e Gerente de Recursos Humanos.  Ou Gerente  Administrativo e Financeiro e Supervisor Administrativo e Financeiro. Escolha entre um nível ou outro, principalmente quando estiver enviando o currículo para uma oportunidade clara, conhecida e específica. 
Exemplo: 
  

Gerente Comercial / Gerente de Filial 
  
 
  
Não é preciso, necessariamente e obrigatoriamente, que você mencione títulos ou nomes de cargos. Você pode mencionar sua área de interesse em forma de uma frase. 
Exemplo: 
  

Coordenar atividades relacionadas com vendas e ou representações comerciais, em nível de gerência 
  
 
    
  
FORMAÇÃO ACADÊMICA 

Mencione apenas os cursos regulares de formação técnico profissional que você freqüentou ou está freqüentando. Muitas pessoas, equivocadamente e desnecessariamente, costumam indicar todo o seu histórico escolar - desde o 1º grau , o que só depõe contra a qualidade do currículo e do candidato.
 
Além do nome do curso ou da área de formação, mencione também outros dados que qualificam o curso, como, por exemplo, o nome da faculdade ou escola (especialmente e principalmente quando se tratar de escola ou faculdade de competência reconhecida no mercado - nacional ou internacionalmente), o local e se possui registro do diploma no respectivo conselho de classe, sem mencionar o número. Se fez ou está fazendo algum curso de pós-graduação, mestrado ou especialização, dê igualmente o devido destaque.
 
Importante: Não misture informações sobre FORMAÇÃO ACADÊMICA com informações relacionadas a CURSOS EXTRA CURRICULARES, que deverão ser apresentadas em  um tópico específico em seu currículo. 
Exemplo:
 
- MBA em Corporate Marketing - New York City University / Stern - 2006 
- MBA em Marketing e Comunicação - Universidade XXX - São Pualo-SP - 2001
- Pós Graduação em Finanças - Universidade XXX - São Paulo-SP- 1996
- Administração de Empresas - Universidade XXXX - São Paulo-SP - 1992
 
  
   
PRINCIPAIS HABILIDADES E QUALIFICAÇÕES 
  

Este é um dos principais, senão o principal item de seu currículo. Você deve elaborá-lo com a máxima clareza e cuidado possíveis. É nele que você vai resumir todas as suas principais habilidades e qualificações, adquiridas ao longo de sua vivência profissional e pessoal, através de experiências com trabalhos realizados, formação acadêmica, cursos de desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional, relacionamentos e de outras experiências em seus vários papéis no dia-a-dia.
 
Demonstre as habilidades e qualificações que foram adquiridas através de sua experiência profissional, pela sua formação acadêmica e outros cursos realizados. Mesmo que nunca tenha trabalhado, procure demonstrar as suas qualificações e habilidades naturais e as adquiridas no dia-a-dia, em especial aquelas que podem ser muito úteis para a posição em disputa.
 
Ao demonstrá-las, procure oferecer indicadores mensuráveis ou indicadores que demonstrem a exata dimensão, intensidade e importância delas, como por exemplo: valores manuseados, ramo de negócio (eventualmente nome da empresa, se for conhecida), equipamentos utilizados, nível de participação e envolvimento, posição hierárquica, ambiente organizacional, etc.
 
É neste item que você deve mencionar, também, suas outras habilidades e qualificações, a saber:
 
* no uso de computador, sistemas e equipamentos especiais; 
* conhecimento de outras línguas; 
* habilidades e conhecimentos adquiridos em experiências com viagens internacionais.
 
Concentre-se em transmitir quais são os seus pontos fortes ou quais os pontos que você tem domínio e que estejam diretamente e intrinsecamente relacionados com as áreas ou cargos de seu interesse e que foram mencionados no currículo. Seja objetivo e conciso em suas idéias. Escreva frases curtas (no máximo de duas a três linhas por frase). 
Exemplo:
 

Excelente experiência profissional, em torno de seis anos de atuação na área, em nível de gerência, em empresas de médio e grande porte, nos setores comercial ( Casa Centro), industrial (Sadia) e financeiro (Citybank).
 
Habilidade para desenvolver atividades variadas na área, desde a definição de objetivos e metas, negociações junto à diretoria, planejamento do trabalho, implementação, apuração e controle de resultados.
 
Sólidos conhecimentos do mercado, na região Norte do Estado de São Paulo, possuindo um ótimo relacionamento junto aos clientes e fornecedores, em especial os ligados ao ramo de alimentos.
 
Facilidade e experiência na formação e gerenciamento de equipes de trabalho - supervisores, técnicos, administrativos e operacionais, em especial na seleção e na identificação de necessidades e ações de treinamento.
 
Domínio no uso do computador, nível de usuário, em especial editores de texto e planilhas eletrônicas, em ambiente Windows, com destaque para Word, Excel e Cad.
 
Fluência nos idiomas Inglês e Espanhol, adquirida também em viagens para feiras, congressos e reuniões de trabalho.
 
 
  
    
PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS 
  

Este item é de preenchimento opcional e só deve ser utilizado se, de fato, você realizou trabalhos ao longo de sua carreira profissional que, agregados às suas habilidades e qualificações, que você já mencionou em item específico, melhor possam credenciá-lo perante o mercado. Portanto, não mencione qualquer trabalho só para preencher espaços.
Pode ser preenchido por qualquer profissional, de qualquer nível hierárquico e de qualquer área de atividade; das funções mais simples às funções mais complexas. Se você ainda é um profissional iniciante, é valido relatar algum pequeno trabalho que tenha feito, mesmo que de forma voluntária, ajudando nos negócios de amigos e parentes ou durante algum programa de estágio.
O importante é que você consiga demonstrar algo que já tenha realizado, mas que possa também indicar ou sugerir informações adicionais sobre a sua capacidade de realização, competência e experiência.
Ao mencionar os trabalhos, de maneira bastante objetiva, concisa e em frases curtas, procure dar informações que indiquem a complexidade dos mesmos, o ambiente em que foi realizado (inclusive a empresa, se for conhecida), os resultados alcançados, bem como o seu grau de envolvimento e participação.
Cuidado para não confundir ou misturar informações que dizem respeito aos itens PRINCIPAIS HABILIDADES E QUALIFICAÇÕES e PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS . No primeiro caso, as informações dizem respeito à capacidade, às habilidades e outras características que você efetivamente possui.

Neste item, as informações dizem respeito apenas aos trabalhos que efetivamente você já realizou ao longo de sua carreira. 
Exemplo:
 

Responsável direto pelos trabalhos de implantação do cartão de crédito Blue Card no Brasil, envolvendo mais de 5.000 lojistas, com faturamento anual de $5.000.000, situando a organização em 4o. lugar no ranking do setor;

Na empresa Sendas Supermercados, coordenei todos os trabalhos de implantação da filial no Rio Grande do Sul, desde a fase de construção, montagem das equipes, identificação e contratação dos principais fornecedores;

Desenvolvi, em conjunto com a agência de propaganda contratada pela empresa, toda a campanha do marketing institucional, desde a criação, aprovação e veiculação da peça de publicidade.
 
 
  
      
CURSOS EXTRA CURRICULARES 
  

Não há necessidade e nem é recomendável mencionar todos os cursos que você realizou ao longo de sua carreira profissional ou de sua trajetória pessoal. Para o requisitante, o que importa aqui é a qualidade dos cursos tenha feito e não a quantidade. Ninguém está interessado em saber o quanto você gosta de sala de aula, mas sim o que tem feito na busca de um aperfeiçoamento complementar e ou contínuo.
 
Mencione apenas aqueles cursos que decisivamente contribuíram para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissionais, ou que sejam referências no mercado de trabalho como sinônimo de algo diferenciado.
 
Principalmente, mencione os cursos que podem interessar ao tipo de empresa para a qual você está encaminhando o seu currículo, em especial os de natureza de conhecimentos técnicos específicos, principalmente se estiverem mencionados no perfil da posição anunciada. Nestes casos, dê o devido destaque e ênfase.
 
É importante distinguir os cursos de formação ou de aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos cursos de complementação ou extensão acadêmica e mencioná-los nos itens apropriados.
 
Cite o nome do curso ou o seu conteúdo e a entidade realizadora. Opcionalmente você pode informar a duração, o local e, eventualmente, o docente. 
Exemplo:
 

Desenvolvimento da Criatividade e Estratégia, com duração de 10 dias, através do Creative Problem Solving Institute - Buffalo University - USA.

Legislação Brasileira para Assuntos Aduaneiros, com duração de dois dias, através do Management Center do Brasil, com o professor e Juiz Federal Dr. Luiz Alberto Torres.

Como Negociar Bem, com duração de três dias, através do ILACE, Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia, com o professor da USP, Dr. Celso de Almeida Prado.
 
 

   
PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS, CONGRESSOS E PALESTRAS

Este é um item de seu currículo que pode merecer um item especial ou simplesmente ser omitido. Pode também ser incorporado ao item anterior, CURSOS EXTRA-CURRICULARES, de forma bastante resumida e pontual, conforme o seu interesse e o perfil da posição em disputa. Se achar que é melhor incorporar os dois itens, mude o título para PARTICIPAÇÃO EM CURSOS, SEMINÁRIOS CONGRESSOS E PALESTRAS.

A idéia básica é demonstrar e sinalizar para a empresa que analisa o seu currículo o grau de preocupação e interesse que você tem em se manter atualizado e participativo em relação aos assuntos e novidades de sua área de atuação.

Devem ser mencionadas apenas as informações sobre seminários, feiras, congressos, palestras, etc. nos quais você participou - não como um dos palestrantes ou conferencistas - mas fazendo parte do público assistente.

Caso tenha já atuado ou atue como palestrante, obviamente, esta informação deve ser mencionada, com o devido destaque, no item PRINCIPAIS HABILIDADES E QUALIFICAÇÕES e, eventualmente, também no item PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS.
 
A exemplo do item CURSOS EXTRA-CURRICULARES, não há necessidade e nem é recomendável mencionar todos os eventos dos quais você participou ao longo de sua trajetória profissional. Mencione apenas os que você julga que foram mais importantes ou que acrescentaram benefícios para você, ou ainda que possam sinalizar para o requisitante de uma determinada posição o quanto você anda antenado com os assuntos da área e da posição a que está se candidatando.
 
Comece pelos mais recentes e ou os mais importantes para a ocasião em que estiver concorrendo a uma posição. Cite o nome do evento ou o tema e a entidade realizadora. Opcionalmente você pode informar a duração, o local e, eventualmente, o docente.
Exemplo:
 

- Seminário sobre Marketing Estratégico, ano de 1994, Universidade Havard, USA 
- Feira Agro Industrial - São Paulo - SP, ano de 1996, com os maiores expositores do Brasil; 
- Marketing Globalizado - Uma questão de futuro?, ano de 1996, auditório FIESP
 
 
   
    
PRINCIPAIS VÍNCULOS DE TRABALHOS
  

Neste item você deve demonstrar para a empresa que está analisando o seu currículo o resumo de sua trajetória profissional, com ou sem vínculo empregatício. Não há necessidade de mencionar todo o seu histórico profissional, em ordem cronológica de acontecimento, nem mencionar experiências que nada acrescentam para a empresa que o está procurando.
 
Mencione apenas os principais vínculos empregatícios ou atividades autônomas que você já teve ao longo de sua carreira, da mais recente para a mais distante, começando pela atual. Se tiver muitas passagens, mencione apenas as cinco últimas ou as mais significativas.
 
Ao dar estas informações, o faça forma organizada e comunicativa de tal forma que quem esteja lendo consiga se situar na informação sem muito esforço e naturalmente percebendo e compreendendo a sua evolução profissional.
 
Mencione o nome da empresa na qual está trabalhando atualmente ou tenha trabalhado anteriormente. Se for (ou foi) atividade autônoma, especifique-a.
 
Dê informações que identifiquem a localização da empresa. Não há necessidade de colocar o endereço completo. Indique apenas a região, a cidade e o estado. Mencione o setor econômico ou ramo de atividade de atuação da empresa, quais os principais produtos ou serviços que são oferecidos ou prestados por ela.
 
Mencione o título do cargo ou função inicial e ou que você está ocupando atualmente ou a última, bem como as datas de admissão e desligamento. Se fez uma carreira com várias promoções e alterações, mencione isto, de tal forma que o requisitante possa sentir a sua evolução dentro da empresa e das empresas como um todo. Não há necessidade de dar as informações como se estivesse preenchendo campos de um formulário. Seja criativo de tal forma a ensejar curiosidade nas entrevistas. Seja bastante objetivo, claro e resumido nas indicações.
 
A quantidade e a qualidade das informações a serem oferecidas neste item estão naturalmente relacionadas com o nível do cargo e da posição em disputa. Quanto mais qualificada, mais necessário um detalhamento informativo para melhor entendimento e compreensão de seu perfil para o requisitante.
 
A seu critério, você pode eliminar de seu currículo o tópico "PRINCIPAIS TRABALHOS REALIZADOS" , como antes proposto, colocando as informações neste tópico, em cada uma das experiências profissionais. Se for o caso, pode manter o tópico e complementar e ou detalhar as informações também neste item. O importante é que isto não aumente o número de folhas em seu currículo. Pense nisto.
 
Importante: Se ainda está trabalhando, cuidado para o "feitiço não virar contra o feiticeiro", por assim dizer, informando seus dados confidenciais sem qualquer cuidado. Pode ser que por traz do anúncio ou do consultor envolvido pode estar o seu atual empregador. Ou pode ser que o requisitante seja um concorrente ou um fornecedor de produtos e serviços.
 
Só informe seus dados confidenciais sobre a sua trajetória profissional quando realmente tiver certeza para quem está enviando seu currículo e ou que todo o processo estará sendo conduzido com o devido profissionalismo que a situação requer. 
Exemplo:
 

Empresa: Lojas de Utilidades Sendas
Local: São Paulo - SP  Admissão: 14/01/94
Cargo Inicial: Gerente de Marketing  Cargo Atual: Gerente de Marketing
Ramo de Atividade: Supermercados
Principais Produtos: Atacado e Varejo

Empresa: Cláudio Bank Corporation
Local: Rio de Janeiro - RJ  Admissão: 12/08/91  Saída: 10/01/94
Cargo Inicial: Gerente Operacional  Cargo Final: Gerente Regional
Ramo de Atividade: Financeiro
Principais Produtos: Serviços Bancários

Empresa: Lavinha Armarinhos e Cosméticos
Local: São Sebastião - SP  Admissão: 10/01/88  Saída: 13/01/91
Cargo Inicial: Supervisor de Vendas  Cargo Final: Gerente Comercial
Ramo de Atividade: Comércio Varejista
Principais Produtos: Armarinhos e Cosméticos
 
 
  
  
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 
   

Você pode utilizar este item para dar uma série de outras informações, que não se enquadraram nos itens anteriores, mas que podem contribuir para sua melhor apresentação.
 
Nele você pode mencionar suas atividades paralelas ou extras profissionais, tanto no passado como no presente, como por exemplo: participação em entidades representativas ou de classe, atividades comunitárias, atividades políticas, religiosas, associativas, etc.
 
Pode mencionar também seus principais hábitos pessoais, como por exemplo, lazer e diversão. Mas você só deve fazer isto se realmente quer abrir o jogo e só demonstrar que só quer ser chamado para entrevistas por requisitantes que realmente saibam o máximo sobre você, ou para requisitantes que possam ver em seus hábitos pessoais algo especial em seu perfil que possa fazer parte do perfil exigido e ou desejável para a posição em disputa.
 
Por exemplo, você está concorrendo a uma vaga de Gerente de Administração de Clube ou Hotel. Deixar claro em seu currículo que já é um hábito seu praticar esportes, atividades recreativas e sociais só vai estimular mais ainda o requisitante em conhece-lo.
 
De qualquer maneira, não perca de vista a finalidade de um currículo. Dê informações que sempre, de fato, o credenciam melhor para a vaga de seu interesse ou que podem despertar interesse nos seus futuros interlocutores nas entrevistas. 
Exemplo:
 

Ano de 1999, Presidente do Conselho Regional dos Representantes de Vendas de São Paulo;  
Professor Universitário (substituto) na Faculdade de Ciências e Marketing - Sto Amaro - SP
 
  
  
REFERÊNCIAS 
   

Alguns profissionais da área questionam o uso dessas informações no currículo. Outros, no entanto, apesar de acharem o assunto muito delicado, consideram essas informações importantes no processo de recrutamento e seleção de pessoal.
 
Diante destas posições, considere a importância de fornecer informações que possibilitem à empresa que está analisando o seu currículo tirar referências a seu respeito, tanto profissionais como pessoais.
 
Nossa opinião é que você deve procurar oferecê-las. Entretanto, ao fazê-lo em seu currículo, considere que, implicitamente, você estará dando permissão para que os contatos sejam estabelecidos. Tome os devidos cuidados para não cometer gafes ou provocar constrangimentos para você ou para a pessoa a ser consultada.
 
Se mencionar alguém, dê todos os dados que facilitem a sua identificação e seja fácil de localizar. Mantenha essa pessoa informada sobre sua iniciativa, para que não seja surpreendida com a consulta e fique à vontade para poder conversar a seu respeito.
Exemplo:
 

Lojas de Serviços, Sr. Gustavo Amaral - Vice Pres Corporativo de Negócios
Fone: (ddd) 345-6788  

Industrias Santista, Sr. Renato Xavier, Diretor de Marketing
Fone: (ddd) 322-2728  
  
 
   
    Autor: 
 

Paulo Pereira, Diretor Presidente da Eventos RH
Autor do livro Profissionais & Empresas - Os Dois Lados de Uma Mesma Moeda no Mercado de Trabalho, Editora Nobel.

 
Para obter mais informações sobre este texto / assunto, escreva para:
minhapergunta@eventosrh.com.br

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