EventosRH

Postura Corporal

Por: Paulo Pereira   13/07/2011 - 08h57m


Siga-nos: Siga-nos no Linkedin  Siga-nos no Facebook

Você não se comunica apenas com a boca ou por escrito.
 
Para muitos, a comunicação não-verbal, ou seja, a comunicação indireta - consciente e inconsciente - que você produz, que se relaciona mais com respeito à forma e à maneira como você diz as coisas ou como você se expressa, através de desenhos, figuras, pintura etc. são tão ou mais importantes que a comunicação escrita e oral.
 
O entrevistador, quando preparado, está observando você por completo: o seu jeito de sentar, de andar, os movimentos de braços, pernas e pescoço, o jeito como você o olha, o timbre de voz e outros gestos ou atos que você produz durante a entrevista.
 
A comunicação não-verbal tem uma importante vantagem e pode funcionar, também, como sua aliada. É um recurso válido tanto para você como para seus entrevistadores, o que os deixa em iguais condições neste aspecto, naturalmente se ambos tiverem o mesmo preparo.
 
Mas você não precisa, necessariamente, saber ou estudar formas de comunicação não-verbal só para poder participar de entrevistas. Mas tome alguns cuidados, pois como ela ocorre naturalmente, consciente ou inconsciente, tanto pode ajudar como atrapalhar - se estiver mentindo ou não sendo assertivo em suas convicções.
 
Agindo naturalmente, a comunicação não-verbal não vai causar qualquer problema para você. Se você souber usá-la, melhor. Sua mensagem chegará ao destino (seu entrevistador) com mais clareza e firmeza.
 
Quem deve estudar e se aprofundar em comunicação não-verbal, por dever de ofício, entre tantos outros, são os políticos. Eles normalmente tomam este cuidado - tanto para não serem pegos em contradição como também para reforçar o próprio discurso.
   
    Autor: 
 

Paulo Pereira, Diretor Presidente da Eventos RH
Autor do livro Profissionais & Empresas - Os Dois Lados de Uma Mesma Moeda no Mercado de Trabalho, Editora Nobel.


clique aqui.
 




Siga-nos: Siga-nos no Facebook  Siga-nos no Linkedin
 Cadastre-se para receber nossos informativos.     Cadastre também sua empresa.