EventosRH

Divulgando seu Currículo para as empresas através da Internet e Redes Sociais

Por: Paulo Pereira   08/08/2016 - 12h46m


Siga-nos: Siga-nos no Linkedin  Siga-nos no Facebook

Em 1997, quando lancei o meu primeiro livro "Enfrentando o Mercado de Trabalho", também por esta mesma Editora, Editora Nobel, de São Paulo, o uso de ferramentas e aplicativos na Internet, em especial para assuntos ligados ao mercado de trabalho, era algo ainda incipiente, muito pouco utilizado como um importante canal de divulgação de oportunidades, por parte das empresas em geral e pelas consultorias e assessorias do ramo, menos ainda pelos próprios profissionais, como forma de divulgar a sua disponibilidade.

Atualmente, muitas ferramentas e aplicativos têm sido intensamente utilizados por um grande número de empresas, em especial as de grande porte e bem estruturadas no quesito informática, muito mais ainda pelas empresas de consultorias e assessorias que atuam em atividades relacionadas com recrutamento, seleção e contratação de pessoal.

Em quase todos os sites de grandes empresas há um dispositivo onde o profissional pode automaticamente cadastrar o seu currículo, que vai direto para um software de gerenciamento de oportunidades, o mesmo ocorrendo com as principais consultorias e assessorias que atuam na área.

Quando não há o dispositivo para você cadastrar, automaticamente, seu currículo certamente você vai encontrar a indicação de um endereço eletrônico para enviar o seu currículo por email ou orientações específicas da empresa para como informar a sua disponibilidade.

Em pouco tempo, dado a velocidade com que as empresas em geral como as de consultoria vem aperfeiçoando seus recursos de informática, via internet, não será mais admitido, reconhecido e nem recebido um currículo impresso e enviado por correio normal, especialmente em se tratando de profissionais qualificados, especializados e executivos em geral.

Para os que, em um breve futuro, insistirem em utilizar este caminho, ignorando toda a potencialidade que as ferramentas e aplicados disponíveis na internet oferecem, fica a informação de que seus currículos serão automaticamente deletados ou rejeitados, ou irem direto para a lata do lixo, como fazemos com muitas malas diretas que chegam em nossas casas e empresas.

Nos tempos atuais, numa escala de 0% a 100%, as empresas em geral tem utilizado, até agora, no máximo 20% de toda a potencialidade destes recursos para fins específicos de assuntos de oportunidades de trabalho, recrutamento e seleção, divulgação de vagas, etc. As consultorias e assessorias em geral, um pouco mais, talvez uns 30%. Os profissionais em geral utilizam estes recursos menos ainda, 10%, considerando o mercado total. No geral, tanto entre empresas, consultorias e profissionais, temos as chamadas "ilhas de excelência" no quesito aproveitamento das ferramentas e aplicativos.

De qualquer maneira, o espaço para melhoria é ainda infinitamente maior do que é hoje. A velocidade e a maneira com que as ferramentas, recursos e aplicativos disponíveis na Internet vão substituir os processos e mecanismos tradicionais, não dá nem para imaginar e nem quantificar neste momento.

Apenas como um dos exemplos, um grande fenômeno proporcionado pela Internet, que veio para ficar, são as redes sociais. O brasileiro é líder mundial em horas gastas em redes sociais, com média de 650 horas por mês, com cerca de 58 milhões de usuários conectados. É muita coisa e o crescimento é exponencial!

Cada vez mais as empresas estão fazendo uso destas redes para divulgarem seus negócios, oportunidades de emprego e também, especialmente, para se relacionarem e rastrearem profissionais e potenciais talentos com sinergia de ideias, causas, valores e qualificação compatíveis com seus respectivos negócios.

Além disso, as redes sociais trabalham fortemente a visibilidade dos profissionais entre si através do networking. É possível estabelecer contato e interação com profissionais, empresas, grupos e associações relacionadas aos mais variados ramos de atuação e negócios. Aliás, os principais benefícios nestes tipos de redes sociais são a forte interação e relacionamento das pessoas no campo profissional, com uma rica troca de informações e experiências, uma grande e eficaz vitrine.

É necessário que você elabore estrategicamente o seu perfil nas redes sociais, sabendo como utilizar apropriadamente cada uma delas. Por exemplo, nas redes sociais voltadas para negócios, deve-se destacar suas qualificações, habilidades, competências, experiências e realizações profissionais, assim como seus interesses e objetivos.

Já nas redes sociais informais, como por exemplo o Facebook, não é necessária esta preocupação, pois nestas redes a finalidade principal é a interação social informal e espontânea, como a que temos normalmente no nosso dia-a-dia em casa, com amigos, com familiares e demais relacionamentos fora do trabalho.

No entanto, seja qual for a rede social, é FUNDAMENTAL que a pessoa tenha a devida cautela e responsabilidade em manifestar suas opiniões, visto que nestas plataformas tudo o que é dito ou postado torna-se público e repercute em alta escala e velocidade, tanto na rede entre seus contatos e amigos, como também fora dela. Quanto mais interessante ou polêmica a opinião, maior a repercussão e exposição.

Então, uma opinião mal colocada ou mal interpretada, pode trazer sérios problemas tanto no campo pessoal como no profissional. As empresas inclusive já analisam informações de redes sociais para mapearem seus colaboradores e candidatos em processos seletivos, identificando quais as pessoas que possuem pensamentos, hábitos e valores compatíveis com as organizações ou, principalmente, para evitarem e excluírem as que são incompatíveis com elas. Inclusive, comentários indevidos em redes sociais já representam motivos (com jurisprudência) para demissão por justa causa, quando constata-se que determinada opinião afeta a imagem da organização, direta ou indiretamente.

Vale destacar que para qualquer plataforma tecnológica é preciso também ter certos cuidados com vírus, que podem danificar seus equipamentos e arquivos, bem como resguardar-se em fornecer dados pessoais e confidenciais de maneira indevida e insegura.

Enfim, a tecnologia veio certamente para ficar, de forma que vai, cada vez mais ainda, revolucionar os negócios e as interações humanas, de forma globalizada e em escala e velocidade cada vez maior. Considerando esta realidade e tendência, estar sintonizado com a tecnologia, explorando devidamente suas infinitas possibilidades e recursos, será fundamental para aumentar as chances de sucesso profissional.

E, principalmente, se você é profissional qualificado e ainda não tem acesso aos recursos e aplicativos disponíveis na INTERNET, esteja certo que vai "beber água suja quando chegar à fonte", em termos de prospectar oportunidades de trabalho no mercado de trabalho, pois muitos já deverão ter visto as oportunidades muito tempo antes de você.

Os recursos e aplicativos disponíveis são tão nobres e eficientes que, sendo você criativo, consegue entrar na empresa, ver como ela é por dentro, saber de seus valores, sua cultura organizacional, seus produtos e serviços, se comunicar com seus futuros colegas de trabalho e com seu futuro chefe, sem sair do conforto de sua casa.

Para as empresas então, nem se fala. Um site criativamente e profissionalmente bem estruturado para este assunto, entre tantos, certamente vai estimular e motivar as melhores cabeças e os melhores talentos a sempre estarem navegando por ele, na expectativa de em algum momento poder encontrar alguma oportunidade de trabalho divulgada pela empresa e se candidatarem para o processo seletivo.

Navegue pelos sites disponíveis e use e abuse dos aplicativos e ferramentas disponíveis na Internet, tanto das empresas em geral como nos de empresas de consultoria e assessoria. Neles você encontrará desde os serviços profissionais de recolocação e agenciamento até sites gratuitos de autoajuda, além do óbvio, que é poder entrar na empresa que você está interessado em trabalhar e estabelecer, de maneira inteligente, os contatos que julgar oportuno para divulgação de suas habilidades, qualificações e interesses. De qualquer maneira, especialmente neste momento bastante virtual, é preciso tomar bastante cuidado para não cair em armadilhas de falsas propostas de empregos e ou entrevistas, fornecendo seus dados pessoais e confidenciais de maneira indevida e insegura.

Muito cuidado com propostas mirabolantes de emprego fácil e garantido, especialmente se envolver pagamento prévio de taxas e honorários. Antes de contratar qualquer tipo de serviços de agências de empregos ou consultorias de RH, investigue a reputação da empresa e se possível solicite referências.
   
    Autor: 
 

Paulo Pereira, Diretor Presidente da Eventos RH
Autor do livro Profissionais & Empresas - Os Dois Lados de Uma Mesma Moeda no Mercado de Trabalho, Editora Nobel.


clique aqui.
 




Siga-nos: Siga-nos no Facebook  Siga-nos no Linkedin
 Cadastre-se para receber nossos informativos.     Cadastre também sua empresa.