EventosRH

Cuidando da Aperência Geral em Entrevistas

Por: Paulo Pereira   13/07/2011 - 08h53m


Siga-nos: Siga-nos no Linkedin  Siga-nos no Facebook

Boa aparência ajuda e muito em processos de recrutamento e seleção de pessoal. Mas não faça deste aspecto uma paranóia. E nem precisa usar de métodos científicos para escolher qual a cor da roupa e modelo que você deve usar e nem mudar seu estilo pessoal (uso de barba e bigode, por exemplo) só porque alguns especialistas em comportamento dizem que isto pode lhe atrapalhar.
 
Alguns afirmam que o uso de barba ou bigode pode estar escamoteando algum traço de personalidade - e negativo e que você deve procurar se apresentar de "cara limpa". Se isto realmente fosse verdade ou algo muito importante, provavelmente Deus teria dito isto ao seu filho, Jesus, e este aos seus discípulos. É claro que estamos falando da imagem, verdadeira ou não, que nos tem sido apresentada por nossos antecessores.
 
O que funciona mesmo é o bom senso, o conforto, a discrição e a naturalidade em se apresentar nas várias e diferentes ocasiões em nosso dia-a-dia. E isto tudo é relativo.
 
Se você se sente bem com barba ou bigode, desde que devidamente cuidados, ou com a adoção de outro estilo (cabelos longos ou usa um ou outro adorno qualquer) isto não vai lhe atrapalhar em nada.
 
Agora se você só está fazendo uma experiência com sua nova aparência, adiar isto para outro momento também não vai lhe causar nenhum problema, além de não correr o risco desnecessário de "desagradar" alguns selecionadores que se guiam pelas observações de especialistas.
 
Boa aparência, em termos de disputa de vagas, é muito relativo e varia conforme a situação. Por exemplo: o aspecto higiene é muito importante em qualquer situação, mas para um garçom, uma cozinheira ou alguém que trabalha na área de saúde torna-se um requisito fundamental, em seus mínimos detalhes. Qualquer deslize poderá ser fatal. Os cuidados gerais com a higiene pessoal, evidentemente, são indispensáveis em qualquer situação, principalmente quando estiver diante de outras pessoas.
 
A roupa que você estiver usando não pode ser imprópria para o ambiente onde você fará as entrevistas. Por exemplo: Você está acostumado a andar de terno e gravata em São Paulo. Se a entrevista for em uma unidade agrícola da empresa, provavelmente o uso de terno e gravata se tornará incompatível.
 
Não use óculos escuros durante as entrevistas. Acessórios e adornos devem estar em harmonia com o conjunto todo e com seu estilo. Use perfumes e maquiagem discretos. Você pode até conseguir, mas não fique mascando balas ou chicletes enquanto estiver falando com alguém, ainda que seja a forma que você encontrou para disfarçar a sua tensão, nervosismo e ansiedade.
   
    Autor: 
 

Paulo Pereira, Diretor Presidente da Eventos RH
Autor do livro Profissionais & Empresas - Os Dois Lados de Uma Mesma Moeda no Mercado de Trabalho, Editora Nobel.


clique aqui.
 




Siga-nos: Siga-nos no Facebook  Siga-nos no Linkedin
 Cadastre-se para receber nossos informativos.     Cadastre também sua empresa.